Volume 15, Número 2

Agosto de 2020


 

Editorial:

Em um cenário de aceleração do desenvolvimento científico – o que leva a uma enorme defasagem entre o que é ensinado nas escolas e as fronteiras do conhecimento – e da negação do próprio valor da Ciência, a diversidade de estratégias e métodos de ensino se reveste de uma dimensão extra. A realização e divulgação de experiências aplicadas no ensino de Ciências é fundamental para manter o compromisso de estender o conhecimento  a alunos de todas as camadas sociais, desde aqueles que tem a oportunidade de acessar escolas nas zonas urbanas com recursos tecnológicos disponíveis, até as quase esquecidas escolas rurais.

 

Capa: Escola em Bom Jesus da Lapa

https://www.canalrural.com.br/agronegocio/pesquisa-boa-parte-escolas-rurais-nao-tem-computadores-internet/


ESTUDO DE CASO E APRENDIZAGEM COOPERATIVA: CONTRIBUIÇÕES PARA O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO CRÍTICO NA EDUCAÇÃO BÁSICA

A case study and cooperative learning: contributions to develop critical thinking in basic education
Palavras chaves:

Estudo de Caso; Jigsaw; Pensamento Crítico; Ensino de Ciências.

Keywords: Case studies; Jigsaw; Critical Thinking; Science Teaching.
Autores: Thamires Valadao Gama, Adriele Ribeiro dos Santos e Salete Linhares Queiroz
Resumo | Texto em PDF | pp 1 - 21 | 342 acessos

CONTEXTUALIZAÇÃO HISTÓRICA: UM ESTUDO PILOTO NO ENSINO DE MECÂNICA QUÂNTICA

Historical Contextualization: a pilot study in teaching of Quantum Mechanics
Palavras chaves:

Mecânica Quântica; História e Filosofia da Ciência; Licenciatura em Física.

Keywords: Quantum Mechanics; History and Philosophy of Science; Undergraduate Physics Courses.
Autores: Rafaelle da Silva Souza, Indianara Lima Silva e Elder Sales Teixeira
Resumo | Texto em PDF | pp 22 - 46 | 188 acessos

CONCEPÇÕES DE ESTUDANTES SOBRE A NATUREZA DA CIÊNCIA A PARTIR DE UMA ABORDAGEM HISTÓRICA DO MODELO ATÔMICO DE BOHR

Student Conceptions on the Nature of Science from a Historical approach to the Bohr Atomic Model
Palavras chaves:

Concepções sobre a NdC; Ensino de Química; História da Ciência; Átomo de Bohr; Ensino Médio.

Keywords: NdC conceptions; Chemistry teaching; History of science; Bohr atom; High school.
Autores: Jonatas Mariz de Oliveira, Veronica Tavares Santos Batinga e Nadja Acioly-Regnier
Resumo | Texto em PDF | pp 47 - 67 | 203 acessos

AUTORREGULAÇÃO DA APRENDIZAGEM NA ESTRATÉGIA DE ESCOLHA E RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS EM FÍSICA: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO

Self-regulation of learning in the selection and problem solving strategy in physics: an exploratory study
Palavras chaves:

Escolha e resolução de problemas; Autorregulação da aprendizagem; Formação docente

Keywords: Selection and problem solving; Self-regulated learning; teacher training.
Autores: Everaldo Sebastiao da Silva e Katia Calligaris Rodrigues
Resumo | Texto em PDF | pp 68 - 88 | 108 acessos

UMA APLICAÇÃO DA CONCEPÇÃO ADAPTATIVA DO LABORATÓRIO DIDÁTICO NO ENSINO DE FÍSICA

An application of the adaptive conception of the didactic laboratory in Physics teaching
Palavras chaves:

Concepção adaptativa do laboratório didático. Thomas Kuhn. Laboratório de Física.

Keywords: Adaptive conception of the didactic laboratory. Thomas Kuhn. Physics laboratory.
Autores: Thiago Queiroz Costa, Sergio de Mello Arruda e Marinez Meneghello Passos
Resumo | Texto em PDF | pp 89 - 105 | 120 acessos

MÉTODO TRADICIONAL E ESTRATÉGIAS LÚDICAS NO ENSINO DE BIOLOGIA PARA ALUNOS DE ESCOLA RURAL DO MUNICÍPIO DE SANTARÉM-PA

Traditional Method and Playing Strategies in Biological Teaching for Rural School Students in Santarem-PA
Palavras chaves:

Construção do conhecimento. Ensino-aprendizagem. Lúdico.

