Editorial:
Em tempos de fragilização da proteção ambiental, o meio científico manifesta uma preocupação crescente com o tema, o que se torna evidente, pelo número de publicações científicas direcionadas ao meio-ambiente, incluindo aquelas que têm como escopo o Ensino de Ciências. Este, por sua vez, nos últimos anos, apresenta a tendência por uma busca contínua pela concepção e aperfeiçoamento das metodologias de ensino, fundamentadas em bases teóricas sólidas, cada vez mais ativas e lúdicas, desde a formação de professores até o ensino de ciências para crianças, sem perder o foco no conteúdo.
Figura adaptada de:
https://brasil.elpais.com/brasil/2019/05/23/ciencia/1558629279_769979.html - acesso: 21/04/2020
UM JOGO DIDÁTICO PAR A O ENSINO DE MICROBIOLOGIA
A didactic game for the teaching of Microbiology
Palavras chaves:
Ensino de microbiologia; Jogo didático; Microbiologia no cotidiano.
Keywords: Microbiology teaching; Didactic game; Daily microbiology.
Autores: Bayardo B. Torres, Gabriel S. Arini, Ivone Cordeiro dos Santos, Vera C. A. Ferreira e Maria Ligia C. Carvalhal
GENÉTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL: REPRESENTAÇÕES DIDÁTICAS NA APRENDIZAGEM DO MENDELISMO
Genetics in fundamental teaching: didactic representations in the learning of Mendelism
Palavras chaves: Hereditariedade; Aprendizagem; Primeira Lei de Mendel.
Keywords: Heredity; Learning; Mendel First Law.
Autores: Bruna Rodrigues da Silva e Tiago Rodrigues da Silva
O BRINCAR E OS TRÊS MOMENTOS PEDAGÓGICOS: CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
The Play and the Three Pedagogical Moments: contributions to the teaching of Science in Early Childhood Education
Palavras chaves:
Brincar; Educação Infantil; Três Momentos Pedagógicos; Paulo Freire.
Keywords: Play; Child education; Three Pedagogical Moments; Paulo Freire.
Autores: Leticia dos Santos Barbosa, Josenilda Assunção Lima, Jefferson da Silva Santos e Simoni Tormohlen Gehlen
ANÁLISE DE ATIVIDADES PRÁTICAS DE GENÉTICA FEITAS EM UM CURSO DE FORMAÇÃO COMPLEMENTAR PARA PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Analysis of practical activities of Genetics made in a complementary training course for teachers of Basic Education
Palavras chaves:
Atividades práticas. Formação complementar. Genética. Evolução. Biotecnologia.
Keywords: Practical activities. Complementary training. Genetics. Evolution. Biotechnology.
Autores: Eglaia de Carvalho e Mariana Aparecida Bologna Soares de Andrade
BIOTECNOLOGIA NA SALA DE AULA: APRENDIZAGEM ATRAVÉS DO JOGO DIDÁTICO “BASES PARA BIOTECNOLOGIA E CAMINHOS PARA ELETROFORESE”
Biotechnology in the classroom: learning through the teaching game “bases for biotechnology and pathways for electrophoresisâ€
Palavras chaves:
Recursos didáticos. Educação Básica. Ensino de Biotecnologia.
Keywords: Didactic resources. Basic education. Teaching Biotechnology.
Autores: Elaine Fernanda dos Santos e Sindiany Suelen Caduda dos Santos
ABORDAGEM DA TEMÁTICA QUEIMADAS POR MEIO DA APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS NO ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA
Burning Thematic Approach by Project-Based Learning in Science Teaching
Palavras chaves:
educação ambiental, aprendizagem por projetos, metodologias ativas, contexto educacional amazônico.
Keywords: Environmental Education. Socioenvironmental Education. Project Learning. Teaching Methodology.
Autores: Silvana Ferreira Lima, Enilene da Conceição Nunes e Ronilson Freitas de Souza
OFICINA TEMÁTICA, EXPERIMENTAÇÃO E CORDÉIS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Thematic Workshop, Experimentation and Cordel in Teachers Training
Palavras chaves:
Oficina Temática; Cordéis; Formação de Professores.
