Editorial:
A leitura, interpretação e a expressão textual são elementos fundamentais no processo de ensino-aprendizagem. Com a área de Ciências esse fato não é diferente. Habilidades cognitivas como a resolução de problemas estão acopladas com a arte de ler e escrever bem. Contudo, não somente a competência em lidar com textos literais, mas também com a expressão através de imagens. Alguns trabalhos presentes nesse número procuram explorar a interface entre essas habilidades e o Ensino de Ciências. Outro ponto a se destacar deste número da EENCI é a diversidade de recursos metodológicos para o ensino básico. Diversas iniciativas de professores e pesquisadores da área têm oferecido experiências cada vez mais ricas para o ensino contextualizado de ciências, que podem contribuir para a melhoria da delicada situação da educação do país. Inspiremo-nos!
A PRODUÇÃO DE TEXTOS COMO RECURSO METODOLÓGICO PARA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NAS AULAS DE QUÍMICA ORGÂNICA
The production of texts as a methodological resource for problem solving in Organic Chemistry classes
Palavras chaves: Ensino de Química; habilidades cognitivas; CTSA; resolução de problema.
Keywords: Teaching of Chemistry; cognitive skills; STSE; resolution of problems.
Autores: Caroline Gomes Fernandes, Rita de Cássia Suart e Josefina Aparecida de Souza
ANÁLISE DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA SOBRE MICRORGANISMOS SOB A PERSPECTIVA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA
Analysis of a Didactic Sequence on Microorganisms under the Meaningful Learning Perspective
Palavras chaves: Aprendizagem Significativa; Microrganismos; Sequencia Didática
Keywords: Meaningful Learning; Microorganisms; Didactic Sequence
Autores: Liliam Amanda Baggio e Álvaro Lorencini Júnior
OFICINAS DE SAÚDE E SEXUALIDADE COM TRABALHADORAS(ES) TERCEIRIZADAS(OS) DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL DA BAHIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Health and sexuality workshops with outsourced workers of the Federal University of Southern Bahia: an experience report
Palavras chaves: educação em ciências, ensino de saúde, saúde sexual.
Keywords: science education, health teaching, sexual health.
Autores: Anna Elize de Ferraz Knezevic, Anna Raquel Nunes Sanchez, Ericleide de Jesus Oliveira, Maiana Ferraz Santos Silva, Marcela Silva Santos, Isabel Cristina Belasco e Jaílson Santos de Novais
DO CASAMENTO ENTRE ARTE E CIÊNCIA AOS ENLACES DA PALAVRA E IMAGEM NAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS
From marriage between art and science to the links among word and image in ghaphic novels
Palavras chaves: Interdisciplinaridade; Linguagem visual e verbal; Estruturação sequencial.
Keywords: Interdisciplinarity; Visual and verbal language; Sequential structuring.
Autores: Letícia Jorge e Luiz O. Q. Peduzzi
ARTE E CIÊNCIAS NA ESCOLA DO CAMPO: EXPERIÊNCIAS A PARTIR DA CONSTRUÇÃO DE UMA ILHA INTERDISCIPLINAR DE RACIONALIDADE
Art and Sciences in the field school: experiences from the construction of an Interdisciplinary Island of Rationality
Palavras chaves: Interdisciplinaridade; Contextualização; Ensino.
Keywords: Interdisciplinarity; Contextualization; Teaching.
Autores: Camila Juraszeck Machado, Aafke Marjan de Jager de Liz, Jaqueline Silva dos Anjos, Awdry Feisser Miquelin, Danislei Bertoni e Rosemari Monteiro Castilho Foggiatto Silveira
ILHA INTERDISCIPLINAR DE RACIONALIDADE: UM OLHAR PARA O LIXO NA NOOSFERA CAMPEIRA
Interdisciplinary island of rationality: a look at the garbage in the noosfera campeira
Palavras chaves: Cidadania, Ilhas Interdisciplinares de Racionalidade, Ensino de Ciências, Alfabetização Científica e Tecnológica.
Keywords: Citizenship, Interdisciplinary Rationality Islands, Science Teaching, Scientific and Technological Literacy.
