Volume 11, Número 2
Agosto de 2016
TERCEIRA LEI DE NEWTON E “CABO DE GUERRA”: COMPREENDENDO A MOTIVAÇÃO NAS AULAS DE FÍSICA
Third Law of Newton and "tug of war": understanding motivation in Physics classes
Palavras chaves: Motivação, Ensino de Física, Investigação na escola, Formação inicial, Planejamento didático.
Keywords: Motivation. Physics Teaching. Research in school. Initial training. Educational planning.
Autores: Deicielle Souza de Freitas, Waldo Franco Ferreira, Sandro Rogério Vargas Ustra.
EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS EM CONTEXTOS NÃO ESCOLARES E O USO DA LIBRAS NA EDUCAÇÃO DOS SURDOS: O ENSINO DA QUÍMICA TENDO COMO FOCO A INCLUSÃO DOS SURDOS
Lived experiences in education in school space not conducted and use of Libras in deaf education: the teaching of chemistry with a focus on inclusion of the deaf
Palavras chaves: Ensino não Escolar, aulas de Químicas, Educação de Surdos, Inclusão.
Keywords: Non-formal Education, Chemical classes, Deaf Education, Inclusion.
Autores: Cristiane Lopes Rocha de Oliveira, Ivoni de Freitas Reis, Ana Luísa Borba Gesiel, Vinícius Catão.
SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE QUÍMICA ORGÂNICA A PARTIR DA TEMÁTICA PLANTAS
Didactic sequence for organic chemical teaching using thematic plants
Palavras chaves: funções orgânicas, ensino médio.
Keywords: organic functions, high school.
Autores: Andréia Boeno de Lima, Elisa Aguayo da Rosa.
UNIDADE DIDÁTICA NA FORMAÇÃO DOCENTE: NATUREZA DA CIÊNCIA E A VISIBILIDADE DE GÊNERO NA CIÊNCIA
Teaching unit in Teacher Education: Science of Nature and Gender visibility in Science
Palavras chaves: saberes docentes, unidade didática, Natureza da Ciência, Gênero e Ciência.
Keywords: teaching knowledge, teaching unit, Nature of Science, Gender and Science.
Autores: Bettina Heerdt, Irinéa de Lourdes Batista.
GAMIFICAÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS: UMA PROPOSTA PARA A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DA MODELAGEM DE PROBLEMAS FÍSICOS
Gamification of teaching materials: a proposal for meaningful learning of modeling physical problems
Palavras chaves: Aprendizagem significativa. Gamificação. Materiais didáticos. Modelagem matemática.
Keywords: Gamification. Mathematical modeling. Meaningful learning. Teaching materials.
Autores: Thiago Machado da Costa, Maria de Fátima da Silva Verdeaux.
CONCEPÇÕES E PRÁTICAS SOBRE OFICINA PEDAGÓGICA DE LICENCIANDOS EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
Concepts and practice on pedagogical workshops of last-year Biology students
Palavras chaves: Oficinas pedagógicas, ensino de ciências, formação inicial de professores.
Keywords: Pedagogical Workshops; the teaching of Science; teachers´ initial formation.
Autores: Valéria Brumato Regina, Mara Luciane Kovalski, Camila Galvão Brito, Maycon Raul Hidalgo, Ana Tiyomi Obara.
COMO OS LICENCIANDOS DE BIOLOGIA DE UMA UNIVERSIDADE PRIVADA DO SUL DO PAÍS USAM SOFTWARES EDUCACIONAIS AUTORAIS
How the Undergraduate Biology at a Private University in Southern Brazil Use Copyright Educational Software
Palavras chaves: Capacitação de professores. Softwares educacionais. Tecnologias na educação.
Keywords: Teacher training. Educational software. Technologies in education.
Autores: Thaína Saldanha dos Santos, João Bernardes da Rocha Filho, Regis Alexandre Lahm, Lori Viali.
INTEGRANDO FÍSICA E EDUCAÇÃO FÍSICA EM UMA ATIVIDADE INVESTIGATIVA NA PERSPECTIVA DA TEORIA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA
Integrating Physics and Physical Education in an inquiry-based activity on meaningful learning theory perspective
Palavras chaves: ensino por investigação, interdisciplinaridade, negociação de significados, ensino de ciências, estratégias de ensino
Keywords: inquiry-based activity, interdisciplinarity, negotiation of meanings, teaching science, teaching strategies
Autores: Rachel Saraiva Belmont, Marta Maximo-Pereira, Evelyse dos Santos Lemos.
UM ESTUDO SOBRE O DNA NO ENSINO MÉDIO: HISTÓRIA DA CIÊNCIA E CTS
A study on DNA in high school: science history and STS [in portuguese: cts – movimento ciência, tecnologia e sociedade)
Palavras chaves: Ensino de Biologia; História da ciência; CTS; DNA.
Keywords: Biology Teaching; Science History; STS [In Potuguese: movimento Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS)]; DNA
Autores: Aline Alves da Silva; Aline Viana; Lordes Aparecida Della Justina.
OFICINAS TEMÁTICAS NO ENSINO DE QUÍMICA: (RE)CONSTRUINDO SIGNIFICADOS A PARTIR DAS FINALIDADES DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA
Thematic workshops in Chemistry Teaching: (re)constructing meanings from the Scientific Literacy goals
Palavras chaves: Alfabetização Científica; Licenciatura; Oficinas Temáticas; Química.
Keywords: Scientific literacy; Undergraduate; Thematic workshops; Chemistry.
Autores: Enio de Lorena Stanzani; Fabiele Cristiane Dias Broietti; Miriam Cristina Covre de Souza.
JÚRI SIMULADO: O USO DA ARGUMENTAÇÃO NA DISCUSSÃO DE QUESTÕES SOCIOCIENTÍFICAS ENVOLVENDO RADIOATIVIDADE
Jury Simulation: Use of argumentation in discussions of social-scientific issues involving radioactivity
Palavras chaves: argumentação; questões sociocientíficas; júri simulado; ensino de Física.
Keywords: Argumentation; social-scientific issues; jury simulation; physics teaching
Autores: Augusto Stumpf; Luciano Denardin de Oliveira.
APRENDIZAGEM POR PROJETOS: RELAÇÃO DIALÉTICA ENTRE TEORIA E PRÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Learning by Projects: dialectic relationship between theory and practice in teacher education
Palavras chaves: aprendizagem por projetos; formação de professores; alunos adultos-trabalhadores; aprendizagem significativa.
Keywords: project based learning; teacher training; adult education; meaningful learning.
Autores: Mara Fernando Parisoto; Marcos Henrique Abreu de Oliveira; Robert Fischer.
ABORDAGEM DE QUESTÕES SOCIOCIENTÍFICAS E FORMAÇÃO PARA O ENTENDIMENTO NO CONTEXTO DO ENSINO DE FÍSICA
Socioscientific issues approach and formation for understanding in the context of physics education
Palavras chaves: Ensino de Física, Ação Comunicativa, Questões Sociocientíficas.
Keywords: Physics Education, Action Communication, Sociocientific Issues.
Autores: Adriana Bortoletto; Noemi Sutil; Washington Luiz Pacheco de Carvalho.