Keywords: Knowledge building. Teaching-learning. Ludic.
Autores: Romulo Jorge Batista Pereira, Marcia Mourao Ramos Azevedo, Emilly Thais Feitosa Sousa e Adriane Xavier Hage
Resumo | Texto em PDF | pp 106 - 123 | 179 acessos

PRINCÍPIO DE ARQUIMEDES E CONDIÇÕES DE FLUTUAÇÃO EM ESTAÇÕES LABORATORIAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL

Archimedes principle and buoyancy conditions in middle school lab stations
Palavras chaves:

Princípio de Arquimedes (Lei do Empuxo); Ensino Experimental; Ensino Colaborativo; Estações laboratoriais; Ensino Fundamental

Keywords: Archimedes principle; Buoyancy force; Collaborative learning; Lab Stations; Middle School
Autores: Ana Rita Mota e J. M. B. Lopes dos Santos
Resumo | Texto em PDF | pp 124 - 163 | 90 acessos

NOS EMBALOS DA HFC: DISCUSSÕES SOBRE A EXPERIMENTAÇÃO E ASPECTOS RELATIVOS À NdC EM UEPS

At the rhythm of hfc: discussions on experimentation and aspects relating to ndc in ueps
Palavras chaves:

Unidades de Ensino Potencialmente Significativas; História e Filosofia da Ciência; Natureza da Ciência.

Keywords: Potentially Significant Teaching Units; History and Philosophy of Science; Nature of Science.
Autores: Anabel Cardoso Raicik
Resumo | Texto em PDF | pp 164 - 197 | 73 acessos

CONCEITOS MODERNOS PROPELIDOS POR JOGOS PEDAGÓGICOS EM UM PANO DE FUNDO CLÁSSICO: UEPS SOBRE A INTERAÇÃO DAS RADIAÇÕES

Modern concepts stimulated by pedagogical games on a classic background: PMTU on the interaction of radiations with matter
Palavras chaves:

Aprendizagem significativa. UEPS. Radiações eletromagnéticas. Física Moderna e Contemporânea. Jogos pedagógicos.

Keywords: Meaningful Learning. PMTU. Electromagnetic Radiations. Modern and Contemporary Physics. Educational games.
Autores: Renatto Barbosa de Souza, Luizdarcy Matos Castro e Simara Santos Campos
Resumo | Texto em PDF | pp 198 - 228 | 84 acessos

UMA ABORDAGEM LÚDICA PARA TRABALHAR TEORIA ATÔMICA NO ENSINO FUNDAMENTAL

A playful approach to teaching atomic theory in elementary school
Palavras chaves:

Ensino de química; Recursos didáticos; Texto literário; Jogo; Vídeo.

Keywords: Teaching chemistry; Teaching resources; Literary text; Game; Video.
Autores: Alexandra Geronimo Lopes de Souza e Sheila Pressentin Cardoso
Resumo | Texto em PDF | pp 229 - 246 | 141 acessos

SIMULAÇÃO COMPUTACIONAL NO ENSINO DE QUÍMICA: O USO DO PROGRAMA AVOGADRO® COMO FERRAMENTA AUXILIAR

Computer Simulation in Chemical Teaching: The Use of The Avogadro® Program as Aid Tool in Chemical Teaching

Palavras chaves:

Experimentação; Ensino de Química; Química Computacional; Ligações Químicas.

Keywords: Experimentation; Chemistry teaching; Computational chemistry; Chemical bonds.
Autores: Jose Renan da Silva, Roberta Pereira Dias e Flavia Cristina Gomes Catunda de Vasconcelos
Resumo | Texto em PDF | pp 247 - 261 | 78 acessos

PRÁTICA LÚDICA DNA RECOMBINANTE E SUA INFLUÊNCIA NA PERCEPÇÃO E NO CONHECIMENTO DE ESTUDANTES SOBRE BIOTECNOLOGIA E ENZIMAS

Playful Practice Recombinant DNA and its Influence on the Perception and Knowledge of Students on Biotechnology and Restriction Enzymes
Palavras chaves:

DNA recombinante. Ensino-aprendizagem. Ensino superior. Ferramenta didática.

