Última Edição
Volume 15, Número 3
Dezembro de 2020
A transformação é possível, se quisermos, mas se efetiva através do trabalho. 2020 se encerra como um dos anos mais inusitados e difíceis para esta geração de professores, mas a capacidade de adaptação e comprometimento com o ensino das Ciências Naturais se revela fortemente. Este número da EENCI é muito rico pois reflete o trabalho que está sendo desenvolvido pelo país afora que está transformando aos poucos a educação científica brasileira. É um número inspirador pela diversidade de temas. Não devemos nos intimidar diante das dificuldades, mas buscar um distanciamento para olhar por um outro ângulo, observar o que está acontecendo para conseguir uma solução melhor. Com a leitura dos artigos deste número, temos essa perspectiva.
OS ESTUDOS DE CASO NO ENSINO DE CIÊNCIAS E AS CRENÇAS DE AUTOEFICÁCIA NO PROCESSO MOTIVACIONAL DOS ALUNOS
Case studies in science education and self-efficacy beliefs instruction in student motivational process
Autoeficácia, Motivação, Estudos de Caso.
Self-efficacy, Motivation, Case Studies.
ANÁLISE DA RELAÇÃO ENTRE A MÉDIA POR ALUNO NO ENEM E O ENSINO DE CIÊNCIAS...
Analysis of the relationship between average by student in ENEM and science teaching in public institutions of high school in the city of Belém - Pará
PROPONDO APROXIMAÇÕES ENTRE PAULO FREIRE E LUDWICK FLECK PARA A SELEÇÃO DE CONTEÚDOS E OBJETIVOS DE ENSINO
Proposing approaches between Paulo Freire and Ludwick Fleck for content selection and teaching objectives
EXPERIMENTO: CONFECCIONANDO E VERIFICANDO QUE A CURVA CICLÓIDE APRESENTA O MENOR TEMPO ENTRE DOIS PONTOS DESNIVELADOS
Experiment: making and verifying that the cycloid curve has the shortest time between two uneven points
Menor tempo, Ciclóide, Experimento.
Shortest time, Cycloid, Experiment.
DA COR PÚRPURA AO BLUE-JEANS: UMA ABORDAGEM HISTÓRICA DA CIÊNCIA NAS SALAS DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS
From the purple color to the blue-jeans: a Historical approach to Science in the Multifunctional Resource Rooms
Ensino de Ciências; História da Ciência; Mauveína; Salas de Recursos Multifuncionais; Corante púrpura.
Science teaching; History of Science; Mauveine; Multifunctional Resource Rooms; Purple dye.
ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA...
Scientific literacy in the early years of fundamental education: a teaching sequence with the theme food conservation
Alfabetização CientÃfica; Ensino Fundamental; Sequência Didática.
Scientific Literacy; Elementary School; Didactic Sequence.
DESENVOLVIMENTO DE UM MÉTODO DE ANÁLISE DE DIAGRAMAS SOBRE MEIOSE QUE AUXILIA AVALIAR...
Development of a method for analysis of meiosis diagrams to help evaluating misunderstandings about cell division
Aprendizagem de genética, diagramas de meiose, cromossomos, ploidia, licenciandos
genetics learning, meiosis diagrams, chromosomes, ploidy, licentiate students.
A MÚSICA CONTROVERSA COMO INSTRUMENTO DE ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICO-TECNOLÓGICA...
Controversial music as an instrument of scientific and technological literacy: an archetype of learning object in science teaching
Música controversa; Objeto de Aprendizagem; Alfabetização científico-tecnológica.
Controversial music; Learning Object; Scientific-technological literacy.
PERCEPÇÕES DOS ESTUDANTES A RESPEITO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO...
Student perceptions Concerning the Construction of Scientific Knowledge througt Tangran
Ensino de Química; Natureza da Ciência; Perspectiva Kuhniana; Tangram
Chemistry teaching; Nature of Science; Kuhnian Perspective; Tangram.
UM ESTUDO SOBRE INDÍCIOS DE APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA EM ATIVIDADES EXPERIMENTAIS...
A study about meaningful learning evidences in experimental activities focused on the scientific modeling process in middle school
Modelagem Científica; Episódios de Modelagem; Ensino Médio; Pêndulos; Geradores Elétricos.
Scientific Modeling; Modeling Episodes; High school; Pendulums; Electric Generators.
O ANO INTERNACIONAL DA TABELA PERIÓDICA E UM SUCINTO RESGATE DE SUA HISTÓRIA: IMPLICAÇÕES...