Keywords: Thematic Workshop; Cordel Literature; Teachers Training.
Autores: Marcos Andre F. de Araujo Santos, Haron Lucas B. Nigri Soares, Eluzir Pedrazzi Chacon e Ana Beatriz da Silva Jovencio Martins
PROCESSOS DE SEPARAÇÃO DE MISTURAS E DESPOLUIÇÃO AMBIENTAL: UMA PROPOSTA PARA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA
Mixing Separation Processes and Environmental Depollution: a proposal for meaningful learning
Palavras chaves:
Ensino; Processos de separação; Despoluição ambiental; Aprendizagem significativa.
Keywords: Teaching; Separation processes; Environmental depollution; Meaningful learning.
Autores: Ayla Marcia Cordeiro Bizerra
A HISTÓRIA DA TAXONOMIA NO ENSINO DE BOTÂNICA A PARTIR DE ATIVIDADES PRÁTICAS
The history of taxonomy in botanical education from practical activities
Palavras chaves:
história da botânica; natureza da ciência; ensino de ciências.
Keywords: history of botany; nature of science; science teaching.
Autores: Nathalia Vieira Silva, Dayane Francisca de Sousa, Simone Sendin Moreira Guimarães, Joao Batista dos Santos e Andrea Ines Goldschmidt
CONHECIMENTO ECOLÓGICO LOCAL E PERCEPÇÃO AMBIENTAL DE ESTUDANTES SOBRE O BIOMA CAATINGA E SUA RELAÇÃO COM O CONHECIMENTO CIENTÍFICO
Local ecological knowledge and environmental perception of students about the Caatinga Biome and its relationship with scientific knowledge
Palavras chaves:
Etnobiologia; Representação Ambiental; Livro didático.
Keywords: Ethnobiology; Environmental Representation; Textbook.
Autores: Gessikelli Silva Barbosa e Marcelo Alves Ramos
O PROCESSO DE FORMAÇÃO DO CONCEITO DE TIPOS DE SOLOS SEGUNDO A TEORIA DAS AÇÕES MENTAIS DE GALPERIN
Process of formation of the concept of soil types according to the theory of mental actions by Galperin
Palavras chaves: Galperin; Conceitos; Tipos de Solos; Habilidades.
Keywords: Galperin; Concepts; Types of Soils; Skills
Autores: Emiliana Silva de Lima e Petronildo Bezerra da Silva
UMA ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR À POROSIDADE DOS SOLOS EM CONTEXTO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES
An interdisciplinary approach to soil porosity in context of teacher education
Palavras chaves:
ciências, investigação, interdisciplinaridade, matemática, porosidade, solos.
Keywords: science, inquiry, interdisciplinarity, mathematics, soil, soil porosity.
Autores: Bento Cavadas, Nelson Mestrinho, Juliana Cunha, Maria Catarina Sousa e Rita Laranjinha
CONSTRUÇÃO E UTILIZAÇÃO DE MODELOS DIDÁTICOS DE Pediculus humanus capitis PARA DISCUSSÃO SOBRE PEDICULOSE EM UMA ESCOLA DO CAMPO
Construction and use of didatic models of Pediculus humanus capitis for discussion on pediculosis in a school of the field
Palavras chaves:
modelos didáticos; pediculose; ambiente escolar
Keywords: didactic models; pediculosis; school environment
Autores: Kamila Jessica de Oliveira Silva, Catarina Teixeira e Fernando Lourenço Pereira
MAPAS CONCEITUAIS COMO FERRAMENTA NA PROMOÇÃO DE CONHECIMENTO E AVALIAÇÃO NA DISCIPLINA DE BIOLOGIA DA CÉLULA
Conceptual Maps as a tool in the promotion of knowledge and evaluation in the discipline of Cell Biology
Palavras chaves:
Conhecimento prévio. Ensino de Biologia. Organelas citoplasmáticas.
