Volume 11, Número 1

Abril de 2016


PERCEPÇÕES E EXPECTATIVAS DE ESTUDANTES DE LICENCIATURA SOBRE A APRENDIZAGEM PARA O ENSINO DE FÍSICA
Perceptions and expectations of future teachers about learning for physics teaching
Palavras chaves: Ensino de Física; Formação Inicial de Professores de Física; Metodologia e Prática de Ensino de Física; Pesquisa em Ensino de Física.
Keywords: Physics Education; Initial Teacher Education in Physics; Methodology and Practice of Teaching Physics; Research in Physics Teaching.
Autores: Olga Castiblanco; Roberto Nardi.
Resumo | Texto em PDF | pp 1 - 11 | 482 acessos

ANATOMIA: UMA CIÊNCIA MORTA? O CONCEITO “ARTE-ANATOMIA” ATRAVÉS DA HISTÓRIA DA BIOLOGIA
Anatomy: a dead science? The art-anatomy concept trough the history of biology
Palavras chaves: história da ciência; historia da anatomia; arte.
Keywords: history of science; history of anatomy; art.
Autores: Artur Rodrigues Janeiro; Marcia Reami Pechula
Resumo | Texto em PDF | pp 12 - 30 | 238 acessos

A EVOLUÇÃO DAS REPRESENTAÇÕES GRÁFICAS DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO
The graphical representations’ evolution of high school students
Palavras chaves: Representação gráfica; Gráficos; Laboratório.
Keywords: Graphical representation; Graphics; Laboratory.
Autores: Alessandro Damásio Trani Gomes
Resumo | Texto em PDF | pp 31 - 54 | 157 acessos

A EXPERIMENTAÇÃO EM CIÊNCIAS NATURAIS: UMA ABORDAGEM HISTÓRICO-CRÍTICA
The experimentation in Natural Sciences: a historical-critical approach
Palavras chaves: Experimentação; Anos iniciais do Ensino Fundamental; Ensino de Ciências Naturais; Pedagogia histórico-crítica.
Keywords: Experimentation; Early years of elementary school; Teaching of natural sciences; Historical-critical pedagogy.
Autores: Diego da Silva Gallet; Dra. Maria Auxiliadora Bueno Andrade Megid; Ms. Fernanda Furtado Camargo.
Resumo | Texto em PDF | pp 55 - 63 | 422 acessos

Revisitando a memória: Elaboração e discussão de jogos educativos por professores de Química em formação continuada
O Revisiting Memory: Preparation and discussion of educational games for chemistry teachers in continuing education
Palavras chaves: Formação continuada, estratégias, jogos educativos, ensino.
Keywords: Continuing Education, strategies, educational games, teaching.
Autores: Marilde Beatriz Zurzi Sá.
Resumo | Texto em PDF | pp 64 - 72 | 182 acessos

QUIMIGUI@: UMA ESTRATÉGIA PARA ELABORAÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS TEXTUAIS DE QUÍMICA
A strategy for the preparation of Chemistry textual didactic materials
Palavras chaves: Materiais Didáticos Textuais de Química, Ensino e Aprendizagem.
Keywords: Chemistry textual didactic materials, Teaching and Learning.
Autores: Sonia Biaggi Alves de Alencar; Irene Cristina de Mello.
Resumo | Texto em PDF | pp 73 - 76 | 142 acessos

UMA EXPERIÊNCIA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE QUÍMICA: DESODORANTES E ANTITRANSPIRANTES E OS CONCEITOS DE SOLUÇÃO, COLOIDE E SUSPENSÃO
An experience in the initial training of Chemistry teachers: deodorants and antiperspirants and solution concepts, colloid and suspension
Palavras chaves: Ensino de Química; dispersões; desodorantes; antitranspirantes.
Keywords: Teaching chemistry; dispersions; deodorantes; antiperspirants.
Autores: Sinara München; Roselei Franck Thies; Martha Bohrer Adaime.
Resumo | Texto em PDF | pp 77 - 87 | 137 acessos

TRILHA DA VIDA EM SALINAS: UMA FERRAMENTA LÚDICA NO ENSINO DE CIÊNCIAS E NA CONSTRUÇÃO DE CONCEITOS CIENTÍFICOS LIGADOS À PRODUÇÃO AGRÍCOLA LOCAL
Track life in Salinas: an entertaining tool in science education and the construction of scientific concepts linked to local agricultural production
Palavras chaves: Ferramentas lúdicas, cadeia produtiva de cana e derivados, alfabetização científica.
Keywords: Playful games, productive chain of sugar and derivatives, scientific literacy.
Autores: Lázaro Gonçalves Siqueira; Marco Antônio Melo Franco; Leandro Marcio Moreira.
Resumo | Texto em PDF | pp 88 - 100 | 125 acessos

USO DE SIMULADORES COMO FERRAMENTA NO ENSINO DE CONCEITOS ABSTRATOS DE BIOLOGIA: UMA PROPOSIÇÃO INVESTIGATIVA PARA O ENSINO DE SÍNTESE PROTEICA
Use of simulators as a tool for teaching conceptuais abstracts in Biology: An inquiry proposal for teaching of protein synthesis
Palavras chaves: Tecnologias da Informação, Simulador, Ensino Investigativo, Conteúdos Abstratos.
Keywords: Information Technologies, Simulator, Inquiry Teaching, Abstract Concepts.
Autores: Eliana Aparecida Gregório; Luíza Gabriela de Oliveira; Santer Alvares de Matos
Resumo | Texto em PDF | pp 101 - 125 | 198 acessos

USO DE SEMINÁRIOS NA DISCIPLINA DE QUÍMICA COMO ESTRATÉGIA PARA PROMOÇÃO DA SAÚDE
Seminars use in the chemistry discipline as a strategy for health promotion
Palavras chaves: Conhecimento nutricional; Aprendizagem; Hábito alimentar.
Keywords: Nutritional knowledge; Learning; Food habits.
Autores: Viviane Terezinha Sebalhos Dal Molin; Félix Alexandre Antunes Soares.
Resumo | Texto em PDF | pp 126 - 137 | 90 acessos

EXPERIMENTAÇÃO COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS
Experimentation as a pedagogical tool for teaching science
Palavras chaves: Experimentação; Aprendizagens; Ensino de Ciências.
Keywords: Experimentation; Learnings; Science Teaching.
Autores: Marli Spat Taha; Cátia Silene Carrazoni Lopes; Emerson de Lima Soares; Vanderlei Folmer.
Resumo | Texto em PDF | pp 138 - 154 | 513 acessos

PROPOSTAS DE AULAS EXPERIMENTAIS PARA CONTEXTUALIZAÇÃO E ABORDAGEM DE CONTEÚDOS INICIAIS DE QUÍMICA ORGÂNICA A ALUNOS DA TERCEIRA SÉRIE DO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA PÚBLICA
Proposals of experimental classes to contextualization and approach of initial contents of organic chemistry to third-year students of a public high school
Palavras chaves: Atividades experimentais. Limpa graxa. Álcool em gel. Teoria e prática.
Keywords: Experimental activities. Grease cleaner. Hand sanitizer. Theory and practice.
Autores: Renato Gomes Santos; Édina Cristina Rodrigues de Freitas Alves; Karla Amâncio Pinto Field’s; Maria Aparecida da Costa.
Resumo | Texto em PDF | pp 155 - 166 | 234 acessos