Volume 12, Número 8

Dezembro de 2017


 

Editorial:

O processo de inclusão de deficientes auditivos e visuais no ambiente escolar exige uma reformulação nos métodos de ensino normalmente utilizados, o que requer a busca por novos teóricos que elucidem estratégias adequadas a esse desafio. É nesse âmbito que se insere a obra do neurocientista chileno Francisco Varela com o conceito de Enação. Tal conceito joga novas luzes sobre os processos utilizados por qualquer ser humano para aprender, no contexto de um mundo em que, a cada dia que passa, há novas coisas a ensinar, como as mudanças climáticas globais e a ciência forense.


A OBRA DE FRANCISCO VARELA COMO UMA TEORIA DE APRENDIZAGEM: UMA EXPERIÊNCIA DE ENSINO COM UM ESTUDANTE COM DÉFICIT DE APRENDIZAGEM
Francisco Varela s Work as a Learning Theory: A Teaching Experience with a Student with Learning Deficit
Palavras chaves: Aprendizagem, Ensino de Ciências, enação, acoplamento estrutural.
Keywords: Learning, science teaching, enaction, structural coupling.
Autores: Iramaia Jorge Cabral de Paulo, Sérgio Roberto de Paulo e Zeina A. Arruda
Resumo | Texto em PDF | pp 1 - 13 | 245 acessos

ATIVIDADE EXPERIMENTAL DE QUÍMICA PARA UMA TURMA INCLUSIVA COM UM ESTUDANTE CEGO: A IMPORTÂNCIA DO ESTUDO DO CONTEXTO
Experimental chemistry activity for an inclusive classroom with a blind student: the importance of context study
Palavras chaves: inclusão escolar, ensino de Química, experimentação, interação.
Keywords: school inclusion, chemistry teaching, experiment, interaction.
Autores: Nayara Nogueira Soares Marra, Regina Célia Passos Ribeiro de Campos, Nilma Soares da Silva e Fabiana Silva Zuttin Cavalcante
Resumo | Texto em PDF | pp 14 - 30 | 256 acessos

UMA UNIDADE DE ENSINO DE ÓPTICA GEOMÉTRICA PARA SURDOS E OUVINTES
Teaching Unit of the Optical Geometrical for Deaf and Hearer
Palavras chaves: Ensino de Física, Surdez, Óptica Geométrica
Keywords: Physics teaching, Inclusion Education, Geometrical Optics
Autores: Lucas Teixeira Picanço e João dos Santos Cabral Neto
Resumo | Texto em PDF | pp 31 - 48 | 158 acessos

ACIDIFICAÇÃO DOS OCEANOS EM UM SOPRO: PRÁTICA EDUCACIONAL PARA CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTO DAS MUDANÇAS GLOBAIS
Acidification of the oceans in a breath: teaching practice to build knowledge of global changes
Palavras chaves: Construção do conhecimento; acidificação marinha; ciclo do carbono; mudanças globais; metodologia educacional.
Keywords: Construction of knowledge; marine acidification; carbon cycle; global changes; educational methodology.
Autores: Carlos A. Ramos e Silva, Thaise M. Senez, Estefan M. da Fonseca, Humberto Marotta Ribeiro, José A. Baptista Neto e Raimundo Damasceno
Resumo | Texto em PDF | pp 49 - 65 | 169 acessos

ESTUDANDO A FÍSICA DO EFEITO ESTUFA NO 9º ANO: UMA ABORDAGEM VISANDO A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA
Studying physics of greenhouse in 9th year: approach aimed meaningful learning
Palavras chaves: Ensino de Física; Ensino Fundamental; Aprendizagem Significativa; Unidade de Ensino Potencialmente Significativa; Efeito Estufa.
Keywords: Physics Teaching; Elementary School; Significant Learning; Potentially Significant Teaching Unit; Greenhouse effect.
Autores: Jefferson Adriano Neves, Iraziet da Cunha Charret e Sylvestre Aureliano Carvalho
Resumo | Texto em PDF | pp 66 - 87 | 198 acessos

A CIÊNCIA FORENSE COMO METODOLOGIA ATIVA NO ENSINO DE CIÊNCIAS
Forensic science as an active methodology in science teaching
Palavras chaves: Ensino de Ciências. Ciência Forense. Interdisciplinaridade.
Keywords: Science education. Forensic Science. Interdisciplinarity.
Autores: Matheus Poletto
Resumo | Texto em PDF | pp 88 - 100 | 302 acessos

