Volume 12, Número 6

Agosto de 2017


 

Editorial:

É conhecido que o Ensino de Ciências escolar se encontra bastante defasado com relação ao atual desenvolvimento científico acadêmico. Já faz mais de 50 anos que a estrutura em hélice do DNA foi descoberta e a ciência deu um salto em frente no campo da Bioquímica, provocando uma profunda modificação paradigmática no âmbito acadêmico, desde a forma como classificamos as espécies vivas, até como modelamos os processos bioquímicos que regem a dinâmica da vida. Enquanto isso, diversas escolas no mundo adotam uma postura criacionista, proibindo, inclusive, em alguns casos, o ensino da Teoria da Evolução das Espécies. Embora a ciência não deva impor a opção religiosa, é um direito de crianças e jovens saberem qual é a visão da ciência acerca da vida.


CONTRIBUIÇÕES DA HISTÓRIA DA CIÊNCIA PARA A COMPREENSÃO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO ACERCA DA MOLÉCULA DE DNA
SCIENCE HISTORY CONTRIBUTIONS TO THE UNDERSTANDING OF SCIENTIFIC KNOWLEDGE ABOUT THE DNA MOLECULE
Palavras chaves: História da Ciência; DNA; Ensino de Genética.
Keywords: History of Science; DNA; Genetics Teaching.
Autores: Úrsula Raniely Souto, Janaina Roberta dos Santos, Andreia Arantes Borges
Resumo | Texto em PDF | pp 1 - 11 | 301 acessos

TEORIA DA ATIVIDADE E ENSINO DE EVOLUÇÃO
Activity Theory and Teaching of Evolution
Palavras chaves: Cultura; Falta de Interesse; Perspectiva Histórica; Tolerância.
Keywords: Culture; Lack of Interest; Historial Perspective; Tolerance.
Autores: David Figueiredo de Almeida
Resumo | Texto em PDF | pp 12 - 21 | 240 acessos

50 ANOS DE SISTEMÁTICA FILOGENÉTICA: ANÁLISE DO LIVRO FILOGENÉTICA, PRIMEIROS PASSOS E PROSPECÇÕES PARA O ENSINO DE EVOLUÇÃO
50 years of Phylogenetic Systematics: book review of Phylogenetic, first steps and prospections on teaching evolution
Palavras chaves: Classificação biológica; Ensino; Evolução; Sistemática filogenética; Willi Hennig.
Keywords: Biological classification; Education; Evolution; Phylogenetic systematics; Willi Hennig.
Autores: Bruna Klassa, Charles Morphy D. Santos
Resumo | Texto em PDF | pp 22 - 34 | 116 acessos

ARTICULAÇÕES DO EDUCAR PELA PESQUISA COM A TEORIA DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS: UMA PROPOSTA POSSÍVEL PARA O ESPAÇO DA AULA DE QUÍMICA NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO
Articulating Educating through inquiry with the Theory of Social Representations: a possible proposal for the space of Chemistry class at integrated high school
Palavras chaves: Educar pela Pesquisa, Teoria das Representações Sociais, Química, Água.
Keywords: Educating through inquiry, Theory of Social Representation, Chemistry, Water.
Autores: Carlos Ventura Fonseca
Resumo | Texto em PDF | pp 35 - 60 | 144 acessos

AS DIFICULDADES E OS DESAFIOS SOBRE A APRENDIZAGEM DAS LEIS DE MENDEL ENFRENTADOS POR ALUNOS DO ENSINO MÉDIO
Difficulties and challenges on learning Mendel laws for high school students
Palavras chaves: Leis de Mendel; Análise de Conteúdo; Ensino de Genética.
Keywords: Mendels Laws; Content analysis; Genetics Education.
Autores: Carla Karoline Gomes Dutra Borges, Cirlande Cabral da Silva, Andreza Rayane Holanda Reis
Resumo | Texto em PDF | pp 61 - 75 | 148 acessos

INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA NO ENSINO DE CIÊNCIAS PARA SURDOS: SOBRE O CONCEITO DE SUBSTÂNCIA (SIMPLES E COMPOSTA)
Educational intervention in Science teaching to deaf: about the concept of substance (simple and compounds)
Palavras chaves: Intervenção pedagógica; Ensino de ciências; Educação de surdos; Conceitos químicos.
Keywords: Educational intervention; Science education; Deaf education; Chemical concepts.
Autores: Aline Prado de Oliveira, Nislaine Caetano Silva Mendonça, Anna M. Canavarro Benite
Resumo | Texto em PDF | pp 76 - 94 | 152 acessos