Keywords: Previous knowledge. Teaching of Biology. Cytoplasmic organelles.
Autores: Jessica Costa Silva, Lucas Vinicius Bezerra Queiroz e Maria Izabel Gallao
ATIVIDADES INVESTIGATIVAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS: INSETOS AQUÁTICOS E A POLUIÇÃO DOS RIOS
Investigative activities in the teaching of sciences: aquatic insects and the pollution of the rivers
Palavras chaves:
Ensino por investigação; Alfabetização científica; Iniciação científica
Keywords: Research teaching; Scientific Literacy; Scientific research
Autores: Lorraine dos Santos Rocha e Juliana Simiao-Ferreira
O ENSINO DE CIÊNCIAS PARA AUTISTAS
The Teaching of Sciences for Autistics
Palavras chaves:
Atendimento Educacional Especializado, Aprendizagem Significativa, Pluralidade Metodológica
Keywords: Specialized Educational Attendance, Meaningful Learning, Methodological Plurality
Autores: Nahun Thiaghor Lippaus Pires Gonçalves, Fabiana da Silva Kauark e Charles Ferreira Nunes Filho
IMAGENS DE ANÚNCIOS PUBLICITÁRIOS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS: LEITURA E SIGNIFICAÇÕES
Advertising announcements to science teaching: reading and significations
Palavras chaves:
Anúncios publicitários; Prática pedagógica; Leitura de imagens.
Keywords: Advertising; Pedagogical practice; Reading images.
Autores: Luciana Richter, Monica da Silva Gallon e Fabiana Pauletti
O ENSINO DE SISTEMAS METEOROLÓGICOS QUE AFETAM A CLIMATOLOGIA DE CUIABÁ
The Teaching of Meteorological Systems Affecting the Climatology of Cuiabá
Palavras chaves:
sistemas meteorológicos, ensino de meteorologia, climatologia de Cuiabá
Keywords: meteorological systems, meteorology teaching, climatology of Cuiabá
Autores: Lucio Angelo Vidal e Andreia da Silva Tavares
CONHECIMENTOS DOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO ACERCA DA ASTRONOMIA: UMA AULA SOBRE O SISTEMA SOLAR
Conceptions Of High School Students About Astronomy: A Solar System Class
Palavras chaves:
Ensino de Astronomia; Sistema solar; déficit do ensino.
Keywords: Astronomy education; Solar System; education deficit.
Autores: Ariel Gonçalves Marcelino
REALIDADE AUMENTADA COMO RECURSO DIDÁTICO PARA O ENSINO E APRENDIZADO DE ESCALAS PLANETÁRIAS E ESTELARES
Augmented Reality as a teaching resource for education and learning of planetary and stellar scales
Palavras chaves:
Astronomia. Realidade Aumentada. Ensino Fundamental. Escalas planetárias. Material didático.
Keywords: Astronomy. Augmented Reality. Elementary School. Planetary scales.
Autores: Thales Ferreira Panke e Anderson Roges Teixeira Goes
EXPLORANDO APRENDIZAGENS DE ALUNOS DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL SOBRE ASTRONOMIA COM O AUXÍLIO DE UM PLANETÁRIO MÓVEL
Exploring primary school childrens learning about Astronomy with a mobile planetarium
Palavras chaves:
Astronomia; Planetário; Ensino Fundamental; Educação não formal.
Keywords: Astronomy; Planetarium; Non-formal Education.
Autores: Alessandro Damasio Trani Gomes e Fernando Otavio Coelho
EXPERIÊNCIAS PRÁTICAS EM SALA DE AULA: UMA ABORDAGEM DA ASTRONOMIA PARA O ENSINO DE FÍSICA
Practical experiments in the classroom: an astronomy approach to physics teaching
Palavras chaves:
Física; educação; ensino; astronomia.
Keywords: physics; education; teaching; astronomy.
