Volume 12, Número 1

Abril de 2017


 

Editorial:

Nesta edição, a EENCI apresenta diversas novidades. Devido ao número crescente de trabalhos submetidos à revista, embora se mantenha com periodicidade quadrimestral, cada número foi desdobrado em três seções, agregando artigos de naturezas semelhantes. Assim, o número V12(1) corresponde à seção Relatos de Experiências. Nos subsequentes, estarão as seções Técnicas de Ensino - V12(2) - e Ensino Fundamental – V12(3). Em cada seção, haverá uma capa destacando os trabalhos melhor avaliados pelos árbitros da revista. Na presente seção (Relatos) destacam-se três experiências de ensino: um trabalho utilizando diários virtuais coletivos, uma experiência de ensino de radioterapia e outra de estrutura atômica e ligações químicas.


DIÁRIOS VIRTUAIS COLETIVOS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE QUÍMICA: UMA PESQUISA ACERCA DAS ATIVIDADES EXPERIMENTAIS
Collective virtual diaries in the training of Chemistry teachers: a survey on experimental activities
Palavras chaves: formação de professores; experimentação; PIBID
Keywords: teacher training; experimentation; PIBID
Autores: Juliana Cardoso Coelho, Danilo Oliveira do Nascimento de Andrade, Lisiane Regina Kappes, Renato da Silva Custodio, Santiago Francisco Yunes, Fábio Peres Gonçalves
Resumo | Texto em PDF | pp 1 - 13 | 132 acessos

SITUAÇÃO-PROBLEMA SOBRE RADIOTERAPIA NO ENSINO SUPERIOR DE QUÍMICA: CONTEXTOS DE UMA INVESTIGAÇÃO
Problem-Situation Of Radiotherapy In The Teaching Of University Level Chemistry: Contexts Of An Investigation
Palavras chaves: Situação-Problema, Radioterapia, Ensino Superior de Química
Keywords: Problem Situation, Radiotherapy, University Level Chemistry.
Autores: Flávia Cristiane Vieira da Silva, Angela Fernandes Campos, Maria Angela Vasconcelos de Almeida
Resumo | Texto em PDF | pp 14 - 25 | 97 acessos

O RACIOCÍNIO LÓGICO DEDUTIVO EM ATIVIDADES DE GEOMETRIA: UMA INVESTIGAÇÃO COM ESTUDANTES DO ENSINO BÁSICO
The logical reasoning in geometry activities: a research with students from Elementary Education
Palavras chaves: Raciocínio lógico; Silogismos; Ensino de Geometria.
Keywords: Logical Reasoning; Syllogisms; Teaching Geometry.
Autores: Márcio André Martins, Samuel Francisco Huf, Élida Maiara Velozo de Castro, Cibelli Batista Belo
Resumo | Texto em PDF | pp 26 - 39 | 94 acessos

CONTEXTUALIZAÇÃO DO ENSINO DE TERMOQUÍMICA POR MEIO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA BASEADA NO CENÁRIO REGIONAL “QUEIMADAS” COM EXPERIMENTOS INVESTIGATIVOS
Contextualization of termochemistry teaching of a sequence teaching based on regional scene " Burned " with investigatoves experiments
Palavras chaves: Conceitos de Termoquímica. Queimadas. Experimentos investigativos.
Keywords: Thermochemistry concepts. Burned. Investigativing experiments.
Autores: Marisa Borges Lorenzoni, Maria Celina Piazza Recena
Resumo | Texto em PDF | pp 40 - 65 | 145 acessos

CÉLULAS SOLARES: UMA ABORDAGEM EXPERIMENTAL NO ENSINO DE ESTRUTURA ATÔMICA E LIGAÇÕES QUÍMICAS
Solar Cells: an experimental approach in teaching of atomic structure and chemical bonds
Palavras chaves: efeito fotovoltaico, célula solar, estrutura atômica.
Keywords: photovoltaic effect, solar cell, atomic structure.
Autores: Elton Faria de Souza Lima, Marciel Guimarães dos Santos, Gildiberto Mendonça de Oliveira, Wesley Fernandes Vaz, Fausto Oliveira Carvalho
Resumo | Texto em PDF | pp 66 - 79 | 107 acessos

UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE O ENSINO DE TABELA PERIÓDICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA)
An Investigation on teaching Periodic Table in Youth and Adults Education (YAE)
Palavras chaves: Educação para Jovens e Adultos; contextualização; tabela periódica.
Keywords: Education for Youth and Adults; contextualization; periodic table.
Autores: Julianne Ferreira de Lima, Taihana P. Paula, Jorge Cardoso Messeder
Resumo | Texto em PDF | pp 80 - 94 | 101 acessos

TENTATIVA DE CONSTRUÇÃO DE UMA PRÁTICA DOCENTE INTERDISCIPLINAR EM CIÊNCIAS
An attempt of setting an interdisciplinary teaching practice in science
Palavras chaves: Prática Pedagógica Interdisciplinar; Formação de Professores de Ciências; Interdisciplinaridade; Formação do Professor Pesquisador.
Keywords: Interdisciplinary Teaching Practice; Science Teacher Education; Interdisciplinarity; Formation of Researcher Professor.
Autores: Gisele Soares Lemos Shaw, João Batista Teixeira da Rocha
Resumo | Texto em PDF | pp 95 - 133 | 114 acessos

ESPAÇOS EDUCATIVOS NÃO FORMAIS NA PERSPECTIVA DA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS DO MUNICÍPIO DE CASTELO (ES)
Non-formal educational spaces in view of the continuing education for science teachers in the municipality of Castelo (ES)
Palavras chaves: ensino de ciências; espaço não formal; formação continuada.
Keywords: science education; non-formal space; continuing education.
Autores: José Renato de Oliveira Pin, Marcelo Borges Rocha
Resumo | Texto em PDF | pp 134 - 145 | 51 acessos

FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES E UTILIZAÇÃO DE MODELOS E ANALOGIAS: ENTRELAÇANDO CAMINHOS
Initial teacher training and the use of models and analogies: crossing paths
Palavras chaves: modelos, formação inicial, profissionalização docente
Keywords: models, initial training, professionalization
Autores: Analice de Almeida Lima, Suely Alves da Silva, Sandra Rodrigues de Souza
Resumo | Texto em PDF | pp 146 - 157 | 51 acessos

DESCRIÇÃO E ANÁLISE DE OFICINAS SOBRE ATIVIDADES DIDÁTICAS DE FÍSICA MEDIADAS POR RECURSOS TECNOLÓGICOS
Description and analysis of workshops about Didactic Activities of Physics mediated by technological resources
Palavras chaves: Oficina, atividade didática, recurso tecnológico, formação de professores de Física, tecnologias de informação e comunicação.
Keywords: Workshop, didactic activity, technological resource, teacher professional development of Physics, information and communication technologies.
Autores: Josemar Alves, Muryel Pyetro Vidmar, Dioni Paulo Pastorio, Inés Prieto Schmidt Sauerwein, Ricardo Andreas Sauerwein
Resumo | Texto em PDF | pp 158 - 168 | 71 acessos

CIÊNCIA NA COZINHA: ROMPENDO COM AS BARREIRAS DISCIPLINARES
Science in the kitchen: breaking with disciplinary borders
Palavras chaves: educação em ciências, cozinha, interdisciplinaridade, extensão universitária.
Keywords: science education, kitchen, interdisciplinary, university extension.
Autores: Pedro Donizete Colombo Junior, Daniel Fernando Bovolenta Ovigli, Daniervelin Renata Marques Pereira, Tânia Halley Oliveira Pinto, Rafael Salgado Silva
Resumo | Texto em PDF | pp 169 - 197 | 104 acessos

FIVUEM: FÍSICA VIRTUAL NA UNIVERSIDADE EDUARDO MONDLANE
FIVUEM: Virtual physics at the University Eduardo Mondlane
Palavras chaves: práticas, laboratórios, Física, simulação.
Keywords: practices, laboratories, physic, simulation.
Autores: Carlos Abilio. Alejandro Alfonso, Manuel Lázaro Chissico
Resumo | Texto em PDF | pp 198 - 208 | 76 acessos