Volume 3, Número 1
Março de 2008
Analogias & contra-analogias: uma proposta para o ensino de ciências numa perspectiva bachelardiana
Analogies and counter-analogies: a proposal for science teaching from a bachelardian perspective
Palavras chaves: analogias; contra-analogias; raciocínio analógico; ensino de ciências
Keywords: analogies; counter-analogies; analogical reasoning; science teaching
Autores: Alexandre da Silva Ferry, Ronaldo Luiz Nagem
A formação do professor pesquisador do ensino médio: uma pesquisa-ação em educação e saúde
The preparation of a high school teacher researcher: an action research in education and health
Palavras chaves: formação de professores de ciências; pesquisa-ação; projetos de pesquisa em ciências; educação e saúde
Keywords: science teacher preparation; action research; science research projects; education and health
Autores: Tânia Maria Piatti, Luís Paulo Leopoldo Mercado, Antonio Valdir Oliveira, Arlindo Alexandre dos Santos, Elriley Gomes Murta, Geane Magalhães Monte, Marcy Cândido Moraes Cavalcante, Nitecy Gonçalves de
A análise dos valores na educação científica: contribuições para uma aproximação da filosofia da ciência com pressupostos da aprendizagem significativa
An analysis of values in science education: contributions towards an approximation of philosophy of science and meaningful learning principles
Palavras chaves: valores cognitivos e sociais, aprendizagem significativa; educação científica; formação de professores
Keywords: cognitive and social values; meaningful learning; scientific education; science teaching
Autores: Rosana Figueiredo Salvi, Irinéa de Lourdes Batista
Mapa conceitual como estratégia para avaliação da rede conceitual estabelecida pelos estudantes sobre o tema átomo
Concept mapping as strategy to assess the conceptual network established by the students about the atom subject
Palavras chaves: mapa conceitual, educação em química, ensino médio
Keywords: Concept map, chemical education, high school
Autores: Paula Nunes, José Claudio Del Pino
Atividades práticas em ciências no cotidiano: valorizando os conhecimentos prévios na educação de jovens e adultos
Science practical activities in daily life: valuing previous knowledge at youngs and adults education
Palavras chaves: Ensino de Ciências, Educação de Jovens e Adultos, Atividades Práticas do Cotidiano
Keywords: Science Education, Young & Adults Education, Daily Practical Activities
Autores: Denise Westphal Merazzi, Edson Roberto Oaigen
Enfatizando o aspecto preditivo da segunda lei de Newton: análise de uma experiência com alunos do ensino médio
Emphasizing the predictive aspect of Newton?s Second Law: analysis of an experience with students of secondary school
Palavras chaves: aspecto preditivo da física, determinismo, aprendizagem significativa
Keywords: predictive features of physics, determinism, meaningful learning
Autores: Rodolfo Alves de Carvalho Neto, Olival Freire Júnior, José Luís P. B. Silva