Autores: Marcos Vinicius Pereira Cardoso e Jose Francisco da Silva Costa
DA GEOMETRIA DE POSIÇÃO AOS SÓLIDOS DE PLATÃO: REFLEXÃO DE UMA PROPOSTA INTERDISCIPLINAR E CONTEXTUALIZADA
From position geometry to platonic solids: a reflection upon an interdisciplinary and contextualized proposal
Palavras chaves:
Ensino e aprendizagem, educação básica, teoria de aprendizagem de Vygotsky.
Keywords: Teaching and learning, basic educations, Vygotsky learning theory.
Autores: Diviane Maria Dias Rodrigues, Andre Mauricio Brinatti e Luciane Grossi
CONTRIBUIÇÕES DE UMA ESTRATÉGIA DE TRATAMENTO DE ERROS PARA A APRENDIZAGEM DE ESTUDANTES DE FÍSICA DO ENSINO MÉDIO
Contributions of an error treatment strategy for the learning of students of physics of middle school
Palavras chaves:
estudo de erros; resolução de problemas; aprendizagem de Física.
Keywords: study of errors; troubleshooting; learning of Physics.
Autores: Cristiane Fernanda Vicentim Capelassi e Jose Francisco Custodio
O ESTUDO DO COMPORTAMENTO DUAL DA LUZ COM A MEDIAÇÃO DA APRENDIZAGEM COOPERATIVA: UMA ANÁLISE QUALITATIVA DO EFEITO FOTOELÉTRICO
The study of dual light behavior with mediation of cooperative learning: a qualitative analysis of the photoelectric effect
Palavras chaves:
Efeito Fotoelétrico; Aprendizagem Cooperativa; Ensino de Física; Sequência Didática.
Keywords: Photoelectric Effect; Cooperative Learning; Teaching Physics; Sequence Didactic.
Autores: Francisco Ivanildo de Sousa e Ana Raquel Pereira de Ataide
PARÓDIAS CONCEITUAIS E UMA UNIDADE DE ENSINO POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVA COMO RECURSOS DIDÁTICOS PARA O ESTUDO DO MOVIMENTO ONDULATÓRIO
Conceptual Parodies and a Potentially Significant Teaching Unit as Didactic Resources for the Ondulatory Movement Study
Palavras chaves:
UEPS; Paródias Conceituais; Movimento Ondulatório.
Keywords: UEPS; Conceptual Parodies; Wave movement.
Autores: Francisca Daniela de Jesus Silva e Francisco Augusto Silva Nobre
POTENCIALIDADES DO USO DE OFICINAS NO ENSINO DE FÍSICA: ANÁLISE DE UMA ESTRATÉGIA PARA AULAS INICIANDO POR PRÁTICAS EXPERIMENTAIS
Potential use of Workshops in Physics Education: Analysis of a strategy for practices starting with experimental practices
Palavras chaves:
Oficinas Temáticas; Ensino de Física; Aprendizagem Siginficativa.
Keywords: Thematic Workshops; Physics Teaching; Significant Learning.
Autores: Matheus Fernandes Mourão, João Batista da Silva e Gilvandenys Leite Sales
“CANTINHO DA QUÍMICA”: TRABALHANDO A TEMÁTICA ENERGIA E SUSTENTABILIDADE ATRAVÉS DO LÚDICO
"Chemistry Corner": Working energy and sustainability through ludic activities
Palavras chaves:
atividade lúdica, contextualização, formação cidadã.
Keywords: playful activity, context, civic education.
Autores: Fernanda Welter Adams e Simara Maria Tavares Nunes
ASSOCIAÇÃO DE RESISTORES ELÉTRICOS ARTESANAIS COMO PROPOSTA EXPERIMENTAL INVESTIGATIVA INTERDISCIPLINAR PARA ENSINO DE QUÍMICA
Association of handmade electrical resistors as an interdisciplinary experimental research proposal for the teaching of Chemistry
Palavras chaves:
Experiência investigativa; Interdisciplinaridade; Ensino de Química; Resistores elétricos.