Keywords: Recombinant DNA; Teaching-learning; Higher education; Teaching tool.
Autores: Rakel Gomes do Nascimento, Neyla Cristiane Rodrigues de Oliveira, Francisca Carla Silva de Oliveira, Angela Celis de Almeida Lopes e Elmary da Costa Fraga
Resumo | Texto em PDF | pp 262 - 282 | 75 acessos

ELEMENTOS ESSENCIAIS QUE CONSTITUEM A ESTRUTURA DE UM MAPA CONCEITUAL: UMA PESQUISA EXPLORATÓRIA SOBRE O CONCEITO DE ENERGIA

Essential elements that constitute the structure of a conceptual map: an exploratory research on the concept of energy and residential automation activities
Palavras chaves:

Automação residencial. Mapas conceituais. Aprendizagem significativa. Energia.

Keywords: Home automation. Concept maps. Meaningful learning Energy.
Autores: Jose Jorge Vale Rodrigues e Eniz Conceicao Oliveira
Resumo | Texto em PDF | pp 283 - 301 | 66 acessos

ELABORAÇÃO E AVALIAÇÃO DE MAPAS CONCEITUAIS COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO NO ESTUDO DAS PROPRIEDADES COLIGATIVAS DAS SOLUÇÕES

Elaboration and Evaluation of Conceptual Maps as a Teaching Strategy in the Study of the Collective Properties of the Solutions
Palavras chaves:

Mapas Conceituais, Evolução Conceitual, Propriedades Coligativas.

Keywords: Conceptual Maps, Conceptual Evolution, Colligative Properties.
Autores: Cristiano de Lima Alves, Joao R de Freitas Filho, Katia Cristiana Silva de Freitas e Jucarlos Rufino de Freitas
Resumo | Texto em PDF | pp 302 - 323 | 60 acessos

O PROCESSO DE COMPREENSÃO DAS INTERAÇÕES CIÊNCIA-TECNOLOGIA-SOCIEDADE (CTS) EM UM CURSO DE FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES

The Process of Understanding Science-Technology-Society Interactions (CTS) in an Initial Training Course for Physics Teachers
Palavras chaves:

Formação Inicial de Professores de Física, compreensão de licenciandos sobre inter-relações CTS, mitos sobre CT, natureza da ciência.

Keywords: Initial Formation of physics teachers, understanding of undergraduate students about CTS interrelationships, myths about TC, nature of science.
Autores: Welica Patrícia Souza de Freitas e Wellington Pereira de Queiros
Resumo | Texto em PDF | pp 324 - 347 | 72 acessos

EXPERIÊNCIAS DIDÁTICAS COM A PRODUÇÃO DE CORDÉIS A PARTIR DE TEMAS DE FÍSICA

Didactic experiments with the production of cordeis from subject of Physics
Palavras chaves:

Literatura de cordel; Pesquisa-formação; Ensino de Física.

Keywords: Cordel Literature, Research-training, Physics Teaching.
Autores: Ivanderson Pereira da Silva, Kleber Cavalcanti Serra, Amilson Araujo, Wagner Jose Correia de Lima e Ailton Moura Feitosa
Resumo | Texto em PDF | pp 348 - 367 | 77 acessos

AMBIENTE DE APRENDIZAGEM APRIMORADO POR TECNOLOGIA (TEAL): PERSPECTIVAS ATUAIS PARA O ENSINO DE FÍSICA

Technology Enhanced Learning Environment (TEAL): current prospects for physics education
Palavras chaves:

Ensino por investigação, metodologias ativas, Ensino de Física.

Keywords: Teaching by research, active methodologies, physics teaching.
Autores: Denis Eduardo Peixoto
Resumo | Texto em PDF | pp 368 - 379 | 50 acessos

UMA PROPOSTA PARA VIVENCIAR, NO ENSINO MÉDIO, OS CONCEITOS INICIAIS DE TERMODINÂMICA POR MEIO DE UMA UNIDADE DE ENSINO

A proposal to study the initial concepts of thermodynamics in high school through a potentially significant educational unit
Palavras chaves:

Termodinâmica, Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS), Atividades Investigativas, Experimentos. Vídeos, Simulação, Mapa Conceitual, Aprendizagem Significativa.

Keywords: Thermodynamics, Potentially Significant Teaching Unit (UEPS), Investigative Activities, Experiments. Videos, Simulation, Concept Map, Meaningful Learning.
Autores: Rodrigo Rossi Barbosa e Luiz Otavio Buffon
Resumo | Texto em PDF | pp 380 - 406 | 84 acessos

DOS CASARÕES ÀS EDIFICAÇÕES SUSTENTÁVEIS: UMA SEQUÊNCIA DE ENSINO-APRENDIZAGEM SOBRE A FÍSICA TÉRMICA

From Colonial Houses to Green Buildings: a Teaching-Learning Sequence about Thermal Physics
Palavras chaves:

Aprendizagem Significativa, Demanda de Aprendizagem, Pesquisa em Ensino de Física.