ATIVIDADES COMPUTACIONAIS E EXPERIMENTAIS PARA O ESTUDO DA INDUÇÃO ELETROMAGNÉTICA COM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO
Computational and experimental activities for the study of electromagnetic induction with high school students
Palavras chaves: Atividades computacionais; Atividades experimentais; Ensino de Física.
Keywords: Computer activities; Experimental activities; Teaching Physics.
Autores: José Jorge Vale Rodrigues e Italo Gabriel Neide
Resumo | Texto em PDF | pp 101 - 120 | 135 acessos

UMA UEPS PARA O ENSINO DOS ESPELHOS ESFÉRICOS
An UEPS to learning spherical mirrors
Palavras chaves: UEPS, Aprendizagem Significativa, Espelhos Esféricos, Óptica Geométrica.
Keywords: UEPS, meaningful learning, spherical mirrors, optics.
Autores: André Luís Miranda de Barcellos Coelho, Cézar Borges Teixeira, Fábio de Oliveira e Samara Leite Brito Meira
Resumo | Texto em PDF | pp 121 - 140 | 112 acessos

O USO DA MATEMÁTICA EM ATIVIDADES DE MODELAGEM MATEMÁTICA: UMA PESQUISA NO ENSINO MÉDIO
Mathematical use in mathematical modelling activities: a high school research
Palavras chaves: Educação Matemática, Modelagem Matemática, Currículo de Matemática, Ensino Médio.
Keywords: Mathematics Education, Mathematical Modelling, Mathematical Curriculum, High School.
Autores: Ariane Cristina Laurentino, Bianca de Oliveira Martins, Bárbara N Palharini Alvim Sousa Robim e Rudolph dos Santos Gomes Pereira
Resumo | Texto em PDF | pp 141 - 152 | 74 acessos

METODOLOGIAS ATIVAS APLICADAS NO ENSINO DE GEOPROCESSAMENTO
Active methodologies in teaching geoprocessing
Palavras chaves: Metodologias ativas, problemas, Geoprocessamento.
Keywords: Active methodologies, problems, Geoprocessing.
Autores: Eliane Maria Vieira
Resumo | Texto em PDF | pp 153 - 162 | 125 acessos

EXPERIMENTAÇÃO: ANÁLISE DE CONTEÚDO DOS LIVROS DIDÁTICOS DE BIOLOGIA DO ENSINO MÉDIO (publicados no período de 2003 a 2013)
Experimentation: contet analisys of Biology Textbooks to High School (2003-2013)
Palavras chaves: Livro Didático. Ensino de Biologia. Modalidades Didáticas.
Keywords: Textbooks; Biology Teaching; Teaching methods.
Autores: Divaniella de Oliveira Lacerda e Francisco José Pegado Abílio
Resumo | Texto em PDF | pp 163 - 183 | 133 acessos

ESMALTE DE UNHAS: UMA TEMÁTICA PARA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO QUÍMICO DE FUNÇÕES ORGÂNICAS
Nail polish: a theme for the construction of chemical knowledge of organic functions
Palavras chaves: Esmalte de unhas; Funções orgânicas; Cosméticos.
Keywords: Nail polish; Organic functions; Cosmetics.
Autores: Michele Tamara Reis, Mara Elisa Fortes Braibante e Ana Carolina Gomes Miranda
Resumo | Texto em PDF | pp 184 - 196 | 122 acessos

ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS INTEGRADAS PARA O ENSINO DE QUÍMICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA)
Integrated pedagogical strategies for the teaching of chemistry in youth and adults education (EJA)
Palavras chaves: Sequência Didática, Mapas Conceituais, Ensino de Química, Resolução de problemas.
Keywords: Didactic Sequence; Concept Maps; Teaching of Chemistry; Problem Solving.
Autores: Natália de Jesus Silva, Luis Fernando Chagas Sobrinho, Gisele da Silveira Lemos, Sergio Luiz Bragatto Boss, Júlio César Castilho Razera, Maria Nilsa Silva Braga, Nemésio Matos de Oliveira Neto, Baraqu
Resumo | Texto em PDF | pp 197 - 214 | 119 acessos

