Volume 9, Número 3

Dezembro de 2014


A INFLUÊNCIA DE UMA OFICINA TEMÁTICA NAS PERCEPÇÕES DE ALUNOS DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL SOBRE O MEIO AMBIENTE
The influence of a workshop theme in student perceptions of early years of elementary education on the environment
Palavras chaves: Educação Ambiental; Oficina temática; Jogos didáticos; Anos Iniciais do Ensino Fundamental.
Keywords: Environmental Education; Thematic Workshop; Educational games; Early years of elementary education.
Autores: Marlise Grecco de Souza Silveira, Marcelli Evans Telles dos Santos, Karoline Goulart Lanes, Eliziane da Silva Dávila, Jeferson Rosa Soares, Robson Luiz Puntel,
Resumo | Texto em PDF | pp 1 - 10 | 461 acessos

SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS PARA A PROMOÇÃO DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA: RELATO DE EXPERIÊNCIA COM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO
Didactic Sequences for Science Literacy: Experience Report with High School Students
Palavras chaves: alfabetização científica, pluralismo metodológico, PIBID, formação inicial
Keywords: scientific literacy, methodological pluralism, PIBID, initial teacher training
Autores: Erik Flavio Vinturi, Rodrigo de Oliveira Vecchi, Aline Iglesias, Natalia Pirani Ghilardi-Lopes.
Resumo | Texto em PDF | pp 11 - 25 | 371 acessos

REPRESENTAÇÕES SOCIAIS NO ENSINO DE QUÍMICA: PERSPECTIVAS DOS ESTUDANTES SOBRE POLUIÇÃO DA ÁGUA.
Social Representations in the Teaching of Chemistry: Students Perspectives on Water Pollution
Palavras chaves: Química, Poluição da Água, Representações Sociais.
Keywords: Chemistry, Water Pollution, Social Representations.
Autores: Carlos Ventura Fonseca
Resumo | Texto em PDF | pp 26 - 43 | 225 acessos

COMPARTILHANDO AÇÕES E PRÁTICAS SIGNIFICATIVAS PARA O ENSINO DE BOTÂNICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Sharing meaningful actions and practices for the Teaching of Botanics in the primary and lower secondary education
Palavras chaves: Ensino de Botânica; Áreas verdes; Propostas alternativas.
Keywords: Teaching of Botanics; Green zones; Alternative methods.
Autores: Cássia Luã Pires de Souza, Eunice Aita Isaia Kindel.
Resumo | Texto em PDF | pp 44 - 58 | 279 acessos

MODELAGEM MATEMÁTICA: APLICAÇÕES DAS FUNÇÕES EXPONENCIAIS EM UM CURSO DE TECNOLOGIA
Mathematical Modeling: Applications of Exponential Functions in a Technology Course
Palavras chaves: Modelagem matemática; funções exponenciais; contexto social.
Keywords: Mathematical modeling; exponential functions; social context.
Autores: Maria Rosana Soares, Guataçara dos Santos Junior, Luiz Alberto Pilatti, Sani de Carvalho Rutz da Silva.
Resumo | Texto em PDF | pp 59 - 69 | 172 acessos

TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO: REFLEXÕES SOBRE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA DE TERMOQUÍMICA
Information technology and communication: Reflections about a didatics sequence of Thermochemistry
Palavras chaves: Ensino de Química; Termoquímica; Tecnologias de Comunicação e Informação (TIC).
Keywords: Teaching of Chemistry; Thermochemistry; Information and Communication Technologies (ICT).
Autores: Janessa Aline Zappe, Inés Prieto Schmidt Sauerwein, Mário Magno.
Resumo | Texto em PDF | pp 70 - 82 | 164 acessos

LEITURA E PRODUÇÃO ESCRITA NO ENSINO DE FÍSICA COMO MEIO DE PRODUÇÃO DE CONHECIMENTOS
Reading and writing production in the Physics education as a means of knowledge production
Palavras chaves: Leitura, Produção Escrita, Leis de Newton, Concepções dos Alunos.
Keywords:
Autores: Joselaine Setlik; Ivanilda Higa.
Resumo | Texto em PDF | pp 83 - 95 | 175 acessos