Editorial:
A busca por transcender o ensino tradicional assume múltiplas formas. Dentro do objetivo de que os alunos aprendam mais e melhor, vale a pena explorar novos métodos e instrumentos, bem como temas geradores. Esta edição traz algumas iniciativas nesse sentido, com experiências de ensino pouco tradicionais, como o ensino de Botânica através da narrativa indígena a respeito da origem do pequi e a utilização de folhetos de cordel para o ensino de Física. Nesse âmbito, destacam-se os métodos que procuram estabelecer relações mais inclusivas para o Ensino de Ciências, como o estabelecimento de novos sinais – já que a inclusão de conceitos científicos é ainda insipiente em Libras. Esta edição é especialmente dedicada aos professores do Ensino Médio, visando a oferecer-lhes novas ideias acerca de métodos de ensino.
O ENSINO DA BIOLOGIA ATRAVÉS DA NARRATIVA KAMAYURÁ SOBRE A ORIGEM DO PEQUI (Caryocar sp.): UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DA DISCIPLINA METODOLOGIA DO ENSINO EM BOTÂNICA
The teaching of biology through the narrative Kamayurá about the origin of the pequi (Caryocar sp.): a report of experience of the discipline Methodology of Teaching in Botany
Palavras chaves: Diversidade sociocultural indígena; Ensino da ecologia; Ensino da botânica; Mitos indígenas.
Keywords: Indigenous socio-cultural diversity; Ecology teaching; Teaching botany; Indigenous myths.
Autores: Fernanda Moreira Gianasi e Antônio Fernandes Nascimento Júnior
O ESTUDO DA TERMODINÂMICA COM O USO DE FOLHETOS DE CORDEL
Studying Thermodynamics by Using "Folhetos De Cordel"
Palavras chaves: Aprendizagem Significativa, Ensino de Física, Folhetos de Cordel Científicos.
Keywords: Meaningful Learning, Physics Teaching, Scientific “Folhetos de Cordel”.
Autores: Romário Felinto Rafael, Rafaella Martins da Silva, Francisco Augusto Silva Nobre e Laylson Alves Vieira
ANÁLISE DOS SINAIS DE QUÍMICA EXISTENTES EM LIBRAS SEGUNDO A GESTUALIDADE
Analysis of chemical signs in Brazilian Language of Signs according to the gestuality
Palavras chaves: Sinais na Química; Libras; Gestualidade.
Keywords: Signs in Chemistry; Brazilian Language of Signs; Gestuality
Autores: Thalita Gabriela Comar Charallo, Kátya Regina de Freitas e Reginaldo Aparecido Zara
A ESTRUTURA CONCEITUAL E EPISTEMOLÓGICA DE UMA CONTROVÉRSIA CIENTÍFICA: IMPLICAÇÕES PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS
The conceptual and epistemological structure of a scientific controversy: implications for the teaching of sciences
Palavras chaves: Controvérsia científica; Tipos de controvérsias; Natureza da Ciência.
Keywords: Scientific controversy; Types of controversies; Nature of Science.
Autores: Anabel Cardoso Raicik, Luiz O. Q. Peduzzi e José André Peres Angotti
LEITURAS E REPERTÓRIOS ARTÍSTICO-CULTURAIS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS: SER CIENTISTA... DIARIAMENTE
Readings and artistic-cultural repertoires in the science teacher training: being scientist... every day
Palavras chaves: leitura, repertório artístico-cultural, formação de professores
Keywords: Reading, artistic-cultural repertoires, teacher training
Autores: Guilherme Trópia
MODELAGEM MATEMÁTICA EM ATIVIDADES SOBRE A TEMÁTICA DO LIXO: RELAÇÕES COM A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA CRÍTICA
Mathematical Modelling in activities about garbage problems: making links with significant learning
Palavras chaves: Ensino Médio. Educação Matemática Crítica. Conceito de Volume.
Keywords: High School. Critical Mathematics Education. Volume Concept.
Autores: Gislaine M. Ferreira Matos, Mirley Luciene dos Santos e Karly Barbosa Alvarenga
A UTILIZAÇÃO DE UM MATERIAL INSTRUCIONAL ELABORADO COM BASE NA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA: UMA INTRODUÇÃO AO MOVIMENTO DOS CORPOS
Use of an Instructional Material prepared based on Significant Learning: an introduction to the movement of bodies
Palavras chaves: Aprendizagem Significativa; Unidade de Ensino Potencialmente Significativa; Movimento dos corpos; Material Instrucional; Delineamento Experimental.
Keywords: Meaningful Learning; Teaching Unit Potentially Significant; bodies of movement; instructional material; Experimental Design.
Autores: Rogério Oliveira e Giuseppi Camiletti
UMA PROPOSTA PARA O USO DO GIROSCÓPIO NO ESTUDO DA CONSERVAÇÃO DO MOMENTO ANGULAR
A proposal for the use of the Gyroscope for study Conservation of the Angular Moment
Palavras chaves: Ensino de Física; Aprendizagem Significativa; Rotações de corpos rígidos.
