Volume 12, Número 4
Agosto de 2017
Editorial:
A quantidade de artigos submetidos tendo como foco principal o Ensino Fundamental vem crescendo, mês após mês. O número de trabalhos recebidos pela EENCI com essa temática no último quadrimestre praticamente duplicou em relação ao anterior. Por essa razão, está sendo lançado o segundo número dedicado especialmente ao tema. Nessa edição, verifica-se uma preocupação por parte dos pesquisadores da área em levar o conhecimento científico aos anos iniciais do Ensino Fundamental, estabelecendo técnicas e metodologias de ensino adequadas; iniciativa essa de grande importância para a melhoria da educação no país.
O ENSINO DE CIÊNCIAS POR INVESTIGAÇÃO NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO DE ALUNOS DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
The teaching of sciences by investigation in the process of literacy of students from early years of elementary school
Palavras chaves: Ensino de Ciências; Ensino por Investigação; Alfabetização; Letramento.
Keywords: Sciences teaching, investigative teaching, literacy.
Autores: Maria Regina da Costa Sperandio, Renata Aparecida Rossieri, Zenaide de Fátima Dante Correia Rocha, Alcides Goya
ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA E LINGUÍSTICA COM CLOZE E P.O.E.: TRATAMENTO DE ÁGUA EM COMUNIDADES RIBEIRINHAS
Scientific and linguistic literacy with Cloze and P.O.E.: water treatment in riparian communities
Palavras chaves: P.O.E.; Cloze; alfabetização científica.
Keywords: P.O.E.; Cloze; scientific literacy.
Autores: Jesus Cardoso Brabo, Dayanne Dailla da Silva Cajueiro, Benedito do Nascimento Vieira
DESENVOLVIMENTO DA COMPETÊNCIA ARGUMENTATIVA DE ESTUDANTES DA REDE PÚBLICA DE ENSINO POR MEIO DE QUESTÕES SOCIOCIENTÍFICAS
Development of the argumentative competence of students in the public education by means of socio-scientific issue
Palavras chaves: Questões sociocientíficas, Ensino de ciências, Desenvolvimento argumentativo.
Keywords: socio-scientific issues, science education, argumentative development.
Autores: Jéssica Carolina Paschoal de Macedo, Nataly Carvalho Lopes
OFICINA DE PANIFICAÇÃO: CIDADANIA, ASCENSÃO SOCIOECONÔMICA, CONHECIMENTO CIENTÍFICO E DIÁLOGO ENTRE GERAÇÕES
Bakery Workshop: Citizenship, Socioeconomic Development, Scientific Knowledge and Dialogue Between Generations
Palavras chaves: Oficina de panificação. Diálogo entre gerações. Ciências. Contextualizadas.
Keywords: Baking workshop. Intergenerational dialogue. Contextualized Sciences.
Autores: Dulcinéa Lopes de Oliveira, Claudia de Vilhena Schayer Sabino, Claudete B. de Matos
A CIÊNCIA NA COZINHA: REAPROVEITAMENTO DE ALIMENTOS - NADA SE PERDE TUDO SE TRANSFORMA
Science in The Kitchen: Food Reproduction - Nothing Is Lost Everything Is Transformed
Palavras chaves: Alimentação. Reaproveitamento. Desperdício. Saúde.
Keywords: Food. Reuse. Waste. Health.
Autores: Iracilma da Silva Sampaio, Enia Maria Ferst, Josimara Cristina de Carvalho Oliveira
ENSINANDO QUÍMICA PARA SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: O uso da experimentação e atividade lúdica como estratégias metodológicas
Teaching chemistry at the initial grades of elementary school: The use of experimental and playful activity as methodological strategies
Palavras chaves: Ensino de Química, instrumentos lúdicos, ensino fundamental.
Keywords: Chemistry education, playful instruments, elementary school.
Autores: Mônica Freire Belian, Analice Almeida Lima, João Rufino de Freitas Filho
INSERINDO CONCEITOS FÍSICOS NO PRIMEIRO CICLO DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA ABORDAGEM CONSTRUTIVISTA
Physical concepts in the first cycle on elementary school: a constructivist approach
Palavras chaves: Atividades experimentais; Ensino Fundamental; Jean Piaget.