Keywords: Experimental inquiry activities; Interdisciplinarity; Chemistry teaching; Electrical resistors.
Autores: Leticia Gomes de Melo, Luis Carlos de Morais, Alexandre Augusto Todde Liborio, Raiza Fonseca Xavier Lima, João Vitor Cagliari e Daniel Pasquini
REAÇÕES DE OXI-REDUÇÃO: UMA PROPOSTA DE ADORDAGEM EM SALA DE AULA
Oxi-Reduction Reactions: an Approach Proposal in Classroom
Palavras chaves:
reações redox; poluição do solo e da água; ensino e aprendizagem;
Keywords: redox reactions; soil and water pollution; teaching and learning
Autores: Sabrina Gabriela Klein, Mara Elisa Fortes Braibante e Hugo Tubal Schmitz Braibante
AS CONTRIBUIÇÕES DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA COM ENFOQUE INVESTIGATIVO PARA O ENSINO DE QUÍMICA
The Contributions of a Teaching Sequence with Investigative Approach to the Teaching of Chemistry
Palavras chaves:
Ensino de Química; Sequência Didática; Atividades Investigativas.
Keywords: Chemistry teaching; Following teaching; Investigative activities.
Autores: Elisandra Chastel Francischini Vidrik, Willa Nayana Correa Almeida e João Manoel da Silva Malheiro
APLICAÇÃO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA INVESTIGATIVA COM USO DE LABORATÓRIOS ONLINE NO ENSINO DE QUÍMICA EM TURMAS DO ENSINO MÉDIO
Application of investigative didactic sequence with use of online laboratories in chemistry teaching in public high schools: an action research
Palavras chaves:
Laboratórios Online, Ensino de Química, Tecnologias de Informação e Comunicação.
Keywords: Online Laboratories, Chemistry teaching, Information and Communication Technologies.
Autores: Alexandro Lima Gomes, Simone Meister Sommer Bilessimo e Juarez Bento da Silva
PERCEPÇÕES SOBRE IMPLICAÇÕES DA HISTÓRIA E FILOSOFIA DA CIÊNCIA EM AULAS DE UM CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA
Perceptions of Science of History and Philosophy Implications lessons of a Chemistry Degree Course
Palavras chaves:
História e Filosofia da Ciência; formação de professores; epistemologia e ensino; análise microgenética.
Keywords: History and Philosophy of Science; teacher training; epistemology and teaching; microgenetic analysis.
Autores: Quedina Pieper e Fabio Andre Sangiogo
UMA EXPERIÊNCIA DE INSERÇÃO DO TEATRO CIENTÍFICO NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA
An insertion experience of the scientific theater in the context of basic education
Palavras chaves:
Teatro Científico. Educação básica. Motivação. Ensino de Química.
Keywords: Scientific Theater. Basic education. Motivation. Chemistry teaching.
Autores: Luciana Rodrigues Leite, Liliane Vieira Pereira, Francisco Jeovane do Nascimento e Maria Socorro Lucena Lima
USO DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS PARA ENSINAR CIÊNCIAS/QUÍMICA POR MEIO DOS SUPERPODERES DOS HERÓIS
The use of comic books to teaching science/chemistry through the superpowers of the heroes
Palavras chaves:
Ciências; Ensino de Química; Histórias em quadrinhos; Recurso didático-pedagógico; Formação de professores.
Keywords: Science; Chemistry Teaching; Comics; Didactic-pedagogical resource; Teacher training.
Autores: Janaina Farias de Ornellas e Leticia Gomes de Melo
JOGO DE DOMINÓ COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO NA ÁREA DE QUÍMICA INORGÂNICA
Domino game as a teaching strategy in the Inorganic Chemistry area
Palavras chaves:
Jogos didáticos; Ludicidade; Ácidos e bases inorgânicas; Reações de neutralização.
Keywords: Educational games; Playfulness; Inorganic acids and bases; Neutralizing reactions.
Autores: Talissa Naomi Oka, Eliane do Rocio Alberti e Guilherme Sippel Machado