DIALOGIA NO ENSINO DE QUÍMICA: REFLEXÕES DE UMA EXPERIÊNCIA
The dialogic method in teaching chemistry: reflections about an educational experience
Palavras chaves: Docência; Dialogia; Construção de Conceitos.
Keywords: Teaching; Dialogic; Construction of Educational Concepts.
Autores: Leidelaine Sérgio Peruce, Letícia Perucci de Lima, Thamires Lana e Silva, Kerley dos Santos Alves, Sheila Alves de Almeida, Maria Alzira Diniz Almeida e Ângela Leão Andrade
Resumo | Texto em PDF | pp 215 - 226 | 90 acessos

EDUCAÇÃO EM SAÚDE NA ESCOLA: PLANO DE INTERVENÇÃO ESCOLAR PARA DEBATER INFECÇÕES SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS NO ENSINO MÉDIO
Health Education at School: Action Plan for School to debate Sexually Transmissible Infections in Secondary Education
Palavras chaves: Educação em Saúde; Intervenção escolar; Infecções Sexualmente Transmissíveis; Saúde Escolar; Educação em Ciências.
Keywords: Health education; School intervention; Sexually Transmitted Infections; School Health; Science Education.
Autores: Athyla Caetano, Sidnei Quezada Meireles Leite e Caroline Azevedo Rosa
Resumo | Texto em PDF | pp 227 - 238 | 91 acessos

MATERIAIS DIDÁTICOS DE BOTÂNICA CRIPTOGÂMICA MUITO ALÉM DOS LIVROS: ENTRELAÇANDO OS SABERES NA GRADUAÇÃO
Didactic materials of cryptogrammic botany very beyond the books: transferring the knowledge in the graduation
Palavras chaves: Herbário; Planta criptogâmica; Coleção didática; Aulas de campo.
Keywords: Herbarium; Cryptogamic plant; Didactic Collection; Field lessons.
Autores: Janaína Vital de Albuquerque e Eliete Lima de Paula Zárate
Resumo | Texto em PDF | pp 239 - 249 | 84 acessos

SOBRE O USO DE UMA COLEÇÃO ENTOMOLÓGICA COMO FERRAMENTA DIDÁTICA NO ENSINO MÉDIO NOTURNO E A PERCEPÇÃO DE FATORES QUE INFLUENCIAM O BAIXO RENDIMENTO ESCOLAR
On the use of an entomological collection as a didactic tool in nighttime high school and the perception of factors influencing low scholar performance
Palavras chaves: Aulas práticas. Ensino de Biologia. Escola noturna. Insetos na Educação básica.
Keywords: Biology teaching. Insects in Basic education. Night school. Practical classes.
Autores: Bruno de Sousa-Lopes
Resumo | Texto em PDF | pp 250 - 260 | 65 acessos

DESENVOLVIMENTO E APLICAÇÃO DE UM JOGO SOBRE INTERAÇÕES ECOLÓGICAS NO ENSINO DE BIOLOGIA
Ecological interaction game development and its application to biology teaching
Palavras chaves: Estratégias metodológicas, lúdico; aprendizagem, jogos.
Keywords: Playful methodological Strategies; Learning; Games
Autores: Pricila de Lara, Elizangela Cristina Bozza, Nives Fernanda Jarochynski, Tamara van Kaick e Letícia Knechtel Procopiak
Resumo | Texto em PDF | pp 261 - 275 | 155 acessos

REFLEXÕES DE UMA PROPOSTA INVESTIGATIVA PARA O SISTEMA LOCOMOTOR NO ENSINO MÉDIO
Reasoning on a proposal of investigation on locomotion system in the secondary school
Palavras chaves: Articulação dos Conteúdos Biologia - Ensino Investigativo – Conhecimento prévio – Aprendizagem significativa.
Keywords: Contents Articulation – Biology - Investigative Education - Previous knowledge - Meaningful learning.
Autores: Bruna Caroline Kotz Kliemann, Aline Viana e Bárbara Grace Tobaldini de Lima
Resumo | Texto em PDF | pp 276 - 289 | 67 acessos

FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS: FORMAÇÃO PARA O USO DE SITUAÇÕES-PROBLEMA
The continuing education of science teachers: in-service training in the use of problem-situations
Palavras chaves: Formação de professores, Metodologia de Resolução de Problemas, Ensino de Ciências.
Keywords: In-Service training teachers, problem solving methodology, Science education
Autores: Mara Elisângela Jappe Goi e Flávia Maria Teixeira dos Santos
Resumo | Texto em PDF | pp 290 - 309 | 206 acessos