Volume 12, Número 2
Abril de 2017
Editorial:
Esta edição corresponde ao primeiro número voltado à seção da EENCI especialmente dedicada a explorar Técnicas de Ensino diferenciadas. A busca pela melhoria do ensino de Ciências em todos os níveis de escolarização tem levado a um número crescente de novas abordagens do conteúdo, o que merece um veículo especial de divulgação. Neste número, são apresentadas algumas utilizações de técnicas de forma inovadora, como jogos, softwares e modelos. Destaca-se o emprego do método da Social Construction of Technology (SCOT) no Ensino de Ciências.
A CONTROVÉRSIA ENTRE O BLU-RAY E O HD-DVD EM AULAS DE FÍSICA NA PERSPECTIVA DA SOCIAL CONSTRUCTION OF TECHNOLOGY (SCOT)
The controversy between the Blu-ray and HD-DVD in physics lessons on the perspective of social construction of technology (SCOT)
Palavras chaves: Artefato Tecnocientífico; Construção Social da Tecnologia; Controvérsia; Sequência Didática.
Keywords: Technoscientific Artifacts; Social Construction of Technology; Controversy; Teaching Sequence.
Autores: Douglas Xavier de Andrade, Cinthia Letícia de Carvalho Roversi Genovese, Luiz Gonzaga Roversi Genovese
LINHAGEM MITOCONDRIAL E OS PERSONAGENS DO ROMANCE O TEMPO E O VENTO: A INTERDISCIPLINARIDADE REPRESENTADA EM MATERIAL DIDÁTICO
Mitochondrial Dna Lineage And Time And The Wind Novel Characters: The Interdisciplinarity Represented In A Courseware
Palavras chaves: Interdisciplinaridade; Ensino de Ciências; Ensino de Genética; O tempo e o vento; Érico Veríssimo.
Keywords: Interdisciplinarity; Science Teaching; Genetic Teaching; Time and the Wind novel; Érico Veríssimo.
Autores: Juliana Mayra Nunes Farias, Rafaela Magalhães Aires, Gina Carla Arêdes, Alexandre de Sá Freire, Magui Aparecida Vallim, Andréa Carla de Souza Góes
PROPOSTA DIDÁTICA NO ENSINO INTEGRADO DA MORFOLOGIA: CÉLULAS E TECIDO ÓSSEO
Didactic Approach In Integrated Teaching Of The Morphology: Cell And Bone Tissue
Palavras chaves: Ensino de ciências, modelos didáticos, integração conceitual, educação básica.
Keywords: Science education, didactic models, conceptual integration, basic education.
Autores: Regina Inês Kunz, Maria Raquel Marçal Natali, Ednéia Fátima Brambilla Torquato, Lucinéia de Fátima Chasko Ribeiro, Lourdes Aparecida Della Justina, Rose Meire Costa Brancalhão
APRENDENDO GRAFOS ATRAVÉS DO FACEBOOK
Learning graphs through Facebook
Palavras chaves: Rede Social. Grafo. Digrafo. Relação de amizade. Caminho.
Keywords: Social network. Graph. Digraph. Relationship of friendship. Path.
Autores: Vinicius Schmidt Monego, Monique Rubenich Nascimeto, Alice Kozakevicius
O USO DE SOFTWARE DE REPRESENTAÇÃO MOLECULAR EM 3D COMO MATERIAL DIDÁTICO INTERDISCIPLINAR PARA O ENSINO DE QUÍMICA
The Use Of Software Of Molecular Representation In 3d As An Interdisciplinary Teaching Material For Chemistry Education
Palavras chaves: Interdisciplinaridade; Enfoque CTS; Software Educacional.
Keywords: Interdisciplinarity; CTS Angle; Educational Software.
Autores: Cleberson Souza da Silva, Ernani Viana de Souza Júnior, Diego Arantes Teixeira Pires
RAIOS X: UM TEMA INSTIGANTE PARA A INTRODUÇÃO DA FÍSICA MODERNA E CONTEMPORÂNEA NA SALA DE AULA DO ENSINO BÁSICO
X-ray: an exciting topic to introduce Modern and Contemporary Physics in the classroom of Basic Education level
Palavras chaves: Raios X, Matéria e Radiação, Ensino de Física.