Keywords: experimental activities; Elementary School; Jean Piaget.
Autores: Moacir Pereira de Souza Filho, Josiane de Almeida Trevisani
OFICINA DIDÁTICA DE CONSTRUÇÃO DE MODELOS COM MASSA DE VIDRACEIRO COMO MÉTODO PARA O ENSINO DE ARTHROPODA
Educational workshop for construction of models with glazier putty as a method for teaching Arthropoda.
Palavras chaves: Artrópodes; Ensino de Ciências; Ensino fundamental.
Keywords: Arthropods; Science Teaching; Elementary school.
Autores: Ediane Pellegrini Huttel, Jackson Luis Martins Cacciamani, Daian Guilherme Pinto de Oliveira
ESTUDAR E APRENDER SOBRE OS VULCÕES EM UM CLUBE DE CIÊNCIAS: O USO DE RECURSOS TECNOLÓGICOS POR CRIANÇAS, A PARTIR DE UMA ATIVIDADE NO LABORATÓRIO INTERDISCIPLINAR DE FORMAÇÃO DE EDUCADORES (LIFE)
To study and to learn about the volcanoes in a science club: the use of technological resources for children from an activity in the laboratory of interdisciplinary training for teahcers (LIFE)
Palavras chaves: Aprendizagem. Clube de Ciências. Recursos tecnológicos. Vulcões.
Keywords: Learning. Science Club. Technological resources. Volcanoes.
Autores: Graciele Alice Carvalho Adriano, Edson Schroeder, Maurício Capobianco Lopes
PERCEPÇÃO DO AMBIENTE MARINHO COM BASE EM MAPAS MENTAIS POR ALUNOS DO INTERIOR DE ALAGOAS
Marine environment perception based on mental maps for students from Alagoas inland
Palavras chaves: Ensino de ciências; Invertebrados marinhos; Conhecimento prévio; Educação ambiental.
Keywords: Science education; Marine invertebrates; Prior knowledge; Environmental education.
Autores: Suzy Gracielly de Sousa Figueira, Monica Dorigo Correia, Hilda Helena Sovierzoski
PROPOSTA DE ATIVIDADE DIDÁTICA RELACIONADA AO TEMA ÁGUA: O PEIXINHO VIAJANTE
Teaching activity related to water: the traveler little fish
Palavras chaves: atividade didática, contaminação da água, ensino fundamental.
Keywords: didactic activity, water contamination, elementary school.
Autores: Claudia de Vilhena Schayer Sabino, Fernando Costa Amaral, Andrea Carla Leite Chaves
EMISSÃO DE GÁS CARBÔNICO: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA COM O USO DA CALCULADORA AMBIENTAL DO SENAC
Carbon Dioxide Emission: Report of an Experience with the Use of the Senac Environmental Calculator
Palavras chaves: Objeto digital de aprendizagem, Calculadora ambiental, Neutralização de CO2.
Keywords: Digital Learning Object, Environmental Calculator, CO2 Neutralization.
Autores: César Moreira Paes, Luciano Dias da Silva, Mauricio Capobianco Lopes
PERCEPÇÃO DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL SOBRE A TEMÁTICA BOTÂNICA POR MEIO DE ATIVIDADE EXPERIMENTAL
Perception of elementary school students about the botanical theme per an experimental activity
Palavras chaves: Ensino de botânica; Aulas práticas; Experiência com plantas.
Keywords: Teaching of botany; Plant experiment; Practical classes.
Autores: Maiara Ribeiro Cornacini, Renan Gonçalves da Silva, Carolina Buso Dornfeld, Liliane Santos de Camargos
CONHECIMENTOS AGROECOLÓGICOS APLICADOS AO ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS
Agroecological knowledge Applied to the Teaching of Natural Sciences
Palavras chaves: Agroecologia; ensino aprendizagem; materiais didáticos.
Keywords: Agroecology; teaching and learning; materials didactic.
Autores: Anderson Colares Soares, Jean Dalmo de Oliveira Marques, Lucilene da Silva Paes, Rosa Marins Azevedo