Autores: Adriana Cachutski Tramontin, Sanny Carla Duarte, Awdry Feisser Miquelin e Danislei Bertoni
NANOTECNOLOGIA NA ESCOLA: POSSIBILIDADES E DESAFIOS
Nanotechnology at school: possibilities and challenges
Palavras chaves: Nanotecnologia; Divulgação científica; Ensino de Química.
Keywords: Nanotechnology; Scientific communication; Chemistry Education.
Autores: Lee Jing, Lee Ning, Lee J. Yun, Kathia M. Honorio, Fabiana Curtopassi Pioker, Agnaldo Arroio, Simone Alves de Assis Martorano e Miriam Sannomiya
ANÁLISE EPISTEMOLÓGICA DAS PROPOSTAS DE ATIVIDADES EXPERIMENTAIS DO CAPÍTULO “SOLUÇÕES” DOS LIVROS DIDÁTICOS DE QUÍMICA PNLEM 2018
Epistemological analysis of the proposals of experimental activities of the chapter "Solutions" of the teaching books of Chemistry PNLEM 2018
Palavras chaves: Livro didático. Ensino de Química. PNLD. Análise epistemológica. Atividades experimentais.
Keywords: Textbook. Chemistry teaching. PNLD. Epistemological analysis. Experimental activities.
Autores: Jean Pscheidt Weiss e Marcelo Lambach
EMPREGO DO EXTRATO DE BRASSICA OLERACEA L. COMO INDICADOR ALTERNATIVO DE pH EM TITULAÇÕES ÁCIDO-BASE: UMA ATIVIDADE EXPERIMENTAL INTEGRADORA PARA O ENSINO DE QUÍMICA
Employment of Brassica oleracea L. extract as an alternative indicator of pH in acid-base titration: an integrative experimental activity for the teaching of Chemistry
Palavras chaves: Repolho roxo; Indicador de pH natural; Volumetria de neutralização; Ensino da Química.
Keywords: Purple cabbage; Natural pH indicator; Neutralization Titration; Chemistry teaching.
Autores: Vanessa Machado da Silva Santos, Tatiana Brescovites Matias, Sandra Inês Adams Angnes Gomes, Edneia Durli Giusti e João Paulo Stadler
SITUAÇÃO DE ESTUDO NO ENSINO DE CINÉTICA QUÍMICA: POSSIBILIDADES A PARTIR DE UMA ABORDAGEM HISTÓRICA
Study Situation in the teaching of Chemical Kinetics: possibilities from a historical approach
Palavras chaves: Estágio Supervisionado. Situação de Estudo. Cinética Química. Ensino e Aprendizagem.
Keywords: Supervised Internship. Study Situation. Chemical Kinetics. Teaching and learning.
Autores: Marcos Antônio Gatto, Enio de Lorena Stanzani e Ana Paula Hilário Gregório
UMA ESTRATÉGIA DE JOGO NA EDUCAÇÃO BÁSICA: O USO DA HISTÓRIA DOS ELEMENTOS QUÍMICOS E DA TABELA PERIÓDICA DE MENDELEEV PARA DISCUTIR CONCEITOS CONTEMPORÂNEOS
A game strategy in basic education: the use of the history of the chemical elements and Mende-leevs periodic table to discuss contemporary concepts
Palavras chaves: Mendeleev; origem dos elementos químicos; jogos; educação básica.
Keywords: Mendeleev; origin of the chemical elements; games; basic education.
Autores: Alan Alves-Brito e Neusa T. Massoni
A ABORDAGEM HISTÓRICA DA QUÍMICA: UMA ATIVIDADE DO SUBPROJETO DE QUÍMICA DO PIBID/UEMS
A Historical Approach to Chemistry: An activity of Chemistry subproject of PIBID/UEMS
Palavras chaves: História da Química; concepções de ciência; PIBID.
Keywords: History of Chemistry; conceptions of science; PIBID.
Autores: Marlon Gonçalves Gauna, Edemar Benedetti Filho e Antonio Rogério Fiorucci
O SUCO DE AÇAÍ COMO FONTE GERADORA DE ELETRICIDADE: UMA ABORDAGEM DAS CIÊNCIAS NATURAIS COMO APLICAÇÃO EM SALA DE AULA
The Açaí Juice as a Generating Source of Electricity: A Natural Science Approach as a Classroom Application
Palavras chaves: Açaí, benefícios e processo de eletrólise.
