Volume 8, Número 1
Abril de 2013
PRINCIPIOS DE MECÁNICA CUÁNTICA EN LA RESOLUCIÓN DE PROBLEMAS DE ESTRUCTURAS ATÓMICAS EN ESTUDIANTES DE QUÍMICA
Palavras chaves: conceptos cuánticos, aprendizaje significativo estructura atómico-molecular
Keywords: Quantum concepts, meaningful learning, atomic and molecular structure.
Autores: Concesa Caballero Sahelices, Jesús A. Meneses Villagrá.
USINA HIDRELÉTRICA DE BELO MONTE: UMA POLÊMICA ATUAL PARA DESPERTAR A EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA
Belo Monte Hydroelectric: a current controversy to awaken a critical environmental education
Palavras chaves: Indígenas brasileiros; Mídias; Educação Ambiental Crítica.
Keywords: Brazilian Indians, Media, Critical Environmental Education.
Autores: Cleise Helen Botelho Koeppe, Regis Alexandre Lahm, Regina Maria Rabello Borges
A TEORIA DOS CAMPOS CONCEITUAIS DE VERGNAUD E O ENSINO DE RADIOATIVIDADE
Vergnaud’s conceptual fields theory and radioactivity teaching
Palavras chaves: radioatividade, química nuclear, Teoria dos Campos Conceituais, Vergnaud, evolução conceitual.
Keywords: radioactivity, nuclear chemistry, Vergnaud’s conceptual fields theory, Vergnaud, conceptual evolution.
Autores: Guilherme Luiz Scheffler, José Cláudio Del Pino .
SIMULAÇÃO DO PROCESSO DE SÍNTESE DE PROTEÍNAS: LIMITES E POSSIBILIDADES DE UMA ATIVIDADE DIDÁTICA APLICADA A ALUNOS DE ENSINO MÉDIO
Simulation of the protein synthesis process: limits and possibilities of a teaching activities applied to high school students
Palavras chaves: ensino de Biologia, metodologia alternativa, tradução gênica.
Keywords: Biology teaching, alternative methodology, genetic translation.
Autores: George Oliveira Fontes, Daisi Teresinha Chapani, Ana Lucia Biggi de Souza
INDICADOR NATURAL COMO MATERIAL INSTRUCIONAL PARA O ENSINO DE QUÍMICA
Instructional Material to the Teaching of Chemistry Using a Natural Indicator
Palavras chaves: Ensino de Química, pH, pK, material instrucional.
Keywords: Teaching of Chemistry, pH, pK, instructional material.
Autores: Mônica Lucas, Luana Marcele Chiarello, Arleide Rosa da Silva, Ivonete Oliveira Barcellos
CLUBES DE CIÊNCIAS E ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA: CONCEPÇÕES DOS PROFESSORES COORDENADORES DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE BLUMENAU (SC)
Science Clubs and science literacy: conceptions by coordinating teachers in the public schools from the city network in Blumenau (SC)
Palavras chaves: Clube de Ciências; Alfabetização científica; Ensino de ciências.
Keywords: Science Club; Scientific literacy; Science education.
Autores: Gisele Moraes Buch, Edson Schroeder
CONCEPÇÕES ALTERNATIVAS DE LICENCIANDOS EM QUÍMICA SOBRE RADIOATIVIDADE
Alternative Concepts Of Chemistry Undergraduates Regarding Radioactivity
Palavras chaves: Concepções Alternativas. Licenciandos em Química. Radioatividade.
Keywords: Alternative Concepts. Chemistry Undergradutes Radioactivity.
Autores: Flávia Cristiane Vieira da Silva, Angela Fernandes Campos, Maria Angela Vasconcelos de Almeida
O DESENVOLVIMENTO DE POSSÍVEIS INDICADORES DE INVARIANTES OPERATÓRIOS POR ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO NA DISCIPLINA DE BIOLOGIA
The development of possible indicators of operative invariants for high school students in the discipline of biology
Palavras chaves: origem do universo; origem da vida; campo conceitual; invariantes operatórios.
Keywords: origin of the universe; origin of life; conceptual field; invariant operative.
Autores: Karen Cavalcanti Tauceda, Vladimir Magdaleno Nunes, José Cláudio Del Pino
ENSINO EXPERIMENTAL DAS CIÊNCIAS COM CRIANÇAS DO 1º ANO DE ESCOLARIDADE: A DISSOLUÇÃO DE MATERIAIS SÓLIDOS EM ÁGUA
Experimental Science Teaching with 1st graders: the dissolution of solid materials in water
Palavras chaves: Ensino de Ciências; Experimental; Reflexivo; Construção de significados.
Keywords: Science teaching; Experimental; Reflective; Meaning construction.
Autores: Paulo Varela, Joaquim Sá.
CONTANDO HISTÓRIAS EM AULAS DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
Telling stories in classes of Biological Sciences
Palavras chaves: leitura, divulgação científica, interações em sala de aula, ensino de ciências.
Keywords: reading, scientific divulgation, interactions in classroom, science education.
Autores: Lia Flávia Araújo Santos, Marcelo Zanotello.
OS CONCEITOS ESPONTÂNEOS DOS ESTUDANTES COMO REFERENCIAL PARA O PLANEJAMENTO DE AULAS DE CIÊNCIAS: ANÁLISE DE UMA EXPERIÊNCIA DIDÁTICA PARA O ESTUDO DOS RÉPTEIS A PARTIR DA TEORIA HISTÓRICO CULTURAL D
The spontaneous concepts of students as a reference for the science’s lessons planning: analysis of a didactic experience for the study of reptiles based on the Historical Cultural Development Theory
Palavras chaves: ensino de Ciências; conceitos espontâneos; conceitos científicos; estudo dos répteis.
Keywords: Science education; spontaneous concepts; scientific concepts; study of reptiles.
Autores: Edson Schroeder
CONCEPÇÕES DE TERRA DE ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL: O QUE REVELA UMA ATIVIDADE DE ENSINO ENVOLVENDO SOMBRAS
Conceptions of land of the elementary school students: which reveals a learning activity involving shadows
Palavras chaves: Ensino de Astronomia; Concepções de alunos; Forma da Terra; Sombras.
Keywords: Teaching of Astronomy; conceptions of students; Shape of the Earth, Shadows.
Autores: Hanny Angeles Gomide, Marcos Daniel Longhini