Keywords: Meaningful Learning, Learning Demand, Physics Education Research.
Autores: Newton Rodrigues do Nascimento e Marcelo Paes de Barros
Resumo | Texto em PDF | pp 407 - 423 | 48 acessos

GAMIFICAÇÃO DE UM PERCURSO METODOLÓGICO: O CONTRIBUTO DE OBJETOS DE APRENDIZAGEM NO ENSINO DE ELETROSTÁTICA

Gamification of a methodological path: the contribution of learning objects in electrostatic teaching
Palavras chaves:

Ensino de Física. Gamificação. Objeto de Aprendizagem. Tirinhas. Metodologia Ativa.

Keywords: Physics teaching. Gamification. Learning Object. Comic strips. Active Methodology.
Autores: Darkson Fernandes da Costa, Gilvandenys Leite Sales, Mucio Costa Campos Filho e Juscileide Braga de Castro
Resumo | Texto em PDF | pp 424 - 435 | 53 acessos

A MODELAGEM MATEMÁTICA COMO FERRAMENTA INVESTIGATIVA NOS PROCESSOS DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM DE FÍSICA

Mathematical Modeling as an Investigative tool in Physical Teaching and Learning Processes
Palavras chaves:

Modelagem Matemática; Ensino de Física; Atividade Investigativa. Aprendizagem.

Keywords: Mathematical modeling; Physics teaching; Investigative Activity. Learning.
Autores: Nayara França Alves, Marcia Jussara Hepp Rehfeldt e Italo Gabriel Neide
Resumo | Texto em PDF | pp 436 - 448 | 61 acessos

CONSTRUÇÃO DE UM PIÃO MAGNÉTICO COMO ESTRATÉGIA PARA PROMOVER MOTIVAÇÃO NO ENSINO DE FÍSICA

Construction of a magnetic levitating top as a strategy to promote motivation in physics education
Palavras chaves:

Ensino de Física; Brinquedo Científico; Levitron.

Keywords: Physics Teaching; Scientific Toy; Levitron.
Autores: Paulo Andre Vasconcelos Ferreira, Andrey Gomes Martins, Frederico da Silva Bicalho, Bruno Ricardo P. dos Santos e David J. B. de Castro
Resumo | Texto em PDF | pp 449 - 454 | 60 acessos

ASTRONOMIA NOS TRILHOS: A PERCEPÇÃO PÚBLICA DOS ARTEFATOS DIDÁTICOS DA BANCA DA CIÊNCIA

Astronomy on the rails: The Public Perception of the Didactics Artifacts of the Stand of Science
Palavras chaves:

Divulgação Científica em Astronomia. Percepção Pública da Ciência. Artefatos Didáticos de Astronomia.

Keywords: Scientific Divulgation in Astronomy. Public Perception of Science. Didactics Artifacts of Astronomy.
Autores: Vitor Martins Menezes, Giuliana Coutinho Vitiello, Ricardo Lacerda, Rui Manoel de Bastos Vieira, Emerson Ferreira Gomes e Luis Paulo de Carvalho Piassi
Resumo | Texto em PDF | pp 455 - 476 | 51 acessos

EXPLORANDO ATIVIDADE DE CAMPO EM ECOSSISTEMAS AMAZÔNICOS PARA DISCUTIR CONCEITOS RELACIONADOS ÀS MUDANÇAS CLIMÁTICAS

Exploring field activity in Amazonian ecosystems to discuss concepts related to global climate change
Palavras chaves:

Mudanças climáticas globais; Ecossistemas; Amazônia; Ensino e aprendizagem.