The International Year of the Periodic Table and a short rescue of its history: implications for scientific education through scientific dissemination
Tabela Periódica; Mendeleev; História da Ciência; Divulgação Científica.
Periodic Table; Mendeleev; History of Science; Scientific Dissemination.
RESSIGNIFICAÇÃO E APLICAÇÃO DE UMA SEQUÊNCIA DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA PERSPECTIVA ...
Ressignification and application of a teaching-learning sequence from the perspective of the integrated constructive approach through a collaborative teaching training process
Abordagem Construtivista Integrada; Processo formativo; Sequencias de Ensino-Aprendizagem.
Integrated Constructivist Approach; Formative process; Teaching-Learning Sequences.
JOGOS DIDÁTICOS NO ENSINO DE BIOLOGIA NA EJA EM ESCOLAS PÚBLICAS DE SANTARÉM-PA
Teaching games in biology teaching in EJA in public schools in Santarém-PA
O ENSINO DE FÍSICA E A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA: UM KIT EXPERIMENTAL COM ARDUINO...
Physics teaching and meaningful learning: an experimental kit with Arduino for free fall teaching
Ensino de Fisica, kit experimental, Arduino, aprendizagem significativa.
Arduino, free fall, Physics Education.
UM ROLE-PLAYING GAME (RPG) PEDAGÓGICO PARA O ENSINO DE ASTRONOMIA
A Pedagogical Role-Playing Game (RPG) for Astronomy Teaching
RPG; Ensino de Física; Jogos Didáticos
RPG; Physics Teaching; Didátic Games
PROPOSTA DE ENSINO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA PARA ALUNOS DO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: RÁDIO...
Science and Technology Teaching Proposal for 9th Grade Students: Homemade Radio and Solar Panel
C&T. 3MP. Rádio FM. Painel Solar. Experimentos e Softwares.
S&T. 3PM. FM Radio. Solar Panel. Experiments and Softwares.
Vivaldo Júnior Progênio Dias, Elielson Pinto Gama, Jordan Del Nero, Carlos Alberto Brito da Silva Júnior
FRAMEWORK PARA AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA DE CÁLCULO NUMÉRICO
Diagnostic assessment framework for numerical methods
Avaliação Diagnóstica, Framework, Cálculo Numérico.
Diagnostic Assesssment, Framework, Numerical Methods.
Jean Piton-Gonçalves e Marcus Vinicius de Araujo Lima
AJUDANDO A ELUCIDAR O SIGNIFICADO FÍSICO-MATEMÁTICO DE INTEGRAIS PARA ESTUDANTES DE ENGENHARIA...
interpretação geométrica de integrais, integrais na física, interpretação textual de integrais.
ANÁLISE DOS REGISTROS ESCRITOS E DESENHOS POR MEIO DOS INDICADORES DE ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA
Analysis of written records and drawings using the Scientific Literacy Indicators
Formação de professores; Alfabetização científica; Ensino Fundamental I
Teacher training; Scientific literacy; Elementary Education I
Juliana de Oliveira Silva, Nathália Virginia Santos de Menezes, Viviane Briccia e MirÃades Augusto da Silva
LITERATURA E QUESTÕES SOCIOCIENTÍFICAS: ATIVIDADES PARA GERAR REFLEXÃO COM CRIANÇAS DA CRECHE
Educação infantil, literatura infantil, questões sociocientíficas.
UMA ABORDAGEM HISTÓRICA DA CIÊNCIA POR MEIO DE PROJETOS DE APRENDIZAGEM
Projetos de Aprendizagem; História da Ciência; Ensino de Ciências.
TRILHANDO CAMINHOS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS ...
Traveling paths for natural Science teachings in youth and adult education from a generator theme
Investigação Temática; EJA; Ciências da Natureza
Thematic research; EJA; Natural Sciences
Renata Deli da Rosa Ribeiro, Josiane Marques da Silva, Diuliana Nadalon Pereira, Sabrina Gonçalves Marques e Cristiane Muenchen
FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE FÍSICA À DISTÂNCIA: A EPISTEMOLOGIA DA CIÊNCIA
Continuing and distance education of physics teachers: the science epistemology
Formação continuada; educação à distância; epistemologia da ciência.
Continuing education; distance learning; science epistemology.
Francisco Alexandre de Oliveira Feitosa e Afrânio de Araújo Coelho
INFLUÊNCIA DAS INTERAÇÕES SOCIAIS ENTRE ALUNO E TUTOR NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM ...