Keywords: Acai, benefits and electrolysis process.
Autores: José Francisco da Silva Costa, Cristiane Gomes Moraes, Yvens Martins Cordeiro, Alessandre Sampaio da Silva, Joana Darc Carneiro, Ronaldo Ribeiro e Sebastião Siqueira Cordeiro
PILHAS E BATERIAS: DESENVOLVIMENTO DE OFICINA TEMÁTICA PARA O ENSINO DE ELETROQUÍMICA
Dry Cells dnd Batteries: Development of the Thematic Workshop for the Education of Electrochemistry
Palavras chaves: Eletroquímica. Oficina Temática. CTSA.
Keywords: Electrochemistry. Thematic Workshop. STSE.
Autores: Rogério Pacheco Rodrigues, Flávia Fernanda Alves da Silva, Waldiclécio Ribeiro Farias, Denise Medeiros Faria, Lucas Miranda Vieira e Erika Crispim Resende
UMA UEPS COM ENFOQUE CTSA NO ENSINO DE FÍSICA: GERAÇÃO, PRODUÇÃO E CONSUMO DE ENERGIA ELÉTRICA
A PMTU with CTSA approach in physics education: generation, production and consumption of electrical energy
Palavras chaves: UEPS; CTSA; Ensino de Física.
Keywords: PMTU; STSE; Teaching Physics.
Autores: Cristiane Hammel, Ricardo Yoshimitsu Miyahara e Sandro Aparecido dos Santos
PRÁTICAS DE METODOLOGIAS ATIVAS DE APRENDIZADO BASEADAS EM PROBLEMAS, PARA A ABORDAGEM DA ENERGIA SOLAR FOTOVOLTAICA NO ENSINO DE CIÊNCIAS
Practices of active problem-based learning methodologies for the approach of photovoltaic solar energy in the teaching of science.
Palavras chaves: energia, fotovoltaica, ensino, ciências.
Keywords: energy, photovoltaics, teaching, science.
Autores: Daniel Mendonça e Geraldo Lúcio Tiago Filho
A ELETRICIDADE A PARTIR DO ENSINO POR INVESTIGAÇÃO: UMA EXPERIÊNCIA DIALÓGICA NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES
Electricity from Research Teaching: a Dialogical Experience in Continued Teacher Training
Palavras chaves: Ensino por Investigação; Práticas Pedagógicas; Formação Continuada.
Keywords: Investigative Teaching; Pedagogical Practices; Continuing Education.
Autores: Sabrina Eleutério Alves, Silvia Martins e Nilva Lúcia Lombardi Sales
PROMOVENDO A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA ATRAVÉS DE OFICINAS PEDAGÓGICAS SOBRE ATMOSFERA, EFEITO ESTUFA E AQUECIMENTO GLOBAL
Promoting scientific literacy through educational workshops about atmosphere, greenhouse effect and global warming
Palavras chaves: Ensino de Ciências; Alfabetização Científica; Oficinas pedagógicas; Efeito estufa; Aquecimento Global.
Keywords: Science Teaching; Scientific Literacy; Educational workshops; Greenhouse effect; Global warming.
Autores: Rafael Gomes Cunha e Micaías Andrade Rodrigues
ENSINO DE FÍSICA POR PROJETO: O ESTUDO DE TERMOLOGIA EM SALA DE AULA FAVORECENDO A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA
Teaching Physics through Projects: The Study of Thermal Physics in class in order to promote scientific learning
Palavras chaves: Ensino de Física; metodologia de projetos; termologia; alfabetização científica.
Keywords: Learning Physics; project methodology; thermal science; scientific learning.
Autores: Maria Emilia Faria Seabra e Antônio Marcelo Martins Maciel
EXPERIMENTAÇÃO EM CIÊNCIAS COM O USO DE UM MICROSCÓPIO ARTESANAL E CORANTE ALTERNATIVO
Experimentation in science with the use of a handmade microscope and alternative staining
Palavras chaves: Aulas práticas, microscopia, coloração de material biológico.
Keywords: Practical classes, microscopy, biological material staining.