Keywords: Global climate change; Ecosystems; Amazonia; Teaching and learning.
Autores: Marcilea Silva de Freitas, Jean Dalmo de Oliveira Marques e Amelia Jandrea de Souza
Resumo | Texto em PDF | pp 477 - 500 | 49 acessos

MELHORANDO O APRENDIZADO DE PROBABILIDADE NA DISTRIBUIÇÃO BINOMIAL ATRAVÉS DO NÚMERO DE DIAS DE PRECIPITAÇÃO MENSAL

Improving Probability Learning in Binomial Distribution by means of the Number of Monthly Precipitation Days in Cuiabá
Palavras chaves:

Distribuição Binomial, Probabilidade, Chuva em Cuiabá

Keywords: Binomial Distribution, Probability, Rainfall in Cuiabá
Autores: Lucio Angelo Vidal, Gilson Francisco de Lima, Francisco de Andrade Rosa e Andreia da Silva Tavares
Resumo | Texto em PDF | pp 501 - 512 | 233 acessos

ENSINO SOBRE A QUEDA DOS CORPOS POR MEIO DO SOFTWARE TRACKER

Teaching free fall motion using the Tracker software
Palavras chaves:

Ensino de Física; Queda dos corpos; Tracker.

Keywords: Physics teaching; Free fall motion; Tracker.
Autores: Paulo Weslei Alberton, Johnathan Carlos De Souza e Gisele Strieder Philippsen
Resumo | Texto em PDF | pp 513 - 525 | 69 acessos

LETRAMENTO ESTATÍSTICO: COMPREENSÃO GRÁFICA POR MEIO DE UM JOGO CONTEXTUALIZADO AO TEMA HÁBITO ALIMENTAR

Statistical Literacy: graphic comprehension through a game contextualized to eating strategies theme
Palavras chaves:

Ensino de Estatística. Ensino de Matemática. Teoria das Situações Didáticas. Engenharia Didática. Ensino Fundamental.

Keywords: Statistics Teaching. Mathematics Teaching. Theory of Didactical Situations. Didactic Engineering. Elementary School.
Autores: Emivan da Costa Maia, Marcos Andre Braz Vaz e Renato Abreu Lima
Resumo | Texto em PDF | pp 526 - 537 | 38 acessos

LEITURA, METACOGNIÇÃO E ENSINO: APRENDIZAGENS COMPARTILHADAS EM PEQUENOS GRUPOS DURANTE AULAS DE FÍSICA

Reading, metacognition and teaching: shared learning in small groups during Physics classes
Palavras chaves:

leitura, pequeno grupo, metacognição, Física.

Keywords: reading, small group, metacognition, Physics.
Autores: Marta Maximo-Pereira e Maria Lucia Vital dos Santos Abib
Resumo | Texto em PDF | pp 538 - 550 | 31 acessos

ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: ANÁLISE DE UMA PROPOSTA REALIZADA EM UM PROJETO DE TRABALHO

Scientific Literacy in Child Education: Analysis of a Proposal Carried out in a Work Project
Palavras chaves:

Projeto de Trabalho; Alfabetização Científica; Educação Infantil.

Keywords: School Work Project; Scientific Literacy; Children Education.
Autores: Camila de Oliveira Mori e Amanda Cristina Teagno Lopes Marques
Resumo | Texto em PDF | pp 551 - 564 | 55 acessos

O ENSINO DE CIÊNCIAS A PARTIR DO TRABALHO COM PROJETOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL EM UMA ESCOLA RIBEIRINHA DE PARINTINS-AM

Science teaching based on working with projects in a Primary School located in a riverine community in Parintins-Am
Palavras chaves:

Ensino de Ciências. Trabalho com projetos. Educação Infantil. Amazônia. Biodiversidade.

Keywords: Science Teaching. Working with projects. Early child education. Amazon. Biodiversity.
Autores: Erica de Souza e Souza, Ailton Cavalcante Machado, Augusto Fachin Teran, Ercilene do Nascimento Silva de Oliveira e Januario Rodrigues Nogueira
Resumo | Texto em PDF | pp 565 - 576 | 44 acessos

PRINCÍPIO FUNDAMENTAL DA CONTAGEM: SITUAÇÕES DESENCADEADORAS DE APRENDIZAGEM PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA

Fundamental Counting Principle: triggering learning situations for Basic Education
Palavras chaves:

Ensino; Aprendizagem; Princípio fundamental da contagem; Situações desencadeadoras de aprendizagem.

Keywords: Teaching; Learning; Fundamental counting principle; Triggering learning situations.
Autores: Anemari Roesler Luersen Vieira Lopes, Ana Luiza Golin e Thanize Bortolini Scalabrin
Resumo | Texto em PDF | pp 577 - 596 | 30 acessos

MATERIAIS DIDÁTICOS PARA O ENSINO APRENDIZADO DE ALUNOS COM AUTISMO DO ENSINO FUNDAMENTAL EM ESCOLA PÚBLICA

Teaching Materials for Teaching Students Learning with Autism from Elementary School in Public School
Palavras chaves:

Ensino – aprendizagem; Autismo; Inclusão.

