Volume 5, Número 1

Março de 2010


Uma proposta didática para a elaboração do pensamento químico sobre elemento químico, átomos, moléculas e substâncias
A didactic proposal for the elaboration of the chemical thought on chemical element, atoms, molecules and substances
Palavras chaves: conceitos químicos, elaboração conceitual, dificuldades de ensino e aprendizagem em Química, propostas de ensino
Keywords: chemical concepts, conceptual elaboration, teaching and learning difficulties in chemistry, teaching proposals
Autores: Edson José Wartha, Lorena Costa Alves, Maria Eugênia Cavalcante Sanjuan, Claudia Viana dos Santos
Resumo | Texto em PDF | pp 7 - 20 | 559 acessos

O estudo da energia: uma experiência de ensino na perspectiva CTS e o uso de mídias
The study of energy: a teaching experience in the STS perspective and the use of medias
Palavras chaves: Física; mídias; energia; CTS
Keywords: physics; STS; medias; energy
Autores: José Adauto Andrade Junior, Cláudio Rejane da Silva Dantas, Francisco Augusto Silva Nobre
Resumo | Texto em PDF | pp 21 - 29 | 427 acessos

Resolução de problemas: uma estratégia pedagógica para abordagem dos conceitos de densidade e velocidade na oitava série do ensino fundamental
Problem Solving: a pedagogical strategy as an approach to density and velocity concepts in the eighth grade of Elementary Education
Palavras chaves: ensino de ciências, conceitos fundamentais, resolução de problemas, aprendizagem
Keywords: science teaching, fundamental concepts, problem solving, learning
Autores: Daniela Rodrigues da Silva, José Cláudio Del Pino
Resumo | Texto em PDF | pp 31 - 56 | 290 acessos

Natureza da ciência numa sequencia didática: Aristóteles, Galileu e o movimento relativo
Nature of science in a didactic proposal: Aristotle, Galileu and the relative motion
Palavras chaves: Ensino de Física; Natureza da Ciência; História e Filosofia da Ciência; Movimento Relativo
Keywords: Physics Teaching; Nature of Science; History and Philosophy of Science; Relative Motion
Autores: Alessandro Frederico da Silveira, Ana Raquel Pereira de Ataíde, Ana Paula Bispo da Silva, Morgana Lígia de Farias Freire
Resumo | Texto em PDF | pp 57 - 66 | 477 acessos

A decomposição da matéria orgânica nas concepções de alunos do ensino fundamental: aspectos relativos à educação ambiental
The decomposition of organic matter in elementary school students? conceptions: aspects related to Environmental Education
Palavras chaves: concepções de alunos, microrganismos, decomposição, meio ambiente
Keywords: students? conceptions, microorganisms, decomposition, environment
Autores: Andréia de Freitas Zômpero, Carlos Eduardo Laburú
Resumo | Texto em PDF | pp 67 - 75 | 287 acessos

Bioética com animais: uma proposta para a educação de jovens e adultos no ensino médio
Animal Bioethics: a proposal for Youth and Adults Education in High School
Palavras chaves: Unidade de Aprendizagem; Ética Animal; Reconstrução do Conhecimento; Educação de Jovens e Adultos
Keywords: Learning Unit; Animal Ethics; Reconstruction of Knowledge; Youth and Adults Education
Autores: Roberta Fontoura Fraga, Regina Maria Rabello Borges
Resumo | Texto em PDF | pp 77 - 87 | 179 acessos

Aplicação de módulo didático com o tema nutrição a alunos do ensino fundamental
Application of a Teaching Module with the theme Nutrition to Elementary School Students
Palavras chaves: Atividades Lúdicas, Recursos Didáticos, Nutrição
Keywords: Playful Activities, Educational Resources, Nutrition
Autores: Rafael Castoldi, Ana Caroline Foganholo Biazetto, Daniela Frigo Ferraz
Resumo | Texto em PDF | pp 89 - 95 | 236 acessos

Temperatura do universo: uma proposta de conteúdo para estudantes do nível fundamental utilizando mapas conceituais
Temperature of the Universe: a content proposal for junior high school students using concept maps
Palavras chaves: Mapas Conceituais, Ensino Fundamental, Ensino de Física
Keywords: Concept Maps, Junior High School, Physics Teaching
Autores: Tamila Marques Silveira, Milton Souza Ribeiro Miltão
Resumo | Texto em PDF | pp 97 - 123 | 452 acessos

Vivenciando práticas de ensino de ciências: ampliando o olhar dos alunos do ensino fundamental sobre ecossistemas
Experiencing practices of science teaching: Enlarging the sight of elementary students about ecosystems
Palavras chaves: Ecossistemas, Unidade de Aprendizagem; Reconstrução do Conhecimento
Keywords: Ecosystems, Learning Unit, Knowledge Reconstruction
Autores: Liane Solange Petry, Valderez Marina do Rosário Lima, Régis Alexandre Lahm
Resumo | Texto em PDF | pp 125 - 143 | 187 acessos

Microorganismos? Sim, na saúde e na doença! Diminuindo distâncias entre universidade e escola pública
Microrganisms? Yes, in health and disease! Narrowing distances between university and public school
Palavras chaves: ensino de ciências, prática de ensino, aprendizagem significativa, ensino de microbiologia
Keywords: science teaching, practice of teaching, meaningful learning, microbiology teaching
Autores: Daniel Fernando Bovolenta Ovigli
Resumo | Texto em PDF | pp 145 - 158 | 303 acessos

Webquest: uma experiência na disciplina de Cálculo Diferencial e Integral com alunos do curso de Química
Webquest: an experience in the discipline of integral and differential calculus with students of the chemistry course
Palavras chaves: Tecnologias de Informação e Comunicação; Cálculo Diferencial e Integral; Química
Keywords: Technologies of Information and Communication; Integral and Differential Calculus; Chemistry
Autores: Adriana Quimentão Passos, Fabiele Cristiane Dias Broietti
Resumo | Texto em PDF | pp 159 - 168 | 139 acessos

O tabuleiro de xadrez mutilado como ferramenta para o ensino sobre a matemática e a ciência: uma proposta de reconstrução do modelo por analogia
The mutilated chessboard like a tool to teaching about mathematics and science: a proposal of reconstructing the model by analogy
Palavras chaves: Modelos, Analogias, Ensino de Ciências, Matemática
Keywords: Models, Analogies, Science Teaching, Mathematics
Autores: Ronaldo Luiz Nagem, Adelson Fernandes Moreira, Augusto Fachín Terán, Saulo Cezar Seiffert Santos
Resumo | Texto em PDF | pp 169 - 177 | 133 acessos