Keywords: Physics Teaching; Significant Learning; Rotations of rigid bodies.
Autores: Jucelino Cortez e Cassiano Zolet Busatto
O ENSINO DE TÓPICOS DE FÍSICA CLÁSSICA, EM CURSOS PRESENCIAIS, COM O AUXILIO DO MOODLE, NUMA PERSPECTIVA DE INCENTIVO A APRENDIZAGEM INDEPENDENTE
Teaching of Physical classic topics in classroom courses, with the aid of Moodle, an incentive perspective independent learning
Palavras chaves: Aprendizagem autônoma; Ensino/aprendizagem amparado em tecnologias digitais; Ensino de ciências.
Keywords: Autonomous learning; Teaching / learning supported in digital technologies; Science education.
Autores: Anderson Ellwanger, Ana Bulegon, Marcos Alexandre Alves e Solange Fagan
AUTOMATIZAÇÃO DE LABORATÓRIOS DIDÁTICOS DE FÍSICA GERAL - CONSTRUÇÃO DE UMA MAQUETE EXPERIMENTAL AUTOMATIZADA PARA A DETERMINAÇÃO DA CONSTANTE DE PLANCK
Automation of didactic laboratories of general physics - Construction of an automated experimental model for the determination of Planck constant
Palavras chaves: Ensino de Física; Laboratório Remoto; Educação à Distância.
Keywords: Teaching Physics; Remote Laboratory; Distance Education.
Autores: Ivanor Nunes de Oliveira, Karina Pereira Moreira, Wilton Lacerda Silva, Valteni Douglas Chaves, Marcos Gomes Prado e Maísa Soares Santos Lopes
O ENSINO DE FÍSICA INTERATIVO: BLOG, FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM DO SÉCULO XXI
Interactive Physics teaching: Blog, XXI century learning tool
Palavras chaves: Ensino, Blog, Tecnologia, Física
Keywords: Education, Blog, Technology, Physics
Autores: Érica Cupertino Gomes, Wênio da Silva Castro e Alexsandro Silvestre Rocha
CONTRIBUIÇÕES PARA O ENTENDIMENTO DA INDUÇÃO ELETROMAGNÉTICA POR MEIO DE ATIVIDADES EXPERIMENTAIS E COMPUTACIONAIS INTEGRADAS
Contributions for the understanding of electromagnetic induction by means of integrated experimental and computational activities
Palavras chaves: Atividades experimentais. Atividades computacionais. Indução eletromagnética. Ensino de Física.
Keywords: Experimental activities. Computer activities. Electromagnetic induction. Teaching Physics.
Autores: José Jorge Vale Rodrigues e Italo Gabriel Neide
A ABORDAGEM DOS TRÊS MOMENTOS PEDAGÓGICOS NO ESTUDO DE VELOCIDADE ESCALAR MÉDIA
The approach of the three pedagogical moments in the study of average scalar velocity
Palavras chaves: Três Momentos Pedagógicos, problematização, Ensino de Física, velocidade escalar média, educação no trânsito.
Keywords: Three Pedagogical Moments, problematization, Physics Teaching, average scalar velocity, traffic education.
Autores: Danúbia Damiana Santos Bonfim, Priscila Caroza Frasson Costa e William Junior do Nascimento
O DESCARTE DAS PILHAS E BATERIAS COMO TEMA DE ENSINO EM GRUPOS COOPERATIVOS
The Discharge of Batteries as a Theme of Teaching in Cooperative Groups
Palavras chaves: Ensino de Ciências, Grupos, Aprendizagem Cooperativa, Resíduos Eletrônicos.
Keywords: Science Teaching, Groups, Cooperative learning, electronic waste.
Autores: Roberta Bezerra de Lima e Carlos Magno Lima Fernandes Silva
ELABORAÇÃO E APLICAÇÃO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA SOBRE A QUÍMICA DOS COSMÉTICOS
Elaboration and Application of a Teaching-Learning Sequence on the Chemistry of Cosmetics
Palavras chaves: Sequência didática, Momentos Pedagógicos, Química dos Cosméticos.
Keywords: Teaching/learning sequence; Pedagogical moment; Chemistry of cosmetics.
Autores: Julyana Cosme Rodrigues, João R de Freitas Filho, Queila Patrícia da Silva Barbosa de Freitas e Ladjane Pereira da Silva Rufino de Freitas
JOGO ROLETRANDO COMO METODOLOGIA ALTERNATIVA NO ENSINO DE QUÍMICA
Roletrando Play as Alternative Methodology in Chemistry Teaching
Palavras chaves: Jogo Didático. Ensino de Química. Roletrando.
Keywords: Didactic game. Chemistry teaching. Roletrando.