Autores: José Junio da Silva, Solma Lúcia Souto Maior de Araújo Baltar e Maria Lusia de Morais Belo Bezerra
A IMPLEMENTAÇÃO DE UMA SEQUÊNCIA DE ENSINO INVESTIGATIVA E O REPENSAR DA PRÁTICA DOCENTE
The process of implementing a sequence of investigative education and the rethinking of the teaching practice
Palavras chaves: Ensino de física, Ensino de ciências por investigação, Prática docente.
Keywords: Physics teaching, Scientific inquiry teaching, Teacher practice.
Autores: Giovane Pereira Rodes, Mirian do Amaral Jonis Silva e Junia Freguglia Machado Garcia
FÍSICA MÁGICA: UMA MANEIRA DIVERTIDA DE APRESENTAR A FÍSICA PARA ALUNOS DA ALFABETIZAÇÃO
MAGICAL PHYSICS: A FUNNY WAY TO PRESENT PHYSICS FOR LITERACY STUDENTS
Palavras chaves: Física para crianças, alfabetização, Física e recreação.
Keywords: Physic for children, Literacy, Physics and recreation
Autores: Letícia Maria de Oliveira e Nivaldo Moreira de Oliveira
SEQUÊNCIA DE ENSINO INVESTIGATIVO EM UM CLUBE DE CIÊNCIAS: O PROBLEMA DA ÁGUA QUE NÃO DERRAMA
The sequence of investigative teaching in a club of sciences: the problem of water that does not spill
Palavras chaves: Ensino de Ciências; Experimentação Investigativa; Clube de Ciências.
Keywords: Science teaching; Investigative Experimentation; Science Club.
Autores: Antonia Ediele de Freitas Coelho e João Manoel da Silva Malheiro
A EXPERIMENTAÇÃO INVESTIGATIVA COMO POSSIBILIDADE DIDÁTICA NO ENSINO DE MATEMÁTICA: O PROBLEMA DAS FORMAS EM UM CLUBE DE CIÊNCIAS
The investigative experimentation as didactic possibility in the teaching of Mathematics: The problem of forms in a Science Club
Palavras chaves: Educação Matemática. Experimentação Investigativa. Clube de Ciências.
Keywords: Mathematics Education. Investigative Experimentation. Science Club.
Autores: Willa Nayana Corrêa Almeida e João Manoel da Silva Malheiro
INVERTEBRADOS BENTÔNICOS MARINHOS E O USO DIDÁTICO DO CORDEL: DIALOGANDO SABERES
Marine Benton Invertebrates and Cordels Didactic use: Talking Knowledge
Palavras chaves: Abordagem educativa, conhecimentos, cultura.
Keywords: Educational approach, knowledge, culture.
Autores: Mirlene Kelly Ferro da Silva Lima e Hilda Helena Sovierzoski
USO DA EXPERIMENTAÇÃO EM AULAS DE CIÊNCIAS NO SÉTIMO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: DESENVOLVENDO O PENSAMENTO CIENTIFICO
Use of experimentation in science classes in the seventh year of fundamental education: developing scientific thinking
Palavras chaves: Experimentação; Pensamento científico; Ensino fundamental.
Keywords: Experimentation; Scientific Thinking; Middle school.
Autores: Natália Carvalho Rosas Quinquiolo
O “MISTERIOSO” UNIVERSO DOS FUNGOS E O ENSINO DE CIÊNCIAS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
The "Mysterious" Universe of Fungi and the Teaching of Sciences: a Report of Experience
Palavras chaves: História da Ciência; Ensino de Biologia; Micologia
Keywords: History of Science; Teaching of Biology; Mycology
Autores: Viviane dos Anjos Silva, Gisely da Silva Santos, Ludmylla Ferreira de Souza Rodrigues e Simone Sendin Moreira Guimarães
UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA SOBRE DENGUE DESENVOLVIDA NO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
A Didactic Sequence on dengue developed in the 5thYear of Elementary Education
Palavras chaves: Sequência didática, dengue, anos iniciais do ensino fundamental, ensino de ciências.
Keywords: Didactic sequence, dengue, elementary school, science education.
