Editorial:
Nesta edição, a EENCI apresenta diversas novidades. Devido ao número crescente de trabalhos submetidos à revista, embora se mantenha com periodicidade quadrimestral, cada número foi desdobrado em três seções, agregando artigos de naturezas semelhantes. Assim, o número V12(1) corresponde à seção Relatos de Experiências. Nos subsequentes, estarão as seções Técnicas de Ensino - V12(2) - e Ensino Fundamental – V12(3). Em cada seção, haverá uma capa destacando os trabalhos melhor avaliados pelos árbitros da revista. Na presente seção (Relatos) destacam-se três experiências de ensino: um trabalho utilizando diários virtuais coletivos, uma experiência de ensino de radioterapia e outra de estrutura atômica e ligações químicas.
DIÁRIOS VIRTUAIS COLETIVOS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE QUÍMICA: UMA PESQUISA ACERCA DAS ATIVIDADES EXPERIMENTAIS
Collective virtual diaries in the training of Chemistry teachers: a survey on experimental activities
Palavras chaves: formação de professores; experimentação; PIBID
Keywords: teacher training; experimentation; PIBID
Autores: Juliana Cardoso Coelho, Danilo Oliveira do Nascimento de Andrade, Lisiane Regina Kappes, Renato da Silva Custodio, Santiago Francisco Yunes, Fábio Peres Gonçalves
SITUAÇÃO-PROBLEMA SOBRE RADIOTERAPIA NO ENSINO SUPERIOR DE QUÍMICA: CONTEXTOS DE UMA INVESTIGAÇÃO
Problem-Situation Of Radiotherapy In The Teaching Of University Level Chemistry: Contexts Of An Investigation
Palavras chaves: Situação-Problema, Radioterapia, Ensino Superior de Química
Keywords: Problem Situation, Radiotherapy, University Level Chemistry.
Autores: Flávia Cristiane Vieira da Silva, Angela Fernandes Campos, Maria Angela Vasconcelos de Almeida
O RACIOCÍNIO LÓGICO DEDUTIVO EM ATIVIDADES DE GEOMETRIA: UMA INVESTIGAÇÃO COM ESTUDANTES DO ENSINO BÁSICO
The logical reasoning in geometry activities: a research with students from Elementary Education
Palavras chaves: Raciocínio lógico; Silogismos; Ensino de Geometria.
Keywords: Logical Reasoning; Syllogisms; Teaching Geometry.
Autores: Márcio André Martins, Samuel Francisco Huf, Élida Maiara Velozo de Castro, Cibelli Batista Belo
CONTEXTUALIZAÇÃO DO ENSINO DE TERMOQUÍMICA POR MEIO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA BASEADA NO CENÁRIO REGIONAL “QUEIMADAS” COM EXPERIMENTOS INVESTIGATIVOS
Contextualization of termochemistry teaching of a sequence teaching based on regional scene " Burned " with investigatoves experiments
Palavras chaves: Conceitos de Termoquímica. Queimadas. Experimentos investigativos.
Keywords: Thermochemistry concepts. Burned. Investigativing experiments.
Autores: Marisa Borges Lorenzoni, Maria Celina Piazza Recena
CÉLULAS SOLARES: UMA ABORDAGEM EXPERIMENTAL NO ENSINO DE ESTRUTURA ATÔMICA E LIGAÇÕES QUÍMICAS
Solar Cells: an experimental approach in teaching of atomic structure and chemical bonds
Palavras chaves: efeito fotovoltaico, célula solar, estrutura atômica.
Keywords: photovoltaic effect, solar cell, atomic structure.
Autores: Elton Faria de Souza Lima, Marciel Guimarães dos Santos, Gildiberto Mendonça de Oliveira, Wesley Fernandes Vaz, Fausto Oliveira Carvalho
UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE O ENSINO DE TABELA PERIÓDICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA)
An Investigation on teaching Periodic Table in Youth and Adults Education (YAE)
Palavras chaves: Educação para Jovens e Adultos; contextualização; tabela periódica.
Keywords: Education for Youth and Adults; contextualization; periodic table.
Autores: Julianne Ferreira de Lima, Taihana P. Paula, Jorge Cardoso Messeder
TENTATIVA DE CONSTRUÇÃO DE UMA PRÁTICA DOCENTE INTERDISCIPLINAR EM CIÊNCIAS
An attempt of setting an interdisciplinary teaching practice in science
Palavras chaves: Prática Pedagógica Interdisciplinar; Formação de Professores de Ciências; Interdisciplinaridade; Formação do Professor Pesquisador.
Keywords: Interdisciplinary Teaching Practice; Science Teacher Education; Interdisciplinarity; Formation of Researcher Professor.
Autores: Gisele Soares Lemos Shaw, João Batista Teixeira da Rocha
ESPAÇOS EDUCATIVOS NÃO FORMAIS NA PERSPECTIVA DA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS DO MUNICÍPIO DE CASTELO (ES)
Non-formal educational spaces in view of the continuing education for science teachers in the municipality of Castelo (ES)
Palavras chaves: ensino de ciências; espaço não formal; formação continuada.
Keywords: science education; non-formal space; continuing education.
Autores: José Renato de Oliveira Pin, Marcelo Borges Rocha
FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES E UTILIZAÇÃO DE MODELOS E ANALOGIAS: ENTRELAÇANDO CAMINHOS
Initial teacher training and the use of models and analogies: crossing paths
Palavras chaves: modelos, formação inicial, profissionalização docente
Keywords: models, initial training, professionalization
Autores: Analice de Almeida Lima, Suely Alves da Silva, Sandra Rodrigues de Souza
DESCRIÇÃO E ANÁLISE DE OFICINAS SOBRE ATIVIDADES DIDÁTICAS DE FÍSICA MEDIADAS POR RECURSOS TECNOLÓGICOS
Description and analysis of workshops about Didactic Activities of Physics mediated by technological resources
Palavras chaves: Oficina, atividade didática, recurso tecnológico, formação de professores de Física, tecnologias de informação e comunicação.
Keywords: Workshop, didactic activity, technological resource, teacher professional development of Physics, information and communication technologies.
Autores: Josemar Alves, Muryel Pyetro Vidmar, Dioni Paulo Pastorio, Inés Prieto Schmidt Sauerwein, Ricardo Andreas Sauerwein
CIÊNCIA NA COZINHA: ROMPENDO COM AS BARREIRAS DISCIPLINARES
Science in the kitchen: breaking with disciplinary borders
Palavras chaves: educação em ciências, cozinha, interdisciplinaridade, extensão universitária.
Keywords: science education, kitchen, interdisciplinary, university extension.
Autores: Pedro Donizete Colombo Junior, Daniel Fernando Bovolenta Ovigli, Daniervelin Renata Marques Pereira, Tânia Halley Oliveira Pinto, Rafael Salgado Silva
FIVUEM: FÍSICA VIRTUAL NA UNIVERSIDADE EDUARDO MONDLANE
FIVUEM: Virtual physics at the University Eduardo Mondlane
Palavras chaves: práticas, laboratórios, Física, simulação.
Keywords: practices, laboratories, physic, simulation.
Autores: Carlos Abilio. Alejandro Alfonso, Manuel Lázaro Chissico