Volume 8, Número 3

Dezembro de 2013


INVESTIGAÇÃO DO DESENVOLVIMENTO DE UM MÓDULO DIDÁTICO SOBRE O CONCEITO DE GENE NA LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
Research of didactic unit development about the concept of gene in teacher preparation course in biological science
Palavras chaves: Ensino de genética; Módulo didático; Conceito de gene.
Keywords: Genetic teaching; Didactic unit; Gene’s concept.
Autores: Eduarda Maria Schneider, Lourdes Aparecida Della Justina, Fernanda Aparecida Meglhioratti
Resumo | Texto em PDF | pp 1 - 21 | 282 acessos

MAPAS CONCEITUAIS NO ENSINO DE CIÊNCIAS: CONSTRUINDO CONHECIMENTOS SOBRE SISTEMA NERVOSO
Conceptual maps in teaching science: building knowledge about nervous system
Palavras chaves: Mapas conceituais, metodologia educacional, aprendizagem significativa.
Keywords: Concept maps, instructional methodology, significant learning.
Autores: Adriana Maria Antunes, Joana Cristina Neves de Menezes Faria, Vanessa Rafaela Milhomem Cruz Leite
Resumo | Texto em PDF | pp 22 - 38 | 293 acessos

A CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTOS QUÍMICOS AUXILIADA PELA PRODUÇÃO AUDIOVISUAL
The audiovisual production as Pedagogical Resource: Diversifying the teaching of Chemistry to assist in the construction of knowledge
Palavras chaves: Aprendizagem Significativa, Estratégias Diferenciadas, Contexto.
Keywords: Meaningful Learning, Differentiated Strategies, Context.
Autores: Marilde Beatriz Zorzi Sá, Jaime da Costa Cedran
Resumo | Texto em PDF | pp 39 - 47 | 284 acessos

A FORMAÇÃO DE FUTUROS PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA DISCUSSÃO A PARTIR DE UMA ATIVIDADE DE ENSINO DE GEOMETRIA
Training of future teachers of early years of Basic Education: a discussion from an activity of teaching geometry
Palavras chaves: Atividade Orientadora de Ensino; Geometria; Organização do Ensino; Formação inicial de professores; Educação Matemática nos Anos Iniciais.
Keywords: Education Guiding Activity; Geometry; Teaching Organization; Teacher Initial Training; Education Mathematics in the Elementary Level.
Autores: Simone Pozebon, Anemari Roesler Luersen Vieira Lopes, Laura Pippi Fraga, Jucilene Hundertmarck
Resumo | Texto em PDF | pp 48 - 60 | 192 acessos

A RELEVÂNCIA DO TEMA ÁGUA NAS SÉRIES FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: SUGESTÕES DE AULAS TEÓRICO-PRÁTICAS (VIDÁGUA)
The Relevance of water theme in final series of Elementary School: Suggested Theoretical-Practical Lessons (Vidágua)
Palavras chaves: Água; aulas teórico-práticas; ensino fundamental; aprendizagem significativa.
Keywords: Water, practical classes, elementary education; meaningful learning.
Autores: Maria Margareth Cancian Roldi, Diones Mendonça Lüttig, Raphael Becalli Soares, Vinicius Lopes Aledi, Jaquelini Scalzer.
Resumo | Texto em PDF | pp 61 - 77 | 292 acessos

MAPAS CONCEITUAIS: UTILIZAÇÃO NO PROCESSO DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM DO CONTEÚDO HALETOS
Concept maps: use the evaluation process of learning content halide
Palavras chaves: Mapas conceituais; avaliação da aprendizagem; haletos.
Keywords: Concept maps; learning evaluation; halides.
Autores: João Rufino de Freitas Filho, Ladjane Pereira da Silva Rufino de Freitas, Juliano Carlo Rufino de Freitas, Artur Felipe Azevedo de Lima Tavares
Resumo | Texto em PDF | pp 78 - 96 | 111 acessos

LEITURA E PRODUÇÃO ESCRITA NO ENSINO DE FÍSICA COMO MEIO DE PRODUÇÃO DE CONHECIMENTOS
Reading and writing production in the Physics education as a means of knowledge production
Palavras chaves: Leitura, Produção Escrita, Leis de Newton, Concepções dos Alunos.
Keywords:
Autores: Joselaine Setlik, Ivanilda Higa.
Resumo | Texto em PDF | pp 83 - 95 | 38 acessos

LEITURA E PRODUÇÃO ESCRITA NO ENSINO DE FÍSICA COMO MEIO DE PRODUÇÃO DE CONHECIMENTOS
Reading and writing production in the Physics education as a means of knowledge production
Palavras chaves: Leitura, Produção Escrita, Leis de Newton, Concepções dos Alunos.
Keywords:
Autores: Joselaine Setlik, Ivanilda Higa.
Resumo | Texto em PDF | pp 83 - 95 | 23 acessos

CONHECIMENTO, PERCEPÇÕES E CONDUTAS DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL FRENTE À OBESIDADE INFANTIL KNOWLEDGE, PERCEPTIONS AND CONDUCT OF TEACHERS OF EARLY YEARS OF ELEMENTARY CHILD
Knowledge, perceptions and conduct of teachers of early years of elementary child obesit
Palavras chaves: conhecimento, crianças, educação, saúde.
Keywords: knowledge, children, education, health.
Autores: Elfany Reis do Nascimento Lopes, Gabriel Ribeiro, Maria Laura Petitinga Silva
Resumo | Texto em PDF | pp 97 - 114 | 75 acessos

CONCEPÇÕES ACERCA DO ENSINO DE BIOLOGIA: UMA ANÁLISE COM EDUCADORES E EDUCANDOS EM ESCOLAS ESTADUAIS DA METADE SUL DO RIO GRANDE DO SUL, EM SÃO GABRIEL
Conceptions about teaching of Biology: an analysis with educators and students in state schools in the south of Rio Grande do Sul, in São Gabriel - RS
Palavras chaves: Ensino, Biologia, Escolas, Educadores, Educandos.
Keywords: Education, Biology, Schools, Educators, Students.
Autores: Lisiane Löbler, Ângela Denise Hubert Neufeld, Vilmar Alves Pereira
Resumo | Texto em PDF | pp 115 - 128 | 157 acessos

RECURSO LÚDICO EM BIOLOGIA CELULAR UTILIZADO COMO FIXADOR DE CONTEÚDO E COMO MÉTODO DE AVALIAÇÃO
Cell Biology In Appeal Playful Used As A Fixer And Content As A Method Of Assessment
Palavras chaves: Ensino de Biologia, Biologia Celular, Lúdico, Método de avaliação.
Keywords: Cell Biology, Game Biology, in Playful Learning.
Autores: Priscila Campos Pardal, Juliano Schimiguel, Evandro Luís de Oliveira Niero
Resumo | Texto em PDF | pp 129 - 146 | 245 acessos