Autores: Silvana Roberto, Fernando J. da Paixão e Jorge Megid Neto
RESGATE DO CONHECIMENTO POPULAR SOBRE PLANTAS MEDICINAIS E SUA APLICAÇÃO NA CONSTRUÇÃO DE UM HERBÁRIO DIDÁTICO POR DISCENTES DE CURSO TÉCNICO EM MEIO AMBIENTE
Rescue of the popular knowledge on medicinal plants and its application in the construction of a didactic herbal by students of Technical Course in Environment
Palavras chaves: Plantas medicinais; Conhecimento tradicional; Saúde humana e animal; Amapá.
Keywords: Medicinal plants, traditional knowledge, human and animal health, Amapá.
Autores: Jefferson A. Brito, Argemiro Sanavria, João Batista R. Abreu, Gilmar F. Vita, Carolina M. Ribeiro, Danielly L. Carrão, Joice A. R. Vilela e Emerson L. Bessa
A PESCA DOS IKPENG COM CIPÓ TIMBÓ-AÇU: ELEMENTOS DA CULTURA E DA NATUREZA QUE PODEM SER UTILIZADOS NO ENSINO DE CIÊNCIAS
Ikpeng fishing with timbó-açu vine: elements of culture and nature that can be used in science teaching
Palavras chaves: Aspectos científicos, ensino de ciências, cultura indígena.
Keywords: Scientific aspects, teaching of sciences, indigenous culture.
Autores: Kavisgo Txicão e Marcelo Franco Leão
COLABORAÇÃO DA COMUNIDADE NA ORGANIZAÇÃO DE UMA PROPOSTA ESCOLAR PARA OS ÚLTIMOS ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL - O PAPEL DAS ENTREVISTAS
Collaboration of the Community in the Organization of a School Proposal for the Last Years of Elementary School - the Role of Interviews
Palavras chaves: Ensino Fundamental II; Física; Usina hidroelétrica; Entrevistas.
Keywords: Elementary School; Physics; Hydroelectric Power Plant; Interviews.
Autores: Adriano Marcus Stuchi e Maria José P. M. de Almeida
A REPROVAÇÃO NAS DISCIPLINAS DE FÍSICA DA ENGENHARIA CAUSADA PELA AUSÊNCIA DE BASES MATEMÁTICAS NOS ENSINOS FUNDAMENTAL E MÉDIO
The Reprovation in the Disciplines of Engineering Physics Caused by the Absence of Mathematical Bases in Fundamental and Average Teachings
Palavras chaves: reprovação em física, matemática básica, evasão na engenharia
Keywords: failure in physics, basic mathematics, engineering evasion
Autores: Lúcio Ângelo Vidal e Cristiano Rocha da Cunha
COMPARAÇÃO ENTRE O MODELO DA SALA DE AULA INVERTIDA E O MODELO TRADICIONAL NO ENSINO DE MATEMÁTICA NA PERSPECTIVA DOS APRENDIZES
Comparison between the inverted classroom model and the traditional model in mathematics teaching in the apprentice perspective
Palavras chaves: Sala de aula invertida; ensino; aprendizagem; matemática.
Keywords: Inverted classroom; teaching; learning; mathematics.
Autores: Ernane Rosa Martins, Luís Manuel Borges Gouveia, Ulisses Rodrigues Afonseca e Wendell Bento Geraldes
PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DE GRADUAÇÃO DO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DE UMA UNIVERSIDADE DO SEMIÁRIDO NORDESTINO
Perception of Undergraduate Students of the Biological Sciences Course of a University of the Northeastern Semi-arid
Palavras chaves: prática pedagógica, didática, formação docente.
Keywords: pedagogical practice, teaching, teacher training.
Autores: José Luiz Barbalho de Mendonça, Valdir Alves de Mendonça, Maisa Clari Barbalho de Mendonça e Francisco Fábio Mesquita Oliveira
A EXPERIÊNCIA DE ENSINAR E APRENDER NO PIBID: O ENSINO DE CIÊNCIAS E DA BIOLOGIA
A Teaching Experience and Learn in Pibid: The Science Education and Biology
Palavras chaves: Ensino de Ciências e Biologia. Formação Docente. PIBID.
Keywords: Science and biology teaching. Teacher Training. PIBID.
Autores: Géssica Oliveira Bezerra e Lúcia Gracia Ferreira