Volume 2, Número 3
Dezembro de 2007
AVALIAÇÃO DOS TRABALHOS TRIMESTRAIS COM BASE NA OPINIÃO DOS ALUNOS
Quarterly Activities evaluation based on the student?s opinion
Palavras chaves: Pedagogia de Projetos, Ensino Médio, Avaliação.
Keywords: Projects pedagogy, high school, evaluation.
Autores: Luiz André Mützenberg; Eliane Angela Veit & Fernando Lang da Silveira
APRENDIZAGEM E COOPERAÇÃO EM ATIVIDADES DE MONITORIA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS NO NÍVEL FUNDAMENTAL
Cooperative Pedagogy: Tutoring Activities and Sciences Teaching at Elementary School
Palavras chaves: investigação na escola, monitoria, ensino de ciências
Keywords: research in the school, tutoring, sciences teaching
Autores: Patrícia Cavalheiro & José Claudio Del Pino
ENSINO E APRENDIZADO DE QUÍMICA NA PERSPECTIVA DINÂMICO-INTERATIVA
Chemistry teaching and learning in the dynamic-interactive perspective
Palavras chaves: momentos pedagógicos, intervenções, dinâmico-interativa
Keywords: pedagogical moments, interventions, dynamic-interactive
Autores: Hudson Wallace Pereira de Carvalho, Ana Paula de Lima Batista & Claudia Maria Ribeiro
Elaboração em grupo de roteiros de simulações de Química: uma aproximação à aprendizagem significativa colaborativa
Elaboration of chemistry scripts for simulations in groups: an approximation to collaborative significant learning
Palavras chaves: simulações de química; trabalho em grupo; aprendizagem significativa
Keywords: chemistry simulations, work in groups, significant learning
Autores: M.E. Infante-Malachias, A.M. Navas, C.A.A. Nunes, A.M.P. Santos-Gouw, M.E. Fejes
O uso de mapas conceituais como estratégia de promoção e avaliação da aprendizagem significativa de conceitos da calorimetria, em nível médio
The use of concept maps as a strategy of promotion and evaluation of meaningful learning of calorimetry concepts, at high school
Palavras chaves: mapas conceituais; aprendizagem significativa; calorimetria
Keywords: concept maps, meaningful learning, calorimetry
Autores: Gilmar da Silva, Célia Maria Soares Gomes de Sousa
Informática no ensino de Biologia: limites e possibilidades de uma experiência sob a perspectiva dos estudantes
Computer science in the teaching of biology: limits and possibilities of an experience from the perspective of the students
Palavras chaves: informática educacional; ensino de Biologia; software educacional; construtivismo
Keywords: educational computer science; biology teaching; educational software; constructivism
Autores: Julio César Castilho Razera, Rosângela Miranda Silva Batista, Roque Pereira Santos