Autores: Alessandra Meireles do Amaral, Ana Nery Furlan Mendes e Paulo Sérgio da Silva Porto
JARDIM DE SENSAÇÕES COMO PRÁTICA INCLUSIVA NO ENSINO DE BOTÂNICA PARA ALUNOS DE ENSINO MÉDIO
Feeling garden as inclusive practice in botany tutorship for high school students
Palavras chaves: Ensino de Botânica; Alunos cegos e videntes; Aprendizagem Significativa.
Keywords: Botany teaching; Blind and sighted students; Meaningful Learning.
Autores: Jéssica Oliveira Chaves, Régia Maria Reis Gualter e Lourhana dos Santos Oliveira
CURRÍCULO DE BIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO: A IMPORTÂNCIA DA INSERÇÃO DA SISTEMÁTICA FILOGENÉTICA PARA A COMPREENSÃO DO CONTEÚDO DE ZOOLOGIA
Biology curriculum in high school: the importance of phylogenetic systematics of insertion to the understanding of Zoology content
Palavras chaves: Zoologia, Ensino de Biologia, Sistemática Filogenética.
Keywords: Zoology, Biology teaching, Phylogenetic systematics.
Autores: Maurivan Vaz Ribeiro e Matheus Daniel Tavares Arcanjo
ENSINO DE BIOLOGIA E CONTEXTUALIZAÇÃO DO CONTEÚDO: QUAIS TEMAS O ALUNO DE ENSINO MÉDIO RELACIONA COM O SEU COTIDIANO?
Teaching biology and contextualization of content: which subjects the High School student realize in your daily life?
Palavras chaves: Ensino de Biologia; Contextualização do Conteúdo; Didática das Ciências.
Keywords: Biology teaching; Content Contextualization. Didactics of Sciences.
Autores: Ravi Cajú Duré, Maria José Dias de Andrade e Francisco José Pegado Abílio
O USO DA COLEÇÃO ENTOMOLÓGICA NO ENSINO DE CIÊNCIAS INSPIRADO NA TEORIA PIAGETIANA
The use of insects collection by cognitive learning process in teaching Sciences
Palavras chaves: Construtivismo, pensamento crítico, entomologia.
Keywords: Constructivism, critical thought, entomology.
Autores: Renan de Almeida Barbosa e Antonio Pancracio de Souza
PERCEPÇÕES DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO PÚBLICO SOBRE A TEMÁTICA BIOTECNOLOGIA
Perceptions of the public high school students about the biotechnology topic
Palavras chaves: Biotecnologia; Ensino Médio; Investigação.
Keywords: Biotechnology; High school; Investigation.
Autores: Renan Gonçalves da Silva, Sonia Marli Zingaretti e Flávia Cristina Rodrigues Lisoni
A ATIVIDADE EXPERIMENTAL NO ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS: CONTRIBUIÇÕES E CONTRAPONTOS
Experimental activity in the Teaching of Natural Sciences: Contributions and counterpoints
Palavras chaves: Atividades Experimentais; Ensino de Ciências Naturais; Formação Continua; Aprendizagem Significativa.
Keywords: Experimental Activities; Teaching Natural Sciences; Continuous formation; Meaningful Learning.
Autores: Senilde Solange Catelan e Carlos Rinaldi
PERCEPÇÕES ACERCA DA HOMOSSEXUALIDADE E SUA UTILIZAÇÃO COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA NO ENSINO DE BIOLOGIA
Perceptions concerning the homosexuality and its use as didactic strategy in the teaching of biology
Palavras chaves: Homossexualidade; Percepção; Preconceito; Ensino de Biologia.
Keywords: Homosexuality; Perception; Prejudice; Teaching of Biology.
Autores: Ana Paula Miranda Guimarães, Carine Belau de Castro Martins, Lucas Guimarães de Azevedo e Priscila Silva de Figueiredo
INTRODUZINDO CONCEITOS SOBRE BIOINDICADORES AQUÁTICOS EM PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Introducing concepts on aquatic bioindicators in practice of Environmental Education
Palavras chaves: Bioindicador, lagoas urbanas, conhecimento popular, prática em Biologia.
Keywords: Bioindicators, urban ponds, popular knowledge, Biology practice.
Autores: Ubirajara Lima Fernandes e Geyse Freitas de Sousa
MÉTODO ALTERNATIVO AO USO DE ANIMAIS NO ENSINO: CONSTRUÇÃO DE COLEÇÃO ENTOMOLÓGICA EM CERÂMICA FRIA
Alternative method to the use of animals in the education: Construction of entomological collection in cold ceramics
Palavras chaves: Ensino; Zoologia; Método alternativo; Insetos; Coleção entomológica.
Keywords: Teaching; Zoology; Alternative method; Insects; Entomological collection.
Autores: Michaella Pereira Andrade, Thiago Alcântara Galvão e Fernanda Torello de Mello