Volume 12, Número 2

Abril de 2017


 

Editorial:

Esta edição corresponde ao primeiro número voltado à seção da EENCI especialmente dedicada a explorar Técnicas de Ensino diferenciadas. A busca pela melhoria do ensino de Ciências em todos os níveis de escolarização tem levado a um número crescente de novas abordagens do conteúdo, o que merece um veículo especial de divulgação. Neste número, são apresentadas algumas utilizações de técnicas de forma inovadora, como jogos, softwares e modelos. Destaca-se o emprego do método da Social Construction of Technology (SCOT) no Ensino de Ciências.


A CONTROVÉRSIA ENTRE O BLU-RAY E O HD-DVD EM AULAS DE FÍSICA NA PERSPECTIVA DA SOCIAL CONSTRUCTION OF TECHNOLOGY (SCOT)
The controversy between the Blu-ray and HD-DVD in physics lessons on the perspective of social construction of technology (SCOT)
Palavras chaves: Artefato Tecnocientífico; Construção Social da Tecnologia; Controvérsia; Sequência Didática.
Keywords: Technoscientific Artifacts; Social Construction of Technology; Controversy; Teaching Sequence.
Autores: Douglas Xavier de Andrade, Cinthia Letícia de Carvalho Roversi Genovese, Luiz Gonzaga Roversi Genovese
Resumo | Texto em PDF | pp 1 - 23 | 60 acessos

LINHAGEM MITOCONDRIAL E OS PERSONAGENS DO ROMANCE O TEMPO E O VENTO: A INTERDISCIPLINARIDADE REPRESENTADA EM MATERIAL DIDÁTICO
Mitochondrial Dna Lineage And Time And The Wind Novel Characters: The Interdisciplinarity Represented In A Courseware
Palavras chaves: Interdisciplinaridade; Ensino de Ciências; Ensino de Genética; O tempo e o vento; Érico Veríssimo.
Keywords: Interdisciplinarity; Science Teaching; Genetic Teaching; Time and the Wind novel; Érico Veríssimo.
Autores: Juliana Mayra Nunes Farias, Rafaela Magalhães Aires, Gina Carla Arêdes, Alexandre de Sá Freire, Magui Aparecida Vallim, Andréa Carla de Souza Góes
Resumo | Texto em PDF | pp 24 - 37 | 51 acessos

PROPOSTA DIDÁTICA NO ENSINO INTEGRADO DA MORFOLOGIA: CÉLULAS E TECIDO ÓSSEO
Didactic Approach In Integrated Teaching Of The Morphology: Cell And Bone Tissue
Palavras chaves: Ensino de ciências, modelos didáticos, integração conceitual, educação básica.
Keywords: Science education, didactic models, conceptual integration, basic education.
Autores: Regina Inês Kunz, Maria Raquel Marçal Natali, Ednéia Fátima Brambilla Torquato, Lucinéia de Fátima Chasko Ribeiro, Lourdes Aparecida Della Justina, Rose Meire Costa Brancalhão
Resumo | Texto em PDF | pp 38 - 52 | 25 acessos

APRENDENDO GRAFOS ATRAVÉS DO FACEBOOK
Learning graphs through Facebook
Palavras chaves: Rede Social. Grafo. Digrafo. Relação de amizade. Caminho.
Keywords: Social network. Graph. Digraph. Relationship of friendship. Path.
Autores: Vinicius Schmidt Monego, Monique Rubenich Nascimeto, Alice Kozakevicius
Resumo | Texto em PDF | pp 53 - 65 | 39 acessos

O USO DE SOFTWARE DE REPRESENTAÇÃO MOLECULAR EM 3D COMO MATERIAL DIDÁTICO INTERDISCIPLINAR PARA O ENSINO DE QUÍMICA
The Use Of Software Of Molecular Representation In 3d As An Interdisciplinary Teaching Material For Chemistry Education
Palavras chaves: Interdisciplinaridade; Enfoque CTS; Software Educacional.
Keywords: Interdisciplinarity; CTS Angle; Educational Software.
Autores: Cleberson Souza da Silva, Ernani Viana de Souza Júnior, Diego Arantes Teixeira Pires
Resumo | Texto em PDF | pp 66 - 79 | 42 acessos

