Volume 12, Número 3
Abril de 2017
Editorial:
Esta edição corresponde ao primeiro número dedicado à seção Ensino Fundamental da EENCI. Apesar da condição atual de favorecimento da educação em todos os níveis, é crescente a preocupação dos professores e pesquisadores com o ensino de Ciências no Nível Fundamental. Aproveitando o título de um dos artigos presentes neste número, poderíamos nos perguntar: por que não ensinar tópicos avançados de Ciências, como Cosmologia, Bioquímica e Mecânica Quântica para crianças? Na seção Ensino Fundamental, serão apresentados relatos de diversas experiências de ensino de Ciências para estudantes nesse nível de escolarização.
NATUREZA DA CIÊNCIA NO ENSINO FUNDAMENTAL: POR QUE NÃO?
Nature of Science in the basic school: Why not?
Palavras chaves: Ensino Fundamental; Ensino da Natureza da Ciência; Cientista.
Keywords: Basic school; Teaching of the Nature of Science; Scientist.
Autores: Marcyelma Laise Santos Silva, Boniek Venceslau da Cruz Silva, Hermano Ribeiro de Carvalho, Lucas Albuquerque do Nascimento
O USO DAS TECNOLOGIAS CONTEMPORÂNEAS COMO RECURSO PEDAGÓGICO PARA AS AULAS DE CIÊNCIAS
Use technology as contemporary educational resource for the classes of sciences
Palavras chaves: Ciências; Projeto de ensino; Tecnologias; Sociedade.
Keywords: Sciences; Teaching project; Technology; Society.
Autores: Samuel Molina Schnorr, Carla Gonçalves Rodrigues, Camila Alvez Islas
EXPERIMENTOS INVESTIGATIVOS A PARTIR DA TEMÁTICA REFRIGERANTE NO ENSINO DE CIÊNCIAS
Investigative experiments with the theme soft drink in science teaching
Palavras chaves: Química; Experimentos Investigativos; Refrigerante.
Keywords: Chemistry; Investigative experiment; Soft drink.
Autores: Juliana Romero de Mendonça, Dulcimeire Ap. Volante Zanon
"SAÚDE E CIDADANIA: OS SENTIDOS DO CORPO": ANÁLISE DE UMA ATIVIDADE EDUCATIVA MEDIADA PELAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
"Health and Citizenship: the Body Senses": Analysis of an Educational Activity Mediated by Information and Communication Technologies
Palavras chaves: Educação em saúde; Corpo humano; TDIC
Keywords: Health education; Human body; ICT
Autores: Camila Bezerra de Araujo, Rafaela Ferreira dos Santos, Taís Rabetti Giannella
FERRAMENTAS ÚTEIS PARA O APRENDIZADO EM SOLOS DE ESTUDANTES DO QUARTO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Useful Tools for Learning in Soil of Fourth Year Students in Elementary School
Palavras chaves: Educação em Solos; Ensino de Solos; Educação Ambiental; Aprendizagem Significativa.
Keywords: Soil Education; Soil Teaching; Environmental Education; Meaningful Learning.
Autores: Mirla Andrade Weber, Jéssica Silveira França, Bruno Moreira Felippe, Josiane Martins Flores, Leandro Homrich Lorentz, Frederico Costa Beber Vieira
INVESTIGAÇÃO COMO PRINCÍPIO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS DOS ANOS INICIAIS
Research as a Principle in the Formation of Science Teachers in the Early School Years
Palavras chaves: educar pela pesquisa; alfabetização científica; ensino de Física; formação de professores.
Keywords: education through research; scientific literacy; Physics teaching; teacher training.
Autores: José Francisco Flores, João Bernardes da Rocha Filho, José Luis Schifino Ferraro
COMPREENSÃO DOS ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL I SOBRE ESTRUTURA E FUNCIONALIDADE MICRO-ORGANISMOS/CÉLULAS
The understanding of Elementary School Students I about structure and Micro-organisms/cell Functionality
Palavras chaves: Conhecimento espontâneo; Conhecimento científico; Micro-organismos/células; Ensino Fundamental.
Keywords: Historic-cultural theory; Spontaneous knowledge; Scientific knowledge; Microorganisms/cells; Elementary school.
Autores: Darcy Ribeiro de Castro, Nelson Rui Ribas Bejarano