Keywords: X-rays, radiation and matter, Physics teaching.
Autores: Cilâine Verônica Teixeira, Neusa Teresinha Massoni, Ghisiane Spinelli Vargas
OBSERVAÇÃO INCLUSIVA: O USO DA TECNOLOGIA ASSISTIVA NA EXPERIMENTAÇÃO NO ENSINO DE QUÍMICA
Inclusive Look: The Use Of The Assistive Technology In Experimentation In Chemistry Education
Palavras chaves: Ensino de Química; Deficiência Visual; Tecnologia Assistiva; Experimentação.
Keywords: Chemistry teaching; Visual impairment; Assistive Technology; Experimentation.
Autores: Claudio Roberto Machado Benite, Anna Maria Canavarro Benite, Fernanda Araujo França Bonomo, Gustavo Nobre Vargas, Ramon José de Souza Araújo, Daniell Rodrigues Alves
CONSTRUÇÃO DE MODELOS MOLECULARES COM MATERIAL ALTERNATIVO E SUA APLICAÇÃO EM AULAS DE QUÍMICA
Constructions of molecular models with alternative material and its application in chemistry class
Palavras chaves: Modelos moleculares, Ensino de química, Geometria molecular, Estereoisomeria.
Keywords: Molecular models, Chemistry teaching, Molecular geometry, Stereoisomerism
Autores: Tainá Souza Silva, João Jarllys Nóbrega de Souza, José Rodrigues de Carvalho Filho
A MODELIZAÇÃO EM GENÉTICA E BIOLOGIA MOLECULAR: ENSINO DE MITOSE COM MASSA DE MODELAR
Modelling in genetics and molecular biology: mitosis teaching with modelling dough
Palavras chaves: Divisão celular; Aprendizagem; Representações.
Keywords: Cell division; Learning; Representations.
Autores: Renato Araújo Torres de Melo Moul, Flávia Carolina Lins da Silva
JOGO DIDÁTICO “SÍNTESE PROTEICA” PARA FAVORECER A APRENDIZAGEM DE BIOLOGIA CELULAR
Didatic Game Protein Synthesis In Order To Promote Learning In Cell Biology
Palavras chaves: Ludicidade, Síntese de proteínas, Recurso didático, Biologia Celular, Ensino de Biologia
Keywords: Didatic Game, Protein Synthesis, Teaching Resource, Cell Biology, Biology Education
Autores: Naele Coelho da Rocha, Bianca Vasconcelos, Jeniffer Colares Maia, Maria Izabel Gallão, Diego Adaylano Monteiro Rodrigues, Denise Cavalcante Hissa
CONCEPÇÃO E APLICAÇÃO DE JOGO DE TABULEIRO BASEADO NA EVOLUÇÃO DOS VERTEBRADOS COMO UM FACILITADOR NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA TEORIA DA EVOLUÇÃO
Design and application of board game based on the evolution of vertebrates as a facilitator in the teaching and learning process of the theory of evolution
Palavras chaves: Ensino de biologia; Evolução dos vertebrados; Jogo didático; Metodologias de Aprendizado.
Keywords: Teaching of biology; Vertebrate evolution; Educational game; teaching methodologies.
Autores: Priscila da Silva Pereira, Laécio Nobre de Macêdo, Marcelo Soares dos Santos, Nertan Dias Silva Maia, Leonardo Hunaldo dos Santos
ASPECTOS COGNITIVOS EM AULAS COM MODELAGEM MATEMÁTICA NA DISCIPLINA DE CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL
Cognitive aspects in classes with Mathematical Modeling in the discipline Differential and Integral Calculus
Palavras chaves: Modelagem Matemática; Aspectos Cognitivos; Cálculo Diferencial e Integral.
Keywords: Mathematical Modeling; Cognitives Aspects; Differential and Integral Calculus.
Autores: Karina Alessandra Pessoa da Silva