A ELABORAÇÃO DE MATERIAIS PARA O ENSINO DE MODELOS ATÔMICOS E DISTRIBUIÇÃO ELETRÔNICA PARA DISCENTE CEGO: PRODUTOS DE UM PROJETO PROBIC-JR
The Development of Materials for The Teaching of Atomic Models and Electronic Distribution for Blind Students: Products of a Probic-Jr Project
Palavras chaves: Inclusão; Cegos; Ensino de Química.
Keywords: Inclusion; Blind; Chemistry Teaching.
Autores: Jomara Mendes Fernandes, Sandra Franco-Patrocínio, Maria Helena Zambelli, Ivoni de Freitas-Reis
Resumo | Texto em PDF | pp 95 - 108 | 172 acessos

MÓBILES ATÔMICOS: UMA PERCEPÇÃO ATÔMICA ATRAVÉS DOS FILTROS DOS SONHOS
Atomic Mobiles: An Atomic Perception through Dream Catchers
Palavras chaves: Ensino de química, experimentação, filtro dos sonhos, modelos atômicos.
Keywords: Atomic Models, chemistry teaching, dream catchers, experiment.
Autores: Vandressa Alves, Edivando Alves
Resumo | Texto em PDF | pp 109 - 120 | 132 acessos

AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM E O ERRO CONSTRUTIVO NO ENSINO DE QUÍMICA
Learning assessment and constructive error in chemical teaching
Palavras chaves: Avaliação da aprendizagem, erro construtivo, ensino de Química.
Keywords: Evaluation of learning, constructive error, Chemistry Teaching.
Autores: Ana Regina Dalmaschio Carrijo, Ana Nery Furlan Mendes
Resumo | Texto em PDF | pp 121 - 137 | 130 acessos

ESTRATÉGIA METACOGNITIVA PARA REPENSAR E RECONHECER CONCEITOS EM LIGAÇÃO IÔNICA
Metacognitive strategy to rethink and recognize concepts on ionic bonding
Palavras chaves: Ensino de química; Estratégia metacognitiva; Ligação iônica; Metacognição.
Keywords: Chemistry teaching, Ionic bond, Metacognition, Metacognitive Strategy.
Autores: Solange Wagner Locatelli, Maísa Helena Altarugio
Resumo | Texto em PDF | pp 138 - 152 | 101 acessos

A UTILIZAÇÃO DE ATIVIDADES EXPERIMENTAIS INVESTIGATIVAS E O USO DE REPRESENTAÇÕES NO ENSINO DE CINÉTICA QUÍMICA
The use of investigative and experimental activities using representations in teaching chemical kinetics
Palavras chaves: Cinética Química, modelos mentais, sequência didática, ensino por investigação.
Keywords: Chemical kinetics, mental models, instructional sequence, teaching by research.
Autores: Natany Dayani de Souza Assai, Leila Inês Follmann Freire
Resumo | Texto em PDF | pp 153 - 172 | 185 acessos

Estratégias utilizadas para o ensino de laboratório de química sanitária em um curso engenharia civil: desafios e oportunidades
Strategies used for sanitary chemical laboratory teaching in a civil engineering course: challenges and opportunities
Palavras chaves: Ensino de engenharia; Aprendizagem; Relacionamento interpessoal.
Keywords: Engineering education; Learning; Interpersonal relationship.
Autores: Claudia de Vilhena Schayer Sabino, Andrea Carla Leite Chaves, Fernando Costa Amaral
Resumo | Texto em PDF | pp 173 - 188 | 49 acessos

APRENDENDO OS CONCEITOS FUNDAMENTAIS DE ISOMERIA A PARTIR DE UMA ATIVIDADE LÚDICA
Learning the fundamental concepts of isomerism based on a ludic activity
Palavras chaves: Lúdico; Ensino de Química; Jogos; Brincadeira.
Keywords: Ludic; Chemistry teaching; games; joking.
Autores: José Ossian Gadelha de Lima, Jessica Rodrigues Sousa
Resumo | Texto em PDF | pp 189 - 200 | 100 acessos