Influence of social interactions between student and tutor on the teaching-learning process of a collaborative activity carried out in a non-formal space
ensino de ciências; espaço não formal; tutoria
science teaching; non-formal space; tutoring
Daniel Victor Lima de Souza, Pamela Pereira Nunes, Renato Henriques de Souza e Thierry Ray Jehlen Gasnier
RESSIGNIFICAÇÃO DE CONCEITOS SOBRE MICRORGANISMOS POR MEIO DE MAPAS CONCEITUAIS ...
Reframing of concepts about microorganisms through concept maps in high school students
Aprendizagem Significativa. Ensino de Microbiologia. Mapas Conceituais
Meaningful Learning. Teaching of Microbiology. Conceptual Maps.
Paloma Nathane Nunes de Freitas, José Fabiano Costa Justus, Sônia Alvim Veiga Pileggi e Marcos Pileggi
ABORDAGEM DAS INFECÇÕES SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS ATRAVÉS DO TEATRO ...
Approach to sexually transmitted infections through the theater for high school EJA students
Educação em Saúde; Infecções Sexualmente Transmissíveis; Teatro na Escola
Health Education; Sexually Transmitted Infections; Theater at School.
Athyla Caetano, Regisson da Silva, Danielli Veiga Carneiro Sondermann, Glaziéla Vieira Frederich, Sidnei Quezada Meireles Leite e Caroline Azevedo Rosa
A ARTE MUSICAL COMO METODOLOGIA ATIVA NO ENSINO CIENTÍFICO DOS SISTEMAS GENITAIS
Musical Art as an Active Methodology in the Scientific Education of Genital Systems
Ensino de ciências. Educação sexual. Paródias
Science teaching. Sex education. Parodies.
Francisco Denilson Rodrigues Gomes, Fabrício Bonfim Sudério e Francisco Nunes de Sousa Moura
SEQUÊNCIA DIDÁTICA NO ENSINO DA DIVERSIDADE DOS CRUSTÁCEOS: CONTRIBUIÇÃO PARA A FORMAÇÃO...
Practical classes in Education of Crustace Diversity: A Contribution to Scientific Braining in Basic Education
Aprendizagem Significativa; Ensino de Zoologia; Aulas de Campo
Meaningful learning; Zoology teaching; field classes.
Eliandra Araújo Souza e Joeliza Nunes Araújo
INTERDISCIPLINARIDADE: EXPERIÊNCIA COM ESTUDANTES DO EM SOBRE SUSTENTABILIDADE
Interdisciplinarity: experience with middle school students on sustainability
Sustentabilidade; Interdisciplinaridade; Modelagem em Ciências e Matemática
Sustainability; Interdisciplinarity; Modeling in Science and Mathematics
ENSINO DE ECOLOGIA NA PESPECTIVA DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Unidade didática; Pedagogia Histórico-Crítica; Ensino de ciências; Formação de professores.
A ORIGEM DA VIDA ATRAVÉS DA EXPERIMENTAÇÃO COMO INSTRUMENTO DIDÁTICO NO ENSINO DE CIÊNCIAS
Investigação; Aprendizagem; Método Científico; Teoria e Prática.
INTERFACES ENTRE O MÉTODO DE ESTUDO DE CASOS E A ABORDAGEM EXPERIMENTAL INVESTIGATIVA
Estudo de casos; Atividades experimentais investigativas; Alfabetização científica; Ensino de química.
O POTENCIAL DOS ESPAÇOS NATURAIS PARA O ENSINO DE QUÍMICA: UMA PROPOSTA DE EXPERIMENTAÇÃO COM ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR
Aula na praia; Análise de água; Experimentação Investigativa: Espaços não Formais de Educação.
REESTRUTURAÇÃO DA DISCIPLINA DE CROMATOGRAFIA DE UM CURSO TÉCNICO EM QUÍMICA A PARTIR DA AMPLIAÇÃO DO NÚMERO...
Ensino Profissionalizante; modelo tecnicista; aprendizagem significativa.
JOGO DIDÁTICO DE CARTAS PARA REVISÕES CONCEITUAIS NO ENSINO DE QUÍMICA ORGÂNICA
Jogo didático; Ensino de Química; Formação cidadã.
CONSTRUÇÃO E APLICAÇÃO DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA EXPERIMENTAL BASEADA EM CONTEÚDOS SOBRE NATUREZA ELÉTRICA...
Ensino de Ciências, Sequência Didática, Natureza elétrica da matéria.
INFLUÊNCIA DAS MÍDIAS SOCIAIS NA PERCEPÇÃO DE ALUNOS DO EM DA REGIÃO TOCANTINA(MA) SOBRE COVID-19