Volume 8, Número 2
Agosto de 2013
KRONUS: REFLETINDO SOBRE A CONSTRUÇÃO DE UM JOGO COM VIÉS INVESTIGATIVO
Kronus: reflecting at about construction of a game with inquiry bias
Palavras chaves: Jogo didático, jogo Kronus, atividades investigativas, Genética, Biotecnologia.
Keywords: Educational Games, Kronus’ Game, Inquiry activities, Genetics, Biotechnology.
Autores: Rodrigo Gomes Braga, Santer Alvares de Matos.
UTILIZAÇÃO DO MODELO DIDÁTICO ANALÓGICO (MDA) NO ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA EXPERIÊNCIA SOBRE A ESTRUTURA DA TERRA
Use of didactic analogical model (MDA) in science education: an experience about the structure of the earth
Palavras chaves: Modelo Didático Analógico; Ensino de Ciências; Metacognição.
Keywords: MDA; Science Education; Metacognition.
Autores: Diana Borges dos Santos, María Elena Infante-Malachias.
ENSINO DE QUÍMICA INCLUSIVO: TABELA PERIÓDICA ADAPTADA A DEFICIENTES VISUAIS
Inclusive Education in Chemistry: a Periodic Table Well-Adjusted for Visual Deficients
Palavras chaves: educação inclusiva, tabela periódica, recursos didáticos.
Keywords: inclusive education, periodic table, educational resources.
Autores: Julieta Saldanha de Oliveira, Herton Fenner, Helmoz Roseniaim Appelt, Chausa dos Santos Pizon.
CONCEPÇÕES DE LICENCIANDOS EM QUÍMICA SOBRE A UTILIZAÇÃO DE CASOS SIMULADOS DENTRO DA PERSPECTIVA CTS
Conceptions of chemistry training teachers about the use of simulated cases of STS perspective
Palavras chaves: Abordagem CTS; Casos Simulados; Formação de professores.
Keywords: STS approaches; Simulated Cases; Teacher Education.
Autores: Patrícia Maria Azevedo Xavier, Cristhiane Cunha Flor, Terezinha Ruth Marques Rezende
A QUANTIDADE DE MILHO INFLUENCIA NA PROLIFERAÇÃO DE GORGULHO? ASPECTOS TEÓRICOS QUE SUBSIDIAM O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DE DADOS EM UMA INVESTIGAÇÃO
Does the maize amount influences the weevil proliferation? Theoretical aspects that support the process of building data in a research
Palavras chaves: Investigação, formação de professores, Clube de Ciências.
Keywords: Investigative practice, teachers formation, science club.
Autores: Andrela Garibaldi Loureiro Parente, Odete Pacubi Baierl Teixeira, Tiago Corrêa Saboia.
A FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA NA TEORIA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DO PROJETO VENCEDOR DO CONCURSO ‘MINHA IDEIA DÁ UM SALA – 2012’ DA TV ESCOLA
The grounding in theory of meaningful learning of the contest winner project ‘Minha ideia dá um sala – 2012’ of TV Escola
Palavras chaves: Teoria da aprendizagem significativa; documentários; TV Escola.
Keywords: Theory of Meaningful Learning; documentaries; TV Escola.
Autores: Felipe Damasio, Mauricio Dalpiaz Melo.
DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA NA FORMAÇÃO DOCENTE: CONSTRUINDO E DIVULGANDO CONHECIMENTO POR MEIO DO RÁDIO E DA INTERNET
Popularization of Science in teachers training: building and disseminating knowledge through radio and internet
Palavras chaves: Radioatividade, Divulgação Científica, Aprendizagem Significativa.
Keywords: radioactivity, science popularization, meaningful learning.
Autores: Adriano Antunes Rodrigues, Felipe Damasio, Silvio Luiz Souza Cunha.
A RECREAÇÃO COMO FERRAMENTA METODOLÓGICA PARA ABORDAR SEXUALIDADE E GÊNERO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Recreation as a methodological tool to address sexuality and gender in Early Childhood Education
Palavras chaves: Recreação; Sexualidade; Gênero; Educação em ciências; Educação física; Educação infantil.
Keywords: Recreation; Sexuality; Gender; Science education; Physical education; Early childhood education.
Autores: Dário Vinícius Ceccon Lanes, Karoline Goulart Lanes, Marcelli Evans Telles dos Santos, Elane Fabíola de Sousa Jerônimo Silva, Betina Loitzenbauer da Rocha Moreira, Robson Luiz Puntel, Vanderlei Folmer
UTILIZAÇÃO DE PALAVRAS CRUZADAS COMO INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO NO ENSINO DE QUÍMICA
Using crosswords as a tool in the assessment of Chemical Education
Palavras chaves: palavras cruzadas; atividades lúdicas; ensino de química.
Keywords: crossword puzzles; playful activities; teaching chemistry.
Autores: Edemar Benedetti Filho, Luzia Pires dos Santos Benedetti, Antonio Rogério Fiorucci, Noé de Oliveira, Vanessa Cruz Dias Peronico.
DIFERENCIAÇÃO E RECONCILIAÇÃO DE SIGNIFICADOS PRODUZIDOS POR ALUNOS DOS ANOS INICIAIS EM ATIVIDADES INVESTIGATIVAS: UMA ABORDAGEM AUSUBELIANA
Differentiation and reconciliation of meanings produced by students in elementary schools in inquiry-based activities: an approach Ausubelian
Palavras chaves: Ensino de Ciência; atividades investigativas; elaboração de significados.
Keywords: Teaching Science; investigative activities; meaning construction.
Autores: Andréia de Freitas Zômpero, Helenara R. Sampaio Figueiredo, Kelly Cristina de Mello.
MAPAS CONCEITUAIS ESQUELETOS: INSTRUMENTO PARA AVALIAR O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM
Skeletons concept maps: tool to evaluate the teaching-learning process
Palavras chaves: Mapa Conceitual; Avaliação; Processo de Ensino-aprendizagem.
Keywords: Concept Map; Evaluation; Teaching-learning process.
Autores: Rafhael Brum Werlang