SEQUÊNCIA DIDÁTICA BASEADA NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS PARA A ABORDAGEM DE CINÉTICA QUÍMICA
Sequence teaching based on solving problems for learning chemical kinetics
Palavras chaves: Resolução de problemas, cinética química, ensino médio.
Keywords: Problem solving, chemical kinetics, secondary school.
Autores: Amanda Maria Vieira Mendes Sales, Verônica Tavares Santos Batinga
Resumo | Texto em PDF | pp 201 - 218 | 131 acessos

ANÁLISE DE UMA ATIVIDADE DIDÁTICA DE CIÊNCIAS MEDIADA POR UMA ANALOGIA ENTRE UMA CÉLULA EUCARIONTE E O FUNCIONAMENTO DE UM LABORATÓRIO DE QUÍMICA
Analysis of a science teaching activity mediated by an analogy between an eukaryotic cell and the functioning of a chemical laboratory
Palavras chaves: Analogias; teoria do mapeamento estrutural; ensino de Ciências.
Keywords: Analogies; structural mapping theory; science teaching.
Autores: Fátima de Cássia Oliveira Gomes, Anderson Arthur Rabello, Mariana de Lourdes Almeida Vieira, Alexandre da Silva Ferry, Ronaldo Luiz Nagem
Resumo | Texto em PDF | pp 219 - 230 | 81 acessos

PRÁTICAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS: O USO DAS FRUTAS PARA CONTEXTUALIZAR O ENSINO DE CITOLOGIA
Practices in Science Teaching: Use of Fruits to Contextualize the Cytology Teaching
Palavras chaves: Problematização; Frutas; Célula; Estudo de caso.
Keywords: Problematization; fruits; Cell; Case study.
Autores: Rômulo Hohemberger, Jéssica de Góes Bilar, Renato Xavier Coutinho
Resumo | Texto em PDF | pp 231 - 242 | 147 acessos

O CASO DO ESMALTE E DO ISOPOR: CONTRIBUIÇÕES ÀS ATIVIDADES INVESTIGATIVAS NO ENSINO DE QUÍMICA
The “nail polish and styrofoam” case: contributions to investigative activities in chemistry teaching
Palavras chaves: Experimentação, Investigação, Isopor.
Keywords: Experimentation, Investigation, Styrofoam.
Autores: Erik Ceschini Panighel Benedicto
Resumo | Texto em PDF | pp 243 - 251 | 108 acessos

PROJETO TONS DA TERRA: ENSINANDO CIÊNCIAS E QUÍMICA POR MEIO DA PRODUÇÃO DE TINTA DE TERRA AMAZÔNICA
Shades of earth project: teaching sciences and chemistry through the amazonian earth production
Palavras chaves: Química. Solos da Amazônia. Tinta ecológica. Ensino de química.
Keywords: Chemistry. Soils of the Amazon. Ecological ink. Chemistry teaching.
Autores: Fernanda Tunes Villani, Gyovanni A. Aguiar Ribeiro, Danielle Cristina O. Ferreira, Mauro Melo Costa
Resumo | Texto em PDF | pp 252 - 260 | 90 acessos

PROPOSTA DE UMA SEQUENCIA DIDÁTICA FOCADA NA LEITURA DE TEXTOS E NO JOGO DE SETE ERROS QUÍMICOS PARA O ENSINO DO NÍVEL REPRESENTACIONAL DE QUÍMICA ORGÂNICA
Proposal of a didatic sequence focused on reading texts and seven chemical errors game for teaching of organic chemistry representational level
Palavras chaves: Leitura; atividade lúdica; compostos orgânicos.
Keywords: Reading; playfull activity; organic compounds.
Autores: Edemar Benedetti Filho, Luzia Pires dos Santos Benedetti, Antonio Rogério Fiorucci, Jonas da Silva Mota, Edimara Cantú de Pinho
Resumo | Texto em PDF | pp 261 - 278 | 100 acessos

ENSINO DE ZOOLOGIA: PERCEPÇÃO DE ALUNOS E PROFESSORES EM ESCOLA DE ENSINO BÁSICO SOBRE FAUNA EDÁFICA
The Teaching of Zoology: Perception of Students and Teachers in a High School about Edaphic Fauna
Palavras chaves: Ensino-aprendizagem. Invertebrados do Solo. Metodologias.
Keywords: Teaching-learning. Soil Invertebrates. Methodologies.
Autores: Neyla Cristiane Rodrigues de Oliveira, Janete Diane Nogueira Paranhos
Resumo | Texto em PDF | pp 279 - 291 | 164 acessos