RAIOS X: UM TEMA INSTIGANTE PARA A INTRODUÇÃO DA FÍSICA MODERNA E CONTEMPORÂNEA NA SALA DE AULA DO ENSINO BÁSICO
X-ray: an exciting topic to introduce Modern and Contemporary Physics in the classroom of Basic Education level
Palavras chaves: Raios X, Matéria e Radiação, Ensino de Física.
Keywords: X-rays, radiation and matter, Physics teaching.
Autores: Cilâine Verônica Teixeira, Neusa Teresinha Massoni, Ghisiane Spinelli Vargas
Resumo | Texto em PDF | pp 80 - 93 | 37 acessos

OBSERVAÇÃO INCLUSIVA: O USO DA TECNOLOGIA ASSISTIVA NA EXPERIMENTAÇÃO NO ENSINO DE QUÍMICA
Inclusive Look: The Use Of The Assistive Technology In Experimentation In Chemistry Education
Palavras chaves: Ensino de Química; Deficiência Visual; Tecnologia Assistiva; Experimentação.
Keywords: Chemistry teaching; Visual impairment; Assistive Technology; Experimentation.
Autores: Claudio Roberto Machado Benite, Anna Maria Canavarro Benite, Fernanda Araujo França Bonomo, Gustavo Nobre Vargas, Ramon José de Souza Araújo, Daniell Rodrigues Alves
Resumo | Texto em PDF | pp 94 - 103 | 64 acessos

CONSTRUÇÃO DE MODELOS MOLECULARES COM MATERIAL ALTERNATIVO E SUA APLICAÇÃO EM AULAS DE QUÍMICA
Constructions of molecular models with alternative material and its application in chemistry class
Palavras chaves: Modelos moleculares, Ensino de química, Geometria molecular, Estereoisomeria.
Keywords: Molecular models, Chemistry teaching, Molecular geometry, Stereoisomerism
Autores: Tainá Souza Silva, João Jarllys Nóbrega de Souza, José Rodrigues de Carvalho Filho
Resumo | Texto em PDF | pp 104 - 117 | 28 acessos

A MODELIZAÇÃO EM GENÉTICA E BIOLOGIA MOLECULAR: ENSINO DE MITOSE COM MASSA DE MODELAR
Modelling in genetics and molecular biology: mitosis teaching with modelling dough
Palavras chaves: Divisão celular; Aprendizagem; Representações.
Keywords: Cell division; Learning; Representations.
Autores: Renato Araújo Torres de Melo Moul, Flávia Carolina Lins da Silva
Resumo | Texto em PDF | pp 118 - 128 | 21 acessos

JOGO DIDÁTICO “SÍNTESE PROTEICA” PARA FAVORECER A APRENDIZAGEM DE BIOLOGIA CELULAR
Didatic Game Protein Synthesis In Order To Promote Learning In Cell Biology
Palavras chaves: Ludicidade, Síntese de proteínas, Recurso didático, Biologia Celular, Ensino de Biologia
Keywords: Didatic Game, Protein Synthesis, Teaching Resource, Cell Biology, Biology Education
Autores: Naele Coelho da Rocha, Bianca Vasconcelos, Jeniffer Colares Maia, Maria Izabel Gallão, Diego Adaylano Monteiro Rodrigues, Denise Cavalcante Hissa
Resumo | Texto em PDF | pp 129 - 137 | 32 acessos

CONCEPÇÃO E APLICAÇÃO DE JOGO DE TABULEIRO BASEADO NA EVOLUÇÃO DOS VERTEBRADOS COMO UM FACILITADOR NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA TEORIA DA EVOLUÇÃO
Design and application of board game based on the evolution of vertebrates as a facilitator in the teaching and learning process of the theory of evolution
Palavras chaves: Ensino de biologia; Evolução dos vertebrados; Jogo didático; Metodologias de Aprendizado.
Keywords: Teaching of biology; Vertebrate evolution; Educational game; teaching methodologies.
Autores: Priscila da Silva Pereira, Laécio Nobre de Macêdo, Marcelo Soares dos Santos, Nertan Dias Silva Maia, Leonardo Hunaldo dos Santos
Resumo | Texto em PDF | pp 138 - 155 | 30 acessos

ASPECTOS COGNITIVOS EM AULAS COM MODELAGEM MATEMÁTICA NA DISCIPLINA DE CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL
Cognitive aspects in classes with Mathematical Modeling in the discipline Differential and Integral Calculus
Palavras chaves: Modelagem Matemática; Aspectos Cognitivos; Cálculo Diferencial e Integral.
Keywords: Mathematical Modeling; Cognitives Aspects; Differential and Integral Calculus.
Autores: Karina Alessandra Pessoa da Silva
Resumo | Texto em PDF | pp 156 - 170 | 30 acessos