Keywords: Teaching - learning; Autism; Inclusion.
Autores: Kellyane Karen Ferreira Aguiar Cesar, Laura Almeida de Oliveira, Lorena Gonçalves Araujo, Rita Maria Luz Freitas Soares e Cecilia Regina Galdino Soares
Resumo | Texto em PDF | pp 597 - 604 | 66 acessos

ESTRATÉGIAS METODOLÓGICAS ADAPTADAS PARA O ENSINO DE MICROBIOLOGIA PARA DEFICIENTES VISUAIS

Methodological strategies adapted for Microbiology teaching for visually impaired
Palavras chaves:

Deficiente visual; Educação inclusiva; Microbiologia; Material adaptado.

Keywords: Visual impairment; Inclusive education; Microbiology; Adapted material.
Autores: Anderson Felipe da Silva Santos
Resumo | Texto em PDF | pp 605 - 615 | 63 acessos

MATERIAL DIDÁTICO PARA O ENSINO DE SISTEMÁTICA FILOGENÉTICA

Didactic Material for Phylogeny Teaching
Palavras chaves:

Cladograma tridimensional; Interpretação; Evolução.

Keywords: Three-dimensional cladogram; Interpretation; Evolution.
Autores: Marcela Miranda de Lima, Frederico Falcao Salles e Karina Carvalho Mancini
Resumo | Texto em PDF | pp 616 - 630 | 53 acessos

MONITORIA ACADÊMICA DE GENÉTICA: UM PERCURSO DE REFLEXÕES NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM

Academic Monitoring in Genetics: A Road of Reflections in the Teaching and Learning Process
Palavras chaves:

Universidade; Contextualização; Prática de Ensino.

Keywords: University; Contextualization; Teaching Practice.
Autores: Alice Lemos Costa, Cassiane Furlan Lopes, Pamela Giordani Vielmo, Suziane Alves Barcellos, Analia del Valle Garnero e Ricardo Jose Gunki
Resumo | Texto em PDF | pp 631 - 643 | 34 acessos

ANÁLISE DE QUESTÕES ELABORADAS POR ACADÊMICOS DE ANATOMIA HUMANA EM UMA ESTRATÉGIA DE SALA DE AULA INVERTIDA

Analysis of questions elaborated by academics of human anatomy in a flipped classroom strategy
Palavras chaves:

Sala de Aula Invertida; Análise de Questões; Dinâmica de Grupos; Anatomia Humana; Metodologias Ativas.

Keywords: Flipped Classroom; Analysis of Issues; Group Dynamics; Human Anatomy; Active Methodologies.
Autores: Camila Maria Bandeira Scheunemann e Paulo Tadeu Campos Lopes
Resumo | Texto em PDF | pp 644 - 660 | 37 acessos

ESPAÇO CIÊNCIA MICOLÓGICA: EDUCAÇÃO E LUDICIDADE NO REINO DOS FUNGOS

Mycological Science Space: Education and playfulness in the kingdom of fungi
Palavras chaves:

Ensino de ciências; Ludicidade; Micologia.

Keywords: Science education; Playful activities; Micology.
Autores: Yanka dos Santos e Santos, Maria Jose de Souza Pinho e Tatyane da Silva Moraes
Resumo | Texto em PDF | pp 661 - 677 | 95 acessos

SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ESTUDO DE PEIXES EM TURMAS DE ENSINO MÉDIO

Didactic Sequence for the Study of Fish in Middle School Tours
Palavras chaves:

Estratégias de ensino; Ensino de Zoologia; Protagonismo juvenil; TDIC.

Keywords: Teaching strategies; Teaching of Zoology; Juvenile protagonism; TDIC.
Autores: Katia Valeria Wanderley de Sousa Silva e Luiz Augustinho de Menezes da Silva
Resumo | Texto em PDF | pp 678 - 706 | 79 acessos

QUÍMICA E FUTEBOL: A CIÊNCIA DE UMA PAIXÃO

Chemistry and Soccer: The Science of a Passion
Palavras chaves:

Ensino de Química; Futebol; contextualização.

Keywords: Chemistry teaching; Soccer; contextualization.
Autores: Flavia Maria Rocha Melo, Tayres Melo Silva, Valeria Denise Barros Nunes e Romezio Alves Carvalho da Silva
Resumo | Texto em PDF | pp 